domingo, 9 de novembro de 2014

"Estrangeirização da Terra" é o tema que desperta o Brasil !




A Estrangeirização das terras na América do Sul começou no Uruguai.
Depois foi para a Argentina - especialmente na região de Córdoba -
e agora está chegando às terras do Brasil, segundo os pesquisadores.
Outros eventos estão agendados para este final de semana na UNESP.

A palestra da ProfªDrª.Gabriela Martinez Dougnac, da Universidade de Buenos
Aires/Argentina abordou a questão
agrária no período atual.

Prof.Dr.Eduardo Azcuy Ameghino


 Comprar ações e direitos possessórios sob pretexto de investimentos turísticos é o argumento dos grupos estrangeiros interessados na compra de terras nas áreas territoriais de Córdoba na Argentina. Mas
o objetivo pode ser outro. Entre os quais estão as grandes reservas do Aquífero Guarani, no sub-solo.
 Pesquisadores da Universidade de Helsinki/Finlância vieram a Presidente Prudente especialmente para participar de um evento internacional sediado na FCT/UNESP, onde foram recepcionados pelo Diretor, Prof.Dr.Marcelo Messias. Coordenação dos Profs.Drs.Nilton N.Imai e Antonio M.Garcia Tommaselli.
                                          ----------------------------------------------
A preservação ambiental representa no momento a grande preocupação de pesquisadores e cientistas que vem participando de importantes eventos promovidos em Presidente Prudente. Um desses eventos verificou-se recentemente na Unesp, com a participação de 2 representantes da Universidade de Buenos Aires/Argentina (Profs.Drs.Eduardo Azcuy Amegino e Gabriela Martinez Dougnac) que abordaram a questão agrária no interior do país; e chamaram a atenção dos participantes para o problema da "Extrangeirização" que vem ocorrendo na região de Córdoba. Outros eventos estão programados desde o último fim de semana e envolvem questões ambientais, entre as quais um Workshop que envolve trabalho de campo de pesquisadores da Finlândia e do Brasil, com troca de experiências englobando fragmentos da mata atlântica. Nos dias 14 e 15 de Novembro, o tema representa um desafio: "Estrangeirização da Terra no Brasil". A Coordenação está confiada ao Prof.Dr.Bernardo Mançano Fernandes, do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária/NERA, da UNESP.

Como parte de um projeto de cooperação internacional denominado:"Desenvolvimento Territorial Rural na Argentina e no Brasil: um estudo comparativo sobre a participação dos movimentos sócioterritoriais e o agronegócio" entre o Departamento de Geografia da FCT/Unesp e do Centro de Estudos Avançados da Universidade Nacional de Córdoba, foi ministrada a aula:"Questão Agrária:Atualidades e desafios Brasil e Argentina" para alunos de Doutorado do PPGG. Coordenação dos Professores Doutores: Bernardo Mançano Fernandes e Luis Daniel Hocsmam. Parte significativa das pesquisas elaboradas no CIEA - Centro Interdisciplinário de Estudos Agrários da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade de Buenos Aires/Argentina, onde são diretores os Profs.Drs.Eduardo Ascuy e Gabriela Martinez Dougnac são Diretores. 

Na palestra que superlotou o Anfiteatro, os dois palestrantes falaram sobre estrutura agrária e produção, complexos agroindustriais, a questão que envolve os "campesinos" e a expansão da soja nas terras férteis do interior do país, abrindo debates a respeito do assunto. Eduardo e Gabriela constituem importantes referências para se compreender a história e atualidade do mundo rural argentino. Além da disciplina ministrada para os Doutorandos, os visitantes também participaram de reuniões, trabalhos de campo e um colóquio organizado pelo Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária/NERA. Foram debatidas atividades de pesquisa, produções acadêmicas e projetos de intercâmbio que envolvem as Universidades brasileiras e argentinas. Quanto à realização do próximo evento "Estrangeirização da Terra no Brasil" foram fixadas as datas de 14 de Novembro, em Presidente Prudente na FCT/UNESP (Anfiteatro II) e 15 de Novembro nos Acampamentos: Guarani (Sandovalina) e Irmã Dorothy (Marabá Paulista).

NOTÍCIA EM TEMPO REAL -  Para se atualizar, acesse o Twitter:www.twitter.com/altinocorreia
    ATENÇÃO - O evento "Estrangeirização da Terra no Brasil" que estava programado para
    os dias: 14 e 15 de Novembro na FCT/UNESP foi adiado à ultima hora para Março de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário