terça-feira, 21 de abril de 2015

Jovem estudante enfrentou dificuldades, mas concretizou o sonho de se graduar em Arquitetura e Urbanismo !

A situação desastrosa em que ficou a linha  férrea na
região de Pres.Prudente é uma realidade a olhos vistos.

-------------------------------------------------
O TCC de Esdras Veloso dos Santos
 
despertou maior interesse da classe.
A Banca que avaliou o trabalho de pesquisa.
Um olhar para além do visível é de DETERIORAÇÃO e
ESPAÇOS RESIDUAIS, DIZ O AUTOR DO PROJETO.
Concluindo seu projeto de pesquisa
que representa o mais importante
passo para a graduação no curso
de Arquitetura e Urbanismo na
FCT/Unesp, o estudante ouve com
atenção o que diz seu Orientador.
Um sonho imaginário de quem ocupa o patrimônio público.

Nas mãos de Esdras, o Projeto de Iniciação Científica. 
A projeção de um "Brechó" para atender
as necessidades mais prementes.

O momento mais esperado ocorreu no Salão de Festas da APEA: O ato foi
presidido pelo Diretor da FCT/UNESP, Prof.Dr.Marcelo Messias.
O "Juramento" na colação de grau.


Enfim, a coroação de um ideal: o tão sonhado Diploma que o classifica como graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp - Câmpus de Presidente Prudente - SP/ 2014. 
----------------
Recém graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp - Câmpus de Presidente Prudente - o bolsista Esdras Veloso dos Santos incluiu em seu trabalho de pesquisa para compor seu TCC, um enfoque generalizado sobre o estado atual de abandono em que vive a antiga ferrovia envolvendo toda a região de Presidente Prudente. Na realização do curso de 5 anos de duração,Esdras conquistou (como estudante em 2012), o 2º Prêmio ALCOA de Inovação em alumínio. Trata-se de um trabalho realizado por uma equipe de estudantes de Arquitetura e Urbanismo da FCT/Unesp,  ao lado de Danilo da Silva Barbosa e outros. O Projeto foi constituído por uma Plataforma portátil de observação para estudos científicos da fauna e da flora, tendo o "Bicho Preguiça" como inspiração. Mas o trabalho de conclusão de curso foi marcante por revelar uma situação constrangedora proporcionado pela ferrovia que corta extensa faixa do Estado de São Paulo, desde a Capital até as barrancas do Rio Paraná. Especificamente na faixa de Presidente Prudente, só se faz observar Deterioração e Abandono. 

O novo graduado em Arquitetura e Urbanismo aponta problemas e soluções para o complexo ferroviário e seu entorno na região central de Presidente Prudente e diz: "Sob um olhar genético, o local está mal cuidado, aparentemente perigoso, acolhedor de moradores de rua e usuários de drogas. Há muros pichados, vagões e galpões abandonados e destruídos, à mercê das intempéries. No entanto, toda essa problemática pode ser questionável. Em momentos de análise, livre de qualquer preconceito, ocorreu-me uma nova sensação: a de um mundo desconhecido pela sociedade formal; mas por aqueles que estão à sua margem: uma outra realidade".

O Graduando em Arquitetura e Urbanismo complementou o texto, informando que durante o período de realização da pesquisa pode ter contato com o "outro" (sujeitos ocultos que vivem nesse lugar), repleto de significados, símbolos, desejos com expressões que às vezes são vistas, mas nem sempre observadas. "Desenvolvi então meu trabalho final de graduação do curso de Arquitetura e Urbanismo com a intenção de não intervir no local do estudo; nem transformá-lo, mas apresentar soluções simples, que permitam uma relação simbiótica com o entorno, entendendo as necessidades e atendendo os excluídos".

 Assim - diz o novo Arquiteto e Urbanista - pensei na criação de um Dormitório aos moradores de rua e um "Brechó" como forma de sustento. Tudo a partir de materiais ali existentes, como: páletes, dormentes de trem, pedaços de madeira, caixotes e outros. Seria a valorizando pré-existência, respeitando as diferenças que se desenvolveram a partir do abandono do local que proporcionou a formação da cidade de Presidente Prudente - concluiu Esdras Veloso dos Santos.

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário