sábado, 25 de abril de 2015

TG de Prudente comemora o Dia do Exército e relembra ex-combatentes da 2ª Guerra Mundial !

A comemoração solene do Dia do Exército na sede do Tiro de Guerra
02-063 de Presidente Prudente, foi antecipada de 19 para o dia 17 de Abril.
Toda a tropa participou dessa comemoração, através da realização de um
Desfile nas dependências externas da Corporação Militar. 

Os Atiradores prestam  continência
e logo abaixo, um dos Monitores
com os Instrutores do TG.
Na continuidade,integrantes do TG
A tropa na abertura do desfile.
No palanque: Autoridades.
                         MESMOS VALORES; NOVOS DESAFIOS - ITÁLIA: 1945 - BRASIL: 2015 - TIRO DE GUERRA 02 - 063.
A bandeira brasileira: símbolo de
nossa Pátria.
Eles comandam o Tiro de Guerra 02-063 de Presidente Prudente.
Instrutores: Sub-Tenente Dias e Sub-Tenente Vilmar.

         JUSTAS HOMENAGENS AOS EX-COMBATENTES DA F.E.B. NA 2ª.GUERRA MUNDIAL.
Exército Brasileiro: Ontem e Hoje.
O símbolo da FEB (Cido Oliveira).
Raul Kodama,um dos sobreviventes. 
      DEPOIS DE CUMPRIR O SERVIÇO MILITAR INTEGRANDO O TIRO DE GUERRA DE PRESIDENTE PRUDENTE, RAUL KODAMA ALISTOU-SE COMO VOLUNTÁRIO, ATUANDO NO CONFLITO MUNDIAL.

  Nas homenagens prestadas aos ex-combatentes que integraram a Força Expedicionária Brasileira - lutando pela Pátria em terras estrangeiras - uma representação do Tiro de Guerra 02-063 de Presidente Prudente -SP teve participação ativa. Os Atiradores entoaram a "Canção do Expedicionário" num ato que comoveu toda a plateia presente no"Sarau Solidário" no Teatro Paulo Roberto Lisboa, do Centro Cultural Matarazzo.
                                                    ----------------------------------------
Na última semana, o Tiro de Guerra 02-063 de Presidente Prudente teve uma atuação destacada nas comemorações alusivas ao Dia do Exército (19/Abril) com a realização de uma importante solenidade em sua sede com a presença de autoridades, convidados e familiares dos Atiradores. Essa comemoração foi antecipada para o dia 17; e no dia 18, uma representação do TG sob o comando do Sub-Tenente Dias, participou no Teatro Paulo Roberto Lisboa de uma comovente cerimônia em homenagem aos ex-combatentes da 2ª Guerra Mundial, entre os quais se enquadram ex-Atiradores do TG que lutaram pelo Brasil em terras estrangeiras. Dos ex-combatentes: Lúcio Fontes, Elias Trevizan, Aristeu Santos Oliveira, Joaquim Alves dos Santos e Raul Kodama. Este último, Oficial Reformado do Exército e um dos poucos sobreviventes do conflito mundial desenvolvido na Itália até 07 de Maio de 1945, quando foi declarado o Fim da Guerra, portanto há 70 anos. 

A 2ª Guerra Mundial - segundo a Wikipédia - foi um conflito militar global que envolveu a maioria das nações no período de 1939 a 1945, incluindo as grandes potências organizadas em duas blocos: Aliados e Eixo. Foram mobilizados mais de 100 milhões de combatentes, sendo a Guerra mais abrangente de nossa história. No continente americano, duas nações estiveram mobilizadas ao lado dos Estados Unidos: Brasil e Canadá. Nossa participação se deu por Decreto assinado pelo Presidente Getúlio Vargas, em 24/12/1942, reconhecendo o Estado de Beligerância. A Força Expedicionária Brasileira (FEB), foi criada a formação da tropa constituída por 25.354 pracinhas do Exército Brasileiro. Foram também mobilizados 40 aviões/caças da Força Aérea Brasileira (FAB), com a participação e apoio de 40 pilotos, 400 assistentes e 80 Enfermeiras. O desembarque para integração das Tropas Aliadas na Itália, ocorreu no dia 16/07/1944; e o retorno após o fim da guerra, no dia 19/09/1945.  

Apesar da falta de dados oficiais sobre os ex-combatentes da região de Presidente Prudente, apuramos que o Tiro de Guerra (então criado na década de 1930 em data não revelada), recebeu até agora 3 denominações: TG 20; TG 231 e TG 02-063, sendo atualmente comandado pelo Instrutor Chefe, Sub-Ten.Dias e Sub-Ten.Vilmar. Durante a 2ª Guerra Mundial, ficou desativado; sendo restabelecido em Março de 1947, com a matrícula de 35 convocados. O 1º Tiro de Guerra do Brasil foi criado em 1906 na cidade de Rio Grande/RS. A sede atual em Presidente Prudente, foi reinaugurada no dia 14 de Setembro de 1966. A Corporação está subordinada ao Comando Militar do Sudeste - 2ª Região Militar - tendo como Comandante, o General João Camilo Pires de Campos, natural de Presidente Prudente-SP - que aqui esteve recentemente em visita oficial, ao lado de outros dois Generais. Desde a 2ª Etapa, com as duas últimas denominações - sem contar a Turma de 2015 - o TG de Presidente Prudente já formou cerca de 12.500 Atiradores. Neste ano, 450 convocados, dos quais 100 jovens voluntários vão para a Seleção final. 

Nas homenagens prestadas aos ex-combatentes da 2ª Guerra Mundial, dia 18/Abril no Centro Cultural Matarazzo (Teatro Paulo R.Lisboa), o TG 02-063 teve brilhante participação. A figura central das homenagens foi representada pelo ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira, Raul Kodama (97 anos). Filho do 1º Imigrante Japonês no Brasil (Riyoichi Kodama), nasceu em São Paulo em 1917 e veio para Presidente Prudente trazido pela família, em 1926. Aqui, viveu sua infância e juventude, onde aprendeu as primeiras letras. Inscrito para prestação do Serviço Militar fez parte do TG 20 entre 1937 e 1938. Em 1939 eclodiu o conflito mundial e Kodama foi o 1º a se alistar como Voluntário. Convocado, seguiu com a tropa da FEB para a Itália, onde lutou pelo Brasil. Em combate, sofreu graves ferimentos. Foi salvo e retornou à sua Pátria, na certeza do dever cumprido, onde vive até hoje em São Paulo (Capital). Para receber homenagens ele gravou a "Canção do Expedicionário", que pode ser visualizada na Internet. 

NOTÍCIA EM TEMPO REAL -  Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia


Um comentário: