domingo, 31 de maio de 2015

Nada é impossível: Região de Pres.Prudente poderá ser integrada à futura Ferrovia Transcontinental !


UMA FERROVIA TRANSCONTINENTAL, QUE
COMEÇA NO ATLÂNTICO, CRUZA O PAÍS E
TERMINA NA COSTA PERUANA, EM PLENO
OCEANO PACÍFICO. É UM PLANO AMBICIOSO
QUE A CHINA QUER CONSOLIDAR NA AMÉRICA
DO SUL.
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Esses trilhos ainda poderão ser utilizados para desenvolver
o transporte ferroviário, partindo de Presidente Prudente.
As locomotivas alimentadas à lenha
ou carvão, foram substituídas pelo
diesel ou eletricidade e representaram
um grande avanço em sua época.

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              ESTE PROJETO GANHOU IMPULSO, COM A RECENTE VISITA DO 1º MINISTRO DA CHINA.
Segundo a Pres.Dilma Rousseff ao recepcionar o 1º Ministro Li  Keqiang (da China), trata-se da Ferrovia Transcontinental que vai cruzar o nosso país de forma estratégica, no sentido Leste-Oeste. 

Aqui se pode verificar que todo o extremo oeste paulista - e outros Estados - ficarão integrados ao Sistema Ferroviário Transcontinental que começa no Rio de Janeiro, atravessa a floresta amazônica e a cordilheira dos Andes na costa peruana; e termina em pleno Oceano Pacífico.
Estação Ferroviária de Presidente Prudente é hoje ocupada pelo Procon.
O Procurador da República, Luiz Roberto Gomes (ao lado) foi o autor de
um Termo de Ajustamento - TAC - que exige da América Latina Logística,
o cumprimento de seu compromisso contratual com a União de manter a
ferrovia em operações, sob pena de elevadas multas diárias. 

Venceslau teve sua origem na EFS.

Estação da EFS em Pres.Venceslau
Trilhos esquecidos há muito tempo.
Vagão abandonado em Prudente.
"TREM TURÍSTICO" DE PARAGUAÇU PAULISTA É MODELO REGIONAL.     O Trem Turístico "Moita Bonita", criado em Paraguaçu Paulista  como alternativa para incrementar a atividade turística na Alta Sorocabana, constituiu o marco pioneiro da região e pode servir como modelo para a integração de outras cidades do interior de São Paulo e do Brasil.                                                                         ---------------------------------------
 O ambicioso plano de implantação de uma Ferrovia Transcontinental ligando o Atlântico ao Pacífico em pleno território brasileiro, foi inegavelmente a notícia de maior impacto no decorrer dos últimos meses perante a comunidade brasileira. Em especial para aqueles que ainda sonham com a volta da ferrovia como meio de transporte de cargas, passageiros e no desenvolvimento das atividades turísticas; como é o caso da região de Presidente Prudente. Com vistas à nova ferrovia projetada com o apoio da China, já existem estudos técnicos iniciados em solo brasileiro, ligando o Porto de Açu no Rio de Janeiro a Porto Velho, na bacia amazônica. A ligação da capital de Rondônia ao Pacífico - segundo a Folha de São Paulo - daria a  produtores brasileiros, uma alternativa sobre o Atlântico e o Canal do Panamá, a fim de enviar matérias primas para a China  e vice-versa.  

O plano chinês que visa a construção de uma ferrovia com traçado de 1000 km chega num momento em que a Opinião Pública pergunta: Como vai ficar definido o Projeto da Ferrovia Norte Sul, do maior interesse para a região de Presidente Prudente no extremo oeste paulista e outros Estados? E a resposta - ao que parece - é das mais auspiciosas. Estaria interligada à Ferrovia Transcontinental, cujo traçado estamos mostrando em detalhes no mapeamento acima (BBC). Segundo se informa, a decisão governamental foi dada após reunião da VALEC pelo Deputado Jerônimo Goergen (PP-RS). "A ferrovia que já tem parte construída, sai do Pará e passa pelo Maranhão, Tocantins, Goias, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Para materializar a obra na parte sul, o Governo terá de realizar o projeto executivo, que levará cerca de 1 ano e meio para ser concluído. 

No Mérito Regional, ninguém sabe quando a ferrovia estará reativando suas atividades, pois o prazo inicial para o retorno de operações está terminando e não existe nenhuma definição por parte da concessionária, a América Latina Logística - ALL - mesmo porque o leito carroçável da antiga EFS está totalmente por refazer, o que exigiria tempo, alta soma de recursos e razões que justifiquem a execução dos trabalhos. O MPF requisitou a reativação num prazo de 90 dias, de acordo com as metas da Agência Nacional de Transportes Terrestres/ANTT. O não cumprimento dessa determinação acarretaria multa diária de R$30 mil a partir de 2012. O autor da execução seria o Procurador Geral da República, Luís Roberto Gomes. Empresários que são os maiores interessados na reativação do transporte ferroviário, tiveram uma Audiência Pública no CIESP - Regional de Presidente Prudente - na tentativa de um acordo com a concessionária. Mas até o presente momento, não houve qualquer manifestação a respeito do assunto.  

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