sábado, 27 de junho de 2015

Presidente Prudente inaugura o "Fórum Trabalhista" com sede própria de 3.750,27 m2 !


        




  


ESTE É O NOVO FÓRUM TRABALHISTA DE PRES.PRUDENTE !
   A ÁREA DESTINADA A ESTA NOVA E MODERNA EDIFICAÇÃO, CONTA COM 1.534,12 m2.



A CONQUISTA DESSE EMPREENDIMENTO SE DEVE AO JUIZ JOSÉ ROBERTO DANTAS
OLIVA. AO TODO, SÃO 3.750,27 m2 DE ÁREA CONSTRUÍDA.      -         ( FOTOS CEDIDAS )
Nos primeiros sete anos, a
Junta de Conciliação e Julgtº
do TRT - Tribunal Regional
do Trabalho - funcionou no
Edifício"NIL", situado à Av.
Washington Luís, no centro
de Presidente Prudente.
(Foto do Arquivo Pessoal)
A nova sede situa-se no Parque do Povo.

Na Av.14 de Setembro, o
TRT/15ª Região conta com
uma das mais modernas
sedes, onde funcionam
duas Juntas. Uma terceira
Junta virá proximamente.
--------------------------------

O desatamento da fita pelo Pres.do TRT, Lorival Ferreira dos Santos, com a
participação do Prefeito Milton Carlos de Mello e o Juiz José Roberto Oliva.
"Se não fosse a persistência do Dantas, nada disso aconteceria"- disseTupã.
     É A CONCRETIZAÇÃO DE UM SONHO - DECLAROU O JUIZ JOSÉ ROBERTO OLIVA, DO TRT.
Aqui, uma visão geral  da nova e importante edificação entregue solenemente à comunidade de Presidente Prudente e dezesseis municípios jurisdicionados do Fórum Trabalhista.


O ato oficial realizado na manhã de 26 de Junho, reuniu as mais importantes personalidades ligadas aos meios jurídicos, sociais e profissionais da cidade e região de Presidente Prudente. 
                                                           -----------------------------

Com a presença do Desembargador Lorival Ferreira dos Santos - Presidente do Tribunal Regional do Trabalho - TRT / 15ª Região e outras destacadas autoridades, foi inaugurado na última 6ª feira (26/Junho), o novo Fórum Trabalhista de Presidente Prudente. O moderno Edifício está localizado no Parque do Povo, dispõe de 4 Pavimentos com 2 Elevadores, Estacionamento para 20 veículos no sub-solo; e nas laterais, vagas prioritárias. Em todos os pavimentos, sanitários masculinos e femininos para pessoas com deficiência e recursos de acessibilidade para idosos e deficientes. No térreo localizam-se o Auditório para 69 pessoas, sala de convívio dos Juízes, amplas salas da OAB e da Associação dos Magistrados, além de 2 Postos de atendimento bancário do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, bem como 2 Terminais de autoatendimento. Com espaços amplos e iluminação natural priorizada, o novo Fórum irá proporcionar melhores condições de trabalho aos Juízes e Servidores, facilitando ao mesmo tempo, o atendimento de Advogados, membros do Ministério Público do trabalho e da população em geral. A construção contempla um espaço físico para a instalação de uma 3ª Vara do Trabalho. Os investimentos do Tribunal foram da ordem de R$8.580.963,70, além de R$260.000,00 a título de administração da obra. 

A 1ª Junta de Conciliação e Julgamento que precedeu ao atual Fórum Trabalhista de Presidente Prudente, foi implantada no dia 24 de Março de 1979. Podemos destacar três figuras exponenciais ligadas a essa questão: Vitalino Crellis, que exerceu por quatro anos a função de Vogal e três anos como Juiz Classista. É ele quem nos conta que ao se transferir a atribuição de julgar as questões jurídicas do Fórum para a JCJ, foram cadastrados 1.500 processos. Tendo um só Juiz - no caso a Drª.Maria Antônia - e posteriormente o ex-vereador João Pedro Gomes, com o qual tivemos a oportunidade de conviver. Bem como o Dr.Pedro Benjamim Vieira (e seu irmão Rafael Vieira), com atuação  brilhante no Fórum da Comarca de Presidente Epitácio. Posteriormente, ele fez uma carreira surpreendente - como Desembargador - atuando como Juiz instalador e Presidente do Tribunal Regional do Trabalho/TRT-Região de Campinas-SP. Com uma ressalva: Até hoje, foi o único Magistrado que presidiu duas Cortes Regionais, de 1984 a 1986 e de 1988 a 2001 quando se aposentou.

Ao ser inaugurado o Fórum Trabalhista de Presidente Prudente, o Presidente do TRT da 15ª Região, Lorival Ferreira dos Santos fez uma saudação especial ao Juiz José Roberto Dantas Oliva pelo seu empenho e dedicação."O Juiz deve ser líder em sua comunidade e estabelecer relações com os diversos setores da sociedade, como fez Oliva. Tem que sair do gabinete e ir ao campo". Aliás, para nós que conhecemos e convivemos com o jovem e brilhante Juiz José Roberto Dantas Oliva (grande e competente jornalista e amigo dos velhos tempos), sabemos de sua capacidade e dedicação à nobre causa que abraçou. Em resposta disse Oliva: "Para uma justiça social não poderia haver lugar melhor que o Parque que é do povo". O titular da 1ª Vara do Trabalho e Diretor do Fórum Trabalhista, acrescentou:"O dia de hoje é histórico e a inauguração deste prédio tem simbologia especial: equipara-se ao sonho brasileiro de adquirir a casa própria. E não é uma casa qualquer. Trata-se de um Edifício que está a altura da dignidade do Judiciário Trabalhista e da importância de uma sede de circunscrição.Uma obra que engrandece Presidente Prudente e outros 16 municípios jurisdicionados" - concluiu.    

No ato de inauguração estiveram presentes cerca de 400 pessoas, incluindo os Deputados Estaduais Ed Thomas e Mauro Bragato, o Desembargador Spencer de Almeida Ferreira que representou o Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo e autoridades locais e de outras regiões do Estado. (O Projeto do Fórum Trabalhista no Parque do Povo é de autoria do Arquiteto, Maurício Fernandes).

NOTÍCIA EM TEMPO REAL -  Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia

3 comentários:

  1. Parabéns ao Altino pelo primor da matéria e ao Dr José Roberto e região pela grande conquista.

    ResponderExcluir
  2. Eu gostaria de saber se o Senhor Airton Nobre,e Arino Alquati, são socisó deste Edificio ?

    ResponderExcluir
  3. Airton Nobre,e Arino Alquati, dao sócios deste Edifício ?

    ResponderExcluir