domingo, 26 de julho de 2015

Em pleno inverno se verifica a maior florada dos Ipês Rosa !

   ÁREAS VERDES DE PRESIDENTE PRUDENTE TÊM HOJE CERCA DE 700 MIL ÁRVORES.

Nas Ruas e Avenidas de Prudente,
a florada dos ipês chama a atenção.
Pela segunda vez neste ano, a cidade de Presidente Prudente está sendo
vista e admirada pela beleza e suntuosidade das flores, prevalecendo a
cor Rosa dos Ipês dessa variedade. É um espetáculo digno de registro.
----------------------------------------------------------
97,91% vivem na Zona Urbana.
 PRESIDENTE PRUDENTE É A 36ª CIDADE MAIS POPULOSA DO BRASIL: CONTA COM UMA
POPULAÇÃO DE 220.599 HABITANTES - SEGUNDO O IBGE - 51,78% DO SEXO FEMININO.

 
O Parque do Povo - que começa na Avenida Brasil e se estende por mais de 1 km até alcançar a Avenida Manoel Goulart - regista nesta estação do ano mais uma bela florada dos Ipês Rosa, um espetáculo inédito.
As árvores floridas são vistas e admiradas pela população
e visitantes, em todos os pontos - do centro e bairros. 
Nas praças, jardins e nos quintais,
pela segunda vez no ano o clima frio
do inverno, favoreceu as floradas
dos Ipês Rosa. Depois, virão outras.
No fim da florada, um belo tapete
para ornamentar ruas e passeios
públicos por toda parte.
Dr.Ênio Luiz Perrone, Pres.da Câmara é  autor do Projeto de 200 mil árvores.  
O Secretário Municipal do Meio
Ambiente, Wilson Portella está
cumprindo a meta e espera pela
conclusão ainda neste ano de 2015.
O plantio cumpre uma programação
previamente elaborada e abrange
a maior parte da cidade. 


Floradas como esta, merecem não apenas um registro fotográfico. Mas também uma reflexão sobre a importância dessa
espécie nativa para toda a comunidade por ela contemplada com esta maravilhosa visão, de rara beleza e magnitude. É o
que se vê por toda parte, em plena estação do Inverno/2015 na cidade de Presidente Prudente - SP.
-----------------------------------------
Desde o Século 18, o conceito  de áreas verdes  pode ser avaliado de várias formas: Praças públicas, jardins, Parques e espaços livres para a vegetação urbana. No Brasil, de acordo com o IBGE, 81,25% da população se concentra em Centros Urbanos, cuja preocupação está voltada à qualidade de vida. Em algumas regiões brasileiras existe escassez de árvores nas calçadas, motivadas em sua maior parte pela educação, saúde e recreação da comunidade. Áreas verdes no espaço urbano são de máximo interesse da população, embora ainda existam alguns reacionários que procuram devastar tudo que representa qualidade de vida, especialmente árvores frutíferas ou ornamentais.  Segundo publicação da Enciclopédia "Wikipédia" as áreas verdes no município de Presidente Prudente caracterizam-se pelas pastagens e pela vegetação arbória/esparsa. Os bairros mais antigos - densamente povoados - possuem quantidade significativa de vegetação arbórea, nas ruas e fundos de quintais. Nas áreas mais recentes, vegetação arbórea/esparsa. Para realizar a gestão ambiental tradicional, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente investe na retirada de arbustos, lixo e entulhos, além de criar áreas verdes e adotar desde 2013, o Programa "Verde Azul", para estimular ações ambientais, acompanhar e fortalecer o planejamento ambiental com diretrizes que envolvem também outras Secretarias Municipais.      
Em meio à nova estação do Inverno/2015, ocorre a florada dos Ipês Rosa (como se fosse a Primavera) e o assunto ganha repercussão. As áreas verdes de Presidente Prudente são extensas, desde o Horto Florestal, a Cidade da Criança, o Balneário da Amizade, o Parque do Povo, os Câmpus Universitários da Unesp e Unoeste, a Mata do Furquim, inúmeros Condomínios, Parque de Exposições e algumas matas ciliares na área identificada como Entorno. Nossas Praças e Logradouros Públicos, fundos de vales e centenas de Ruas e Avenidas ostentam ampla variedade de espécies botânicas da Mata Atlântica e de outras origens que embelezam e dão qualidade de vida à população. Em termos de espécies ornamentais, a cidade herdou a preferência de um ex-prefeito (Luiz Ferraz de Sampaio), que era o maior adepto das plantações ornamentais, tornando-se conhecido como o "Prefeito das Flores". Desde então, a cidade só tem recebido admiradores e amantes das coisas belas da natureza, onde se incluem as floradas dos Ipês Rosa, Branco e Amarelo.

Conversamos com o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Enio Luiz Perrone que foi o 1º a elaborar um Projeto visando dotar a cidade de Presidente Prudente de 200 mil árvores. Segundo o Secretário do Meio Ambiente, Wilson Portela Rodrigues trata-se de um compromisso que está sendo levado a sério, com o plantio até agora de 70 mil árvores. Além de mudas de Ipê, também está havendo interesse por outras variedades como a "Oiti" e "Quaresmeira" bem como árvores frutíferas. De 150 a 170 plantações mensais, incluindo: Acerola, Ingá e Embu. Pessoas interessadas no plantio ou reposição de árvores em Presidente Prudente, devem recorrer ao Horto Florestal pelo Telefone (18) - 3906-5275, onde são produzidas em média (para doação), 800 a 1000 mudas todos os meses. Para cada habitante a área verde é calculada em 55 m2.

NOTÍCIA EM TEMPO REAL -  Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia

Nenhum comentário:

Postar um comentário