domingo, 9 de agosto de 2015

Aeroclube de Presidente Prudente já contribuiu para a formação de milhares de pilotos civis !

Fundado em 1939, o Aeroclube de Presidente Prudente é considerado um
dos mais importantes do Brasil, com formação de mais de 4 mil aeronautas. 

A Auxiliar Mariane e os instrutores.






Sede do Aeroclube, junto ao DAESP.
Comandante Wendel Menelau Magalhães, desde 2006 é o Diretor-
Presidente do Aeroclube de Presidente Prudente, onde ingressou  no
ano de 2002 como aluno, brevetando-se em 2003. Aí, deu início como
Instrutor Teórico com carteira conquistada e Instrutor de voo em 2007. 
Este é um avião destinado à Instrução

PELO AEROCLUBE DE PRES.PRUDENTE PASSARAM OS MAIORES NOMES DA AVIAÇÃO BRASILEIRA.
Comandantes Fuzimoto, Edmur e outros nomes de saudosa memória. 

Três Aeronaves disponibilizadas especialmente para o atendimento de
alunos dos  cursos de pilotagem, com um Paulistinha e 2 Cessna/152 e 172.
Aviões de treinamento e instrução.
Pres.Prudente se projeta no cenário nacional e internacional através da aviação, muito bem      representada por pilotos brevetados pelo nosso Aeroclube, um dos mais importantes do país. 
Voos de instrução e treinamento (bem como panorâmicos), são constantes.

 A Equipe que assessora o Diretor Presidente do Aeroclube de Presidente Prudente está sempre disponível para acompanhamento dos trabalhos que se desenvolvem no dia-a-dia, no Aeroporto  Estadual "Adhemar de Barros", o que representa uma grande conquista para a cidade e região. 
                                                   -------------------------------------------
Criado como "entidade filatrópica sem fins lucrativos", o Aeroclube de Presidente Prudente foi fundado no dia 23 de Dezembro de 1939, quando as atenções se voltavam para o mais grave conflito da época: a 2ª.Guerra Mundial. O Aeroporto já existia, porém, em condições precárias numa pista inferior a l km de extensão nos altos da cidade. Mais propriamente no Jardim Aviação; e um dos maiores riscos para as aeronaves era representado pela chaminé (da SANBRA) na cabeceira da pista e que hoje figura apenas como um "simbolo da indústria", tombado ao patrimônio histórico da cidade. Muitos se empenharam em manter o Aeroclube operando. Por isso, o número de alunos brevetados - e muitos deles com atuação destacada na aviação brasileira - foi além de 4 mil, segundo informa o atual Diretor-Presidente, Comandante Wendel Menelau Magalhães. É justo que se ressalte não só os pilotos que se projetaram como profissionais nas grandes empresas aéreas nacionais e internacionais, como também os dirigentes e pioneiros do Aeroclube de Presidente Prudente, já nos seus 75 anos de existência.  

Dentre os que concluíram o curso de pilotagem - teórico e prático - a maioria não exerce essa prática; outros a exerceram em determinado período. É o caso do Advogado Rufino Campos, que após conquistar seu brevet (1970), exerceu vários cargos no Aeroclube. Ele relembra a atuação de Juarez Nobre, José Stabille, Galli, Silingowschi, Silvestre, Altino Anitelli, Airton Nobre, Arinos Alquati, Osmar Fiori e Vicente Paollozi, dentre outros. Benito Marques Franco também brevetado (1960), como piloto civil (função que nunca exerceu), cita: Álvaro Gomes de Souza, Ophelis de Almeida Françoso, Geraldo Galante e Antero Moreira França, já falecidos. Mas a todos esses nomes, podemos acrescentar: Antonio Fuzimoto - recém falecido - mas com uma folha de serviços digna de registro: foi considerado "Herói" em Orly, na França, ao conseguir a proeza de pousar um Boeing 707 da Varig -PP-VJZ- sobre um campo de cebola, com o avião em chamas. Com esse gesto e sangue frio, sobreviveu juntamente com outros dez ocupantes da Aeronave, em 11 de Julho de 1973. Há outros que também fizeram jus à homenagens e são lembrados com profunda saudade.  

O Diretor e Presidente do Aeroclube, Comandante Menelau Magalhães ingressou na Instituição como aluno a partir de 2002 e se brevetou em 2003. Tomou gosto pela aviação que curtia desde os tempos de criança, passando a atuar como Instrutor Teórico com carteira conquistada de PC em 2006 e Instrutor de Voos em 2007. Luiz Augusto é seu Vice-Presidente atual; Lucas do Prado é o Tesoureiro; Luiz Carlos, o Vice-Tesoureiro; Sidney, o Secretário; Luiz Medeiros, Diretor Técnico; Marcelo é o Diretor de Material; André - Diretor de Segurança de Voo; Welisson Vieira - Diretor de Instrução; Antonio - Diretor Aerodesp e Fernando, Diretor Social. A meta do atual Presidente é ver todos os cursos concluídos. De sua Equipe fazem parte 9 integrantes, entre Secretaria e Instrutores, Teóricos e Práticos. Do patrimônio do Aeroclube fazem parte três aeronaves destinadas à realização dos cursos teóricos e práticos oferecidos pela entidade aos alunos devidamente cadastrados: um Cessna 152 (PR-VIE), um Cessna 172 (PP-PIE) e um Paulistinha (PP-HQU).

Comandante Menelau guarda em sua lembrança alguns nomes que passaram pelo Aeroclube de Presidente Prudente e fizeram/ ou fazem carreira brilhante: Aléssio, comandante de Jato Executivo; Bicuínha, comandante TBM; Eduardo Garbin, Comandante da EMIRATES; Eduardo Milano, Comandante da AZUL; Mário Barbosa, Comandante da TAM; Peixoto, ex-Comandante de Jatos MD11; Preu, Comandante da TAM; Reginaldo, Comandante da AZUL e Scoboza, Comandante de Jato Executivo, dentre outros. O Aeroclube tem muitos frequentadores que se interessam em seguir a carreira de piloto, ou mesmo possuir uma Aeronave e tirar seu brevet. Para isso, aguarda visita de pessoas interessadas para maiores informações pelo telefone: (18) - 3223-3297. Interessados em voos panorâmicos também são atendidos no horário comercial, podendo agendar dia e horário para o voo a partir de R$50,00, de acordo com sua duração.

NOTÍCIA EM TEMPO REAL -  Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia

7 comentários:

  1. Parabéns pela matéria e pela iniciativa, Presidente Prudente e região tem orgulho de um repórter de qualidade e compromissado como o Senhor, que é um exemplo a ser seguido em prol da causa pública.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Altino Correia,
    por favor, eu gostaria que você fizesse uma correção no texto acima, referente a equívoco sobre a morte de Antônio Fuzimoto, que, apesar de idoso, ainda está vivo e reside no Rio de Janeiro/RJ. Na verdade, quem faleceu, em 1993, foi José Fuzimoto, irmão do Antônio Fuzimoto e meu tio, que era casado com a irmã da minha mãe.
    Atenciosamente,
    Luiz Walmir Rabello

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado amigo Luiz Walmir Rabello: Não queira saber a minha grande alegria em ser informado que o Grande Comandante Fuzimoto está "vivinho da silva". A ele,pedimos excusas pela informação desencontrada sobre seu paradeiro; que por sinal está morando no Rio de Janeiro - segundo vc nos conta - Estamos felizes e agradecidos por tê-lo em nosso meio, depois de ter cumprido uma heróica jornada que só merece aplausos e admiração de todos os brasileiros. Deus seja louvado! Comandante Fuzimoto: todos nós estamos com saudade... Não se esqueça de sua terra natal, Presidente Prudente, que já se prepara para o seu Centenário em 2017. Sua presença aqui, é muito importante !!!

      Excluir
  3. Tenho acompanhado muito a nossa aviação Brasileira , sou um saudosista da VARIG trabalhei por 29 anos na aviação, como Piloto e depois em terra , gostaria de saber se realmente o Comandante Antonio Fuzimoto esta vivo , e vivendo onde !!

    ResponderExcluir
  4. Amigo: Fiquei muito satisfeito pela sua mensagem enviada, tendo sido colega do grande Comandante Antonio Fuzimoto - que por todos os títulos - é prudentino. Sua cidade natal está em festa comemorando seu 1º Centenário e estamos a espera do Cte.Fuzimoto. Pelo menos foi a última informação que nos foi dada pelo seu sobrinho Luiz Walmir Rabello. Venha Comandante ! Estamos com muita saudade... Abraços, Altino Correia.

    ResponderExcluir
  5. Prezados colegas, por favor me desculpem, mais uma vez, pelo equívoco, pois me enganei ao dizer que o comandante Antônio Fuzimoto ainda estava vivo. Na verdade, ele faleceu em 2015. Fiz uma pequena confusão com a morte do irmão dele, José Fuzimoto, que era meu meu tio, e que morreu em 1993, também no Rio de Janeiro/RJ. Por favor, me desculpem. Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Sou de Monteiro-Pb meu tio avó Dorotéia Ferreira de Vasconcelos, voou muito aí nesta localidade nas décadas de 40/50,gostaria de saber se tem algum relato, ele faleceu de acidente aéreo na década de 50, grato.

    ResponderExcluir