sábado, 5 de setembro de 2015

CELLIJ comemora seus 20 anos de fundação e questiona: O que é Memória ?

O ato solene de Abertura do IV Congresso Internacional  no Matarazzo.
A 1ª palestra foi proferida pelo Prof. Dr. Ronald Jobe, da UBC/Canadá.



A sede do CELLIJ - Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil, no Câmpus da UNESP em Presidente Prudente/SP, desde o ano de 1995. O Congresso Internacional é realizado a cada dois anos. 


 NO CONGRESSO,PRESENÇA DE CONSAGRADOS ESCRITORES DO BRASIL E DO MUNDO.
Daqui, saíram dois livros de autoria da Profª.Drª.Renata Junqueira de Souza,
um dos quais adotado pelo MEC. Foram 140 mil exemplares em todo o país.










O IV Congresso foi marcante. 
Valéria Santos: O que é Memória ?
Profª.Drª.Renata Junqueira de Souza.
Na Biblioteca do CELLIJ, um Encontro bastante produtivo no último dia.


A NOITE DE AUTÓGRAFOS REALIZOU-SE NO SESC/THERMAS DE PRESIDENTE PRUDENTE
Na sessão de Autógrafos, a Professora Renata atendeu mais de uma
centena de pessoas interessadas na aquisição de suas obras literárias,
inclusive, as que foram produzidas em conjunto com outros autores.
O lançamento realizado no SESC.
A Noite de Autógrafos, surpreendeu.
VINTE ESTADOS BRASILEIROS FORAM REPRESENTADOS NESTE IV ENCONTRO INTERNACIONAL.
"Quando eu falo de poesia, não é apenas de poesia que eventualmente, nem sempre nós encontramos nos poemas. Se não tiver poesia não é cinema, não é teatro, não é pintura, não é literatura" - Palavras da Professora Renata Junqueira de Souza - do CELLIJ-UNESP- que coordenou o IV Encontro Internacional em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil.
-------------------------------------
Criado em 1995, o Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil "Maria Betty Coelho da Silva", da FCT/Unesp - Presidente Prudente - tem por principal objetivo a formação de leitores (a partir do texto literário) e de um diálogo direto com professores, jovens, alunos, instâncias governamentais, bem como discentes do curso de Pedagogia e com o Programa de Pós-Graduação em Educação.  Atualmente, o CELLIJ atende crianças de Educação Infantil e dos anos iniciais, bem como jovens dos anos finais do Ensino Fundamental. À cada 2 anos, realiza-se um Congresso Internacional em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil; e desta vez, o IV Encontro Internacional realizou-se em Presidente Prudente. A abertura ocorreu no dia 02/Setº no Centro Cultural Matarazzo, tendo como palestrante convidado, o Prof.Dr.Ronald Jobe, da UBC-Vancouver-Canadá. Outros renomados escritores também tiveram destacada atuação no evento realizado durante três dias, no Matarazzo, SESC/Thermas e Auditório Discente V da Faculdade de Ciências e Tecnologia. A Promoção CELLIJ EM FESTA, trouxe um tema importante para ser avaliado: O que é Memoria? E toda explicação que se fazia necessária foi prestada por Valéria Santos, que assina ao lado de outros escritores "A Arte Narrativa na Infância: Práticas  p/ o Teatro da Leitura e a  contação de histórias"          
          
Mas o que é Memória?  Questionada, é a própria Valéria Santos quem explica: "Para mim, significa fatos e acontecimentos guardados que nos constituem como seres humanos, que fazem parte de nossa essência; ou seja: as vivências e experiências adquiridas em nossa trajetória pessoal".  Citando o livro infantil de Guilherme Augusto Araujo Fernandes, diz Valéria: Descobrimos ao longo de sua leitura que "Memória é algo quente, bem antigo. Que faz chorar, faz rir, que vale ouro. E pode ser uma marionete, um passeio à praia de bonde ou até mesmo um ovinho azul, todo pintado, de uma menina que o havia encontrado um vez dentro de um ninho, no jardim da casa de sua tia". Para alguns povos, recordar algo guardado em nossa memória significa: passar novamente pelo coração, imprimir novas cores, cheiros e sabores ao lembrado. O fato é que diante dos exemplos mencionados, todos nós temos guardados em nosso Baú Pessoal de lembranças, algo que nos aquece, eternece o nosso coração e nos impulsiona a acreditar em dias melhores. 

Sobre os 20 anos do CELLIJ/UNESP, Valéria Santos tem uma definição clara: "Desde 1995, projetos como "A hora do Conto" - seu carro chefe - "Estratégias de Leitura". "Biblioteca Escolar" entre outros, atendem crianças da Educação Infantil e alunos dos anos iniciais e (finais) do Ensino Fundamental da cidade de Presidente Prudente. Atualmente fazem parte da Biblioteca mais de 3 mil títulos, constituídos de Livros de Literatura Infantil. Dentre os quais, vários Teóricos que fazem parte do Acervo da FCT/Unesp,  sendo possível empréstimos para a Comunidade Acadêmica e outros interessados. A Coordenação Geral é da Profª.Drª. Renata Junqueira de Souza, que se consagrou como Escritora de renome nacional e internacional, com inúmeras obras editadas, inclusive de maior procura no decorrer dos últimos anos, como é o caso  do Livro "Leitura Literária na Escola - Reflexões e Propostas na Perspectiva do Letramento" - que só o MEC adquiriu 140 mil exemplares para distribuição em todo o país.  Durante o IV Congresso Internacional em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil - CELLIJ/UNESP - houve novos lançamentos com "Sessão de Autógrafos", conforme se verifica nas fotos que estamos mostrando nesta Edição, com enfoque especial na anfitriã deste evento, Profª Renata.  

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter:  www.twitter.com/altinocorreia       

Nenhum comentário:

Postar um comentário