sábado, 26 de dezembro de 2015

A Ferrovia que foi um marco de pioneirismo e desenvolvimento se transformou num estorvo em Presidente Prudente !


A antiga Estação Ferroviária/Prudente
Os vagões que ocupavam este espaço foram desaparecendo aos poucos.
No passado, o Pátio foi tomado por vagões-tanques de combustível.

REPRESENTAÇÃO DA ALL E UEPP, NO ENCONTRO DE PRUDENTE. 








O Abandono da ferrovia preocupa.

No abandono, vagões inservíveis.
Marco A.C.Lucas fez entrega de
um relatório circunstanciado da
situação que se verifica no antigo
Terminal de Presidente Prudente.
No "Aruá Hotel" foi sediado mais um encontro que reuniu representantes da RUMO ALL e empresários interessados no transporte intermodal de cargas na região Pres.Prudente-Pres.Epitácio. Coordenação de Gabriel Maranhão, da área comercial da América Latina Logística/ALL.

O impasse está criado há muito tempo. E a reativação do transporte de
cargas é a única coisa que preocupa os empresários. Afinal, não é de hoje
que o assunto vem sendo debatido.Rentabilidade da demanda é o 1º passo,
disse o Prof.Antonio Assiz de Carvalho Filho, representante da UEPP.
Presença de Ricardo Nakaya e outros empresários de Presidente Prudente.
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Aqui, os últimos vagões que restaram.
Neste local e por toda parte, os
trilhos dificilmente são vistos.
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AÇÃO PÚBLICA DO MPF
ESTABELECEU MULTA DE
30 MIL REAIS POR DIA ! 


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Cadê os trilhos? Esta é a resposta que todos esperam da ALL.  Numa extensa faixa que começa no Pontilhão que liga a Vila Marcondes à Rua Barão do Rio Branco pode se avaliar o que foi feito dos trilhos? Até parece que os trilhos foram substituídos por trilhas em meio a um intenso matagal que cobre toda a área e ameaça os moradores dos bairros de Além-linha.

EM ABRIL DE 2015, O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL/MPF DEU PRAZO DE 90 DIAS PARA A ALL REATIVAR O TRANSPORTE FERROVIÁRIO ENTRE PRES.EPITÁCIO E RUBIÃO JÚNIOR. 


                                                                                            SEGUNDO O PROCURADOR DA REPÚBLICA, CONSTATOU-SE QUE A AMÉRICA LATINA LOGÍSTICA/ALL NÃO CUMPRIU O ACORDO QUE HAVIA SIDO FIRMADO.




  A Ferrovia parou há muito tempo. É hora de unir as forças e exigir a reativação da Ferrovia. Ou em caso contrário: estabelecer um acordo e aproveitar o traçado da antiga Sorocabana para a implantação em Presidente Prudente, de uma moderna Avenida de Integração Urbana.
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 A Estrada de Ferro Sorocabana figura como responsável pelo pioneirismo e desenvolvimento de inúmeras cidades do interior de São Paulo. Foi na década de 20 do Século passado que a Ferrovia alcançou as terras do extremo oeste paulista, até chegar às barrancas do Rio Paraná em Presidente Epitácio. Foi o marco mais importante de uma época, o que garantiu o escoamento da produção e o transporte de pessoas para os mais diferentes pontos do Estado, incluindo a Capital. Enquanto não chegava a Rodovia, o único meio de locomoção e transporte, eram as composições ferroviárias, o que facilitou o intercâmbio comercial, social e cultural de inúmeras personalidades. Mas chegou uma hora em que o transporte rodoviário ganhou espaço e daí vieram as primeiras rodovias que passaram a competir com o Trem de Ferro da Sorocabana. O avanço foi tão rápido, que chegou o momento em que as prioridades foram dadas ao transporte rodoviário - de cargas e passageiros - e assim, a composição ferroviária, que na maioria das vezes atendia apenas as comunidades de pequenas e médias cidades, perdeu terreno e acabou sendo desativada.

Agora, os empresários sentem a necessidade de baratear o custo do transporte; e a única solução é apelar novamente para o retorno dos Trens. Agora dotados de modernas locomotivas e já inseridos no contexto interestadual, diante de projetos arrojados de integração através da Ferrovia Norte-Sul, que em dias futuros deverá interligar os Portos de Panorama e Presidente Epitácio com o Porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Para expor a situação e esclarecer dúvidas, estiveram em Presidente Prudente nos últimos dias, alguns representantes da RUMO ALL, juntamente com Diretores da União das Empresas de Presidente Prudente e região/UEPP. O Encontro verificou-se no "Aruá Hotel" e embora a representação de empreendedores tenha honrado seu compromisso de presença no local, poucos foram os empresários a aderir ao encontro. Ao todo treze 13 empresários, incluindo representações de outras regiões do Estado. A Entidade Regional se fez representar pelos Srs. Marcos Antonio Carlos Lucas, Marco Goulart, Emerson Longhi, Prof.Antonio Assiz de Carvalho Filho e outros.

O empresário Ricardo Nakaya, que representa uma das maiores indústrias de Presidente Prudente revelou que - além de pleitear um Porto Seco - existe proposta de transporte ferroviário de 110 mil m3 de combustíveis e 30 Containners, além de 160 t.de produtos variados. Mas como é de conhecimento geral, o minimo necessário para essa operação é calculado em 50 mil t.de produtos industrializados. Esse relatório foi entregue pessoalmente ao representante da ALL, Gabriel Maranhão. Este por sua vez, havia declarado que o transporte ferroviário na região de Presidente Prudente ainda não funcionou por falta de demanda. Outros empresários presentes (alguns de Iepê e Maracaí), disseram que a reativação da linha férrea é algo interessante para as empresas. Outros argumentaram que existe uma série de dificuldades no transporte rodoviário; daí a opção pelo transporte ferroviário. 
  
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