domingo, 13 de dezembro de 2015

Barbosa da Silveira: Cronista Social - pioneiro - desde 1959 em Presidente Prudente !

José Vinicius Barbosa da Silveira nasceu no dia 27/05/1925, em S.Paulo


Depois de gozar merecidas férias, Barbosa da Silveira retornou à Redação
do  Jornal O IMPARCIAL, onde foi carinhosamente recepcionado por
todos, começando pelos Diretores: Adelmo, Deodato e Beto.
No Jornal O Imparcial, abraço do Beto.

Os colegas de Redação foram muito receptivos, acolhendo-o alegremente, com abraços e até um beijo como surpresa.

Uma homenagem de 10 anos atrás.
BARBOSA DA SILVEIRA VEIO PARA PRES.PRUDENTE, ONDE ASSUMIU AS FUNÇÕES DE
1º SECRETÁRIO DA UNESP (EX-FAFI), NO DIA 19 DE JUNHO DE 1959.GOSTOU DA CIDADE
E DEPOIS INGRESSOU NO COLUNISMO SOCIAL DO JORNAL O IMPARCIAL, DESDE 1966.
Desde 1966 ele é sempre bem-vindo !
O Tabloide que produzimos com matéria especial alusiva às homenagens
prestadas pelos  80 anos de vida do Sociólogo e Cronista Social BARBOSA  
DA SILVEIRA - em 27 de Maio de 2005 - é lido e relido pelo homenageado. 
"Minha vida é continuar trabalhando; agora com um grupo de jovens"!
(Palavras do homenageado)




   






    Preparando-se para o seu Jubileu de Ouro em 2016, Barbosa da Silveira reassume seu posto de Cronista Social no Jornal O IMPARCIAL onde produz todos os dias um relato fiel das principais atividades sociais, da cidade e região de Presidente Prudente. Além do Jornal, ele é membro atuante do Lions Clube Cinquentenário há 36 anos e também produz um Programa de Entrevistas na Rádio Comercial/AM.
                                                 --------------------------------------

José Vinicius Barbosa da Silveira, paulistano do Bairro do Braz, onde nasceu no dia 27 de Maio de 1925 é o Profissional de Comunicações mais idoso da região e um dos mais experientes no Jornalismo. Sua atuação vem de longa data. Só no Jornal O Imparcial já se aproxima dos 50 anos, através de sua coluna diária no Caderno 2 -"Sociedade em Tópicos" - com notas e notícias do colunismo social. Além do Jornal, ele mantém na Rádio Comercial/AM um programa de entrevistas aos Domingos, desde Abril de 1972. No Lions Clube "Cinquentenário", ele é exemplo de companheirismo com 38 anos de exercício, ocupando diversas funções. Do bairro onde nasceu traz uma lembrança inesquecível: Inezita Barroso (recém-falecida), que foi sua colega de banco escolar e amiga de muitos anos. A vinda do cronista para Presidente Prudente seria de um curto período de no máximo 4 anos. Até agora já atingiu 56 anos, desde que assumiu em 1959 a função de Secretário da extinta Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - como Instituto Isolado até 1976 - quando foi implantada a Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Foi nessa Universidade (FCT/Unesp), que ele concluiu o curso de Ciências Sociais, em 1979. Na Toledo-Centro Universitário- cursou Estudos Sociais, turma de 1975.

Barbosa da Silveira, que assina sua coluna diária no Jornal O Imparcial, ao retornar de suas merecidas férias reassumiu sua cadeira na Redação no dia 7 de Dezembro, uma 2ª.feira. Sua chegada foi festejada com a presença dos Diretores: Adelmo Santos Reis Vanalli (Diretor de Redação); Deodato da Silva (Diretor Administrativo) e Alberto Deodato B.Silva (Gerente de Marketing), Redatores e Repórteres. Foram muitos abraços e até um "beijo" inesperado que o deixou sensibilizado. Para reavivar a lembrança da última homenagem que lhe foi tributada há dez anos, mostramos a ele o exemplar de um "Tabloide", onde foi destacada sua atuação aos 80 anos de idade. Decorridos 10 anos desde aquele dia (27/05/2005), perguntamos: O que mudou em sua vida nesse espaço de tempo? Resposta: "A coluna é abrangente e não faz diferenciação. Desde o Presidente da República até o mais humilde Cidadão ou Servidor. Particularmente vou continuar minha atividade profissional, compartilhando dessa Equipe Fantástica de Redação sob a direção do Leandro Nigre, colegas, amigos e companheiros representados por moças e rapazes. Um mês fora e já estava com saudade da agradável convivência na Redação, que considero uma verdadeira família" - disse.

O cronista social reiniciou seus trabalhos na Redação, ao lado dos colegas: Aline Martins, Rogério Lopes e Estevão Salomão, que estavam respondendo pelo expediente matinal. Antes, isto é, logo na chegada, recebeu cumprimentos dos Diretores do Jornal e nos convidou a participar do "cafezinho da manhã". Para finalizar, uma nova pergunta: Como será a próxima etapa? Barbosa da Silveira responde: "Continuarei na minha atividade profissional. Faço o que deveria fazer: minha vida é continuar trabalhando, normalmente. Agora com um Grupo de Jovens que dinamiza o Jornalismo atual. Eu me sinto realizado. Ingressei no Jornal no dia 1º de Outubro de 1966; e assim, em 2016 espero comemorar 50 anos de Jornalismo. Sempre no O IMPARCIAL. Além dessa atividade, continuarei mantendo meu Programa de Rádio (Os ouvintes querem ouví-lo), na Comercial/AM aos Domingos, desde 1º de Abril de 1974. Trata-se - sem dúvida - do Programa de Entrevistas mais antigo desta região" - finalizou.  

NOTÍCIA EM TEMPO REAL -  Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia  


Nenhum comentário:

Postar um comentário