domingo, 6 de dezembro de 2015

Dom Benedito Gonçalves dos Santos - Bispo da Diocese - celebra 25 anos de sacerdócio !

Dom Benedito Gonçalves dos Santos foi nomeado pelo Papa Bento XVI.
Sua posse como Bispo Diocesano de Presidente Prudente ocorreu em 2008.

   Catedral de São Sebastião, lotada.
Paróquias da Diocese, representadas 

       A festa dos 25 anos de Ordenação Sacerdotal de Dom Benedito           G.dos Santos foi prestigiada por representantes de várias Dioceses.
                                         -----------------------
  AS DIOCESES DE ARAÇATUBA, SÃO JOSÉ DO RIO PRETO E PARACATU FORAM AQUI REPRESENTADAS, JUNTAMENTE COM AS PARÓQUIAS E TODA A COMUNIDADE REGIONAL DE PRESIDENTE PRUDENTE.
                                                                                                ------------------------
A Diocese de Presidente Prudente tem 55 anos de história. Nesse espaço de tempo tivemos a atuação de 5 Bispos: Dom
José de Aquino Pereira; Dom José Gonçalves da Costa; Dom Antonio Agostinho Marochi; Dom José Maria Libório Camino Saracho e Dom Benedito Gonçalves dos Santos (Bispo atual) que tomou posse no dia 17 de Agosto de 2008.

No final da missa solene em Ação de Graças pelo Jubileu de Prata de Dom
Benedito Gonçalves dos Santos, falou Mons.João César de Mello.


O bolo da festa do Jubileu de Prata.

No Salão Paroquial da Catedral de São Sebastião, realizou-se Almoço de Confraternização, onde o Bispo
da Diocese recebeu cumprimentos e foi homenageado com um bolo produzido. Todos participaram !
 Neste momento festivo da vida de Dom Benedito Gonçalves dos Santos, não poderiam faltar aqueles companheiros que sempre o prestigiaram.Começando por Dom Leonardo,Bispo Emérito de Paracatu/MG juntamente com Mons.João César; Pe.Jerônimo Gasques e o Bispo de Araçatuba, Dom Sergio Krzywy.                                              -----------------------------------------------
 Criada no dia 16 de Janeiro de 1960 - através da Bula Papal "Cum venerábilis" - a Diocese de Presidente Prudente desenvolve suas atividades no extremo oeste paulista  desde que foi desmembrada da Diocese de Assis. Sua implantação se deve ao Papa João XXIII, que nomeou como 1º Bispo Diocesano, Dom José de Aquino Pereira (de saudosa memória), que após sua aposentadoria tornou-se Bispo Emérito da Diocese de São José do Rio Preto. Dom Aquino exerceu as elevadas funções de Bispo Diocesano de Presidente Prudente, no período de 1960 a 1968. Foi substituído por Dom José Gonçalves da Costa  (também de saudosa memória), que atuou como Bispo da Diocese de Presidente Prudente até 1970, quando foi promovido a Arcebispo de Niterói. Dom Antonio Agostinho Marochi, na escala cronológica foi o 3º Bispo Diocesano de Presidente Prudente; depois de ter sido Bispo Auxiliar de Londrina/PR. Seu mandato foi o mais extenso até hoje: de 02 de Abril de 1976 até o ano de 2002. Dom Agostinho tem atualmente 90 anos de idade, sendo Bispo Emérito. Seu substituto foi Dom José Libório Camino Saracho que exerceu as funções de Bispo da Diocese até sua aposentadoria em 2008, tornando-se Bispo Emérito.

Dom Benedito Gonçalves dos Santos - bispo atual da Diocese de Presidente Prudente - tomou posse no dia 17 de Agosto de 2008 e foi nomeado pelo Papa Bento XVI no dia 02 de Abril de 2008. Nascido em Paracatu/MG, aos 19 de Junho de 1958, foi o 3º filho do casal Francisco Gonçalves dos Santos e Maria André dos Santos. Batizado e crismado aos 22 de Dezembro de 1968 na Catedral Santo Antonio, cidade de Paracatu, Minas Gerais. Ingressou na vida religiosa e foi ordenado Presbítero no dia 08 de Dezembro de 1990. Sua 1ª atuação se deu ao assumir a Paróquia Catedral em 17 de Fevereiro de 1991, tendo como auxiliar paroquial o grande missionário Pe.Afonso Pastore, responsável pela implantação das Comunidades Cristãs em Paracatu. Como Pároco, o então Mons.Benedito assistiu às pequenas comunidades cristãs (140-urbanas e rurais), zelando pela formação e construção das mesmas.

Após assumir a Diocese de Presidente Prudente, Dom Benedito Gonçalves dos Santos dedicou atenção especial às Paróquias - em número superior a cinquenta - com quatro regionais da Pastoral. Ao mesmo tempo foi elaborada extensa programação comemorativa ao Jubileu de Ouro do Seminário Diocesano "Mãe da Igreja" até 29 de Junho de 2016. Inauguração de um Memorial (com missa solene) já está previsto para o dia 28 de Maio. O Seminário Diocesano que teve como 1º Reitor, o Pe. João Goetz, foi obra do inesquecível Bispo, Dom José de Aquino Pereira, tendo sido ordenados até hoje mais de 80 sacerdotes, 60 religiosos, 2.500 alunos e 1.200 coroinhas. "O Jubileu de Ouro é sempre motivo de louvarmos a Deus, fonte de vida e graça" - recorda Dom Benedito nas celebrações do seu Jubileu de Prata de Ordenação Presbiteral, prestigiado por representações das Dioceses de Araçatuba, São José do Rio Preto e Paracatu/MG, bem como Sacerdotes de todas as Paróquias; e o mais importante: a presença de Dom Agostinho Marochi - Bispo Emérito - e toda a comunidade diocesana.  

NOTICIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter:  www.twitter.com/altinocorreia

Nenhum comentário:

Postar um comentário