sábado, 2 de janeiro de 2016

Nas ruas de Presidente Prudente, um autêntico Pomar: dotado de inúmeras variedades frutíferas !

Bananeira deu cachos em plena Rua. 
Quem chega ao Jd.Aviação pode comprovar o que estamos mostrando:
bananeira de excelente aspecto vegetativo em franca produção com 2 cachos.


 EM PLENO CENTRO DE PRES.PRUDENTE, UMA JAQUEIRA TAMBÉM EM FRANCA PRODUÇÃO.
Jabuticabeiras são observadas em várias ruas: do centro e da periferia.
Quem plantou, realizou um trabalho admirável porque os principais
beneficiados são os moradores da cidade. Aqui, a produção é constante.

 NÃO É SÓ JABUTICABA !
Esta é apenas a primeira e única plantação feita nos Altos do Jd.Aviação.
A ACEROLA É UMA EXCELENTE OPÇÃO PARA PRODUÇÃO DE SUCO.
Plantação de Acerola em várias ruas.
E sua produção ocorre no Verão.
Goiaba, Abacate e Caju em quantidade.


 MANGA ENTÃO, TORNOU-SE COMUM NOS MAIS DIFERENTES PONTOS DA CIDADE;
 DESDE O PARQUE DO POVO, ATÉ INÚMEROS BAIRROS DA PERIFERIA DE PRUDENTE.
A PRODUÇÃO DE MANGA, SURPREENDEU OS APRECIADORES:
A FRUTA DE EXCELENTE QUALIDADE, É MUITO APRECIADA !



     ESPORADICAMENTE, SÃO ENCONTRADAS OUTRAS VARIEDADES, COMO O FIGO.

   Nesta matéria ficou evidenciada que já existe uma conscientização sobre a importância dada ao cultivo    de plantas das mais diferentes origens, especialmente variedades frutíferas cultivadas em plena via pública.                                                                           --------------------
 Em pleno Verão de 2016, moradores e visitantes de Presidente Prudente se surpreendem ao encontrar nos mais diferentes pontos da cidade, árvores frutíferas liberadas a todos os interessados, especialmente os apreciadores de manga, banana, abacate, laranja, caju, goiaba, acerola, jaca e até figo. São espécies cultivadas por inciativa dos moradores em plena via pública. Trata-se de uma iniciativa de cunho social da mais alta importância para a convivência de uma comunidade voltada à ação solidária, num gesto que só engrandece a cidade. Enquanto uma minoria se rebela contra as boas iniciativas, devastando e mutilando o pouco que existe de preservação ambiental, outros agem de forma diferente: cultivando o que existe de melhor na natureza: o verde das plantações e os frutos resultantes desse trabalho representado por centenas de árvores frutíferas em plena área urbana. Esse plantio que merece louvores é constatado desde o centro da cidade até os mais distantes bairros da periferia. Nesse contexto podemos citar alguns locais onde foram encontradas essas árvores frutíferas - aqui mostradas pela primeira vez - a começar pela Av. Washington Luís; Av. Manoel Goulart; Rua Álvares Machado; Rua 12 de Outubro; Rua Desbravador Quincas Vieira; Rua Cel.Albino; Rua Casemiro Dias; Rua Hugo Mielle; Parque do Povo e bairros adjacentes.

Recente publicação da Revista Educativa Meio Ambiente, ressaltou que "uma árvore adulta pode absorver do solo até 250 litros de água por dia". Imagine como elas poderiam ajudar para não ocorrer tantas enchentes, as quais matam e deixam muitas pessoas sem casas! Junto com toda essa água absorvida, muitos nutrientes de matérias orgânicas da fotossíntese, em alimento para toda a planta. Por sua vez, folhas, frutos e raízes servirão de alimento para diversos seres vivos. Os animais por sua vez, irão defecar o que comeram; e as folhas e os frutos que não serviram de alimento caem no solo; e a erosão torna-se prejudicial em vários casos. Uma árvore pode transpirar por suas folhas até 60 litros de água por dia. Esse vapor se mistura com as partículas de poluição do ar; e quando se acumulam em nuvens, caem em forma de chuva. Portanto - diz a Revista Educativa Meio Ambiente- as árvores ajudam também na retirada de poluentes do ar. Além do mais, esse vapor ajuda a equilibrar o clima da região. Isto é facilmente percebido em Parques e florestas que têm seu clima mais fresco. Cercas vivas estão sendo muito utilizadas hoje em dia para criar ambientes mais silenciosos e aconchegantes, além de bonitos.

Quem não gosta de uma boa fruta? É a pergunta que a Revista faz aos seus leitores:  Mas não pense que essas frutas são produzidas em laboratório. Elas chegam à sua mesa, pois as árvores as produziram. E se vc fizer as contas deve ter gasto com frutas o bastante para ter mais de 100 pés de cada fruta que vc gosta. Mesmo porque o gasto em se ter uma árvore é quase zero. Que delícia ouvir o canto dos pássaros logo pela manhã. Pois então, plante uma árvore perto de sua casa e ouça o resultado! Se vc estiver na zona rural, ou próximo a alguma floresta, ainda poderá receber a visita de diversos animais da fauna brasileira. Que esta lição sirva de motivação para continuar o plantio de árvores frutíferas em sua cidade e em sua rua, pois a via pública não tem dono. É de todos nós !

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter:  www.twitter.com/altinocorreia

Nenhum comentário:

Postar um comentário