segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Sanatório São João está fechado e a situação do atendimento psiquiátrico fica mais complicada !

Apesar dos esforços e do empenho pessoal de todos os seus dirigentes em
continuar prestando serviços, o  Hospital mais conhecido por "Sanatório 
São João", acabou sendo desativado neste último final de ano. 
Aspecto parcial do antigo Sanatório
São João, à Rua Cel. Albino, nº 872.
OS ÚLTIMOS PACIENTES DO SÃO JOÃO FORAM TRANSFERIDOS PARA OUTRO HOSPITAL DA CIDADE.
Aspecto de uma das dependências do Hospital Psiquiátrico Bezerra de
Menezes - Unidade de Saúde Mental - que funciona em Presidente Prudente
 (no Bairro Umuarama) Estrada Bezerra de Menezes - km 1 - desde 1975.
Uma nova ala está sendo construída
p/melhor atendimento da comunidade. 

O HOSPITAL CONTA COM EQUIPES MULTIDISCIPLINARES E ATENDE CERCA 200 PACIENTES.
Esta é uma visão geral do Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes que tem como mantenedora, uma Instituição
tradicional denominada Associação Assistencial Adolpho Bezerra de Menezes, como entidade beneficente na área de saúde para prestação de serviços ao SUS - Sistema Único de Saúde na região de Presidente Prudente/SP.
Juiz da 2ª.Vara da Família - desde o ano de 2002 - o Dr.Fernando 
Florido Marcondes manifestou que o Interditado não pode ser
tratado como "lixo humano"... 
O Sr. Walter Luiz Ricci responde pela
Ass.Assistencial Bezerra de Menezes.
Dr. Mário Coimbra fala em nome do
Ministério Público Estadual/MPE e
através de uma entrevista exclusiva
nos dá um relato da atual situação que
envolve toda a comunidade local. O
assunto, tornou-se preocupante ! 

  "O ESTADO NÃO SÓ TEM O DIREITO, MAS A OBRIGAÇÃO DE CRIAR E DESENVOLVER
PLANOS E POLITICA DE SAÚDE" - SÃO DECLARAÇÕES DO DR.FLORIDO MARCONDES.



O Hospital Psiquiátrico Allan Kardec de Pres.Prudente é um dos mais antigos do interior. Foi inaugurado
em 04 de Maio de 1951 para atender toxicômanos e doentes mentais. Atualmente tem 110 pacientes. O Hospital mantido pela Assoc.Regional Espírita de Assistência, situa-se à R.Benedito Franco,200/Itapura I.
                                                         -------------------------------
Os Hospitais Psiquiátricos estão enfrentando uma de suas difíceis jornadas, voltadas ao atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social com transtornos mentais. Tudo é consequência da situação dramática em que vive a população brasileira, devido à condição de insolvência e outras dificuldades. O resultado é que de um total de três Hospitais Psiquiátricos aqui existentes - sem fins lucrativos - apenas dois estão tentando sobreviver: o Allan Kardec (com 110 pacientes) e o Bezerra de Menezes, que com o fechamento do antigo Sanatório São João, recebeu uma leva de 38 novos pacientes num total aproximado 200 internos, entre toxicômanos e doentes mentais. O Presidente da Associação Assistencial "Adolpho Bezerra de Menezes",que mantém o Hospital Psiquiátrico em funcionamento desde 1975 é o Sr.Walter Luiz Ricci. Ele  preside a Instituição há mais de 8 anos e declara que necessita do apoio da comunidade para manter o Hospital Psiquiátrico em funcionamento. Principalmente agora que acaba de receber  novos pacientes provenientes do Hospital São João, em consequência do seu fechamento. Isto - diz o entrevistado - passa a representar mais um ônus para o Bezerra de Menezes, que está realizando obras de ampliação. E agora, além de atender cerca de 200 pacientes, aumentam os encargos com obras de ampliação e emprego de aproximadamente 200 funcionários dedicados à assistência através de convênio com o SUS. 

Em busca de melhores esclarecimentos, conversamos com o Dr.Mário Coimbra, que responde pelo Ministério Publico Estadual/MPE na Comarca de Presidente Prudente. Elaboramos 8 perguntas, que ele respondeu prontamente, dizendo que "endividados, muitas Hospitais como o São João fecharam suas portas, pela denominada crise financeira, planificada pelo Governo Federal. Consequência: não há apoio governamental ao funcionamento de Hospitais Psiquiátricos. Planta-se na comunidade a ideologia de que os CAPS e leitos em hospitais gerais serão suficientes para propiciar o melhor tratamento aos deficientes mentais. No entanto, esses equipamentos alternativos funcionam precariamente". Acrescenta o Dr.Coimbra, que em muitos casos, há apenas uma equipe trabalhando, de forma que a demanda é excessivamente superior à capacidade laboral dos Técnicos. Assim, muitos agentes ficam liberalmente doentes e não conseguem dar um tratamento de qualidade aos portadores de transtorno mental, ou dependentes químicos.

Na entrevista, o representante do Ministério Público Estadual afirma que os Hospitais Allan Kardec e Bezerra de Menezes estão em condições de aprimorar seus serviços, de forma a atender a demanda hospitalar com a inserção, inclusive de terapêuticas alternativas com custos muito menores dos equipamentos preconizados pelo Ministério da Saúde. Ressaltou que o MPE vem trabalhando desde 2013 para sensibilizar os gestores do caos que está gravitando em torno da saúde mental. E alertou: "podemos ter cracolândia em Presidente Prudente; e muitos moradores de rua com sequelas mentais, em face da omissão do Gestor Público de Saúde. Infelizmente, com a política pública aprovada pelo Governo Federal - com o apoio do Governo Estadual - não atende às necessidades dos pacientes, havendo necessidade de um amplo investimento. O que dificilmente ocorrerá, com a crise que gravita sobre as finanças públicas. A Judicialização no caso, é o único meio que resta ao Ministério Público. Mas não é o melhor caminho. Aliás, não resolve a questão".

Enquanto o Juiz titular da 2ª.Vara da Família, Dr. Fernando Florido Marcondes acentua que "o interditado não pode ser tratado como lixo humano e nem prescindido da dignidade que lhe é inerente e indissociável, o Estado não só tem o direito, mas a obrigação de criar e desenvolver planos e política de saúde", o Dr.Mário Coimbra - do MPE - acrescenta: "o que chama a atenção é o caos que está denegrindo o SUS. Se o SUS físico não está funcionando bem, o SUS mental está na U.T.I. O descaso com o paciente mental no Brasil, chega a ser revoltante"...

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter:  www.twitter.com/altinocorreia

Nenhum comentário:

Postar um comentário