domingo, 27 de março de 2016

Sesc/Thermas de Prudente mostrou o Projeto "Cine Bosque", com um lançamento inédito !

No Sesc/Thermas de Presidente Prudente, acaba de ser implantado o
Projeto "CINE BOSQUE", trazendo grandes produções do cinema.

C H A T Ô  -  O  R E I  D O  B R A S I L  -  marcou a Abertura. 

No Telão ao Ar Livre, a exibição dos
mais destacados filmes da atualidade.
------------------------------------------------- 
                 ( FOTOS CEDIDAS ) 
    FRANCISCO DE ASSIS CHATEAUBRIAND BANDEIRA DE MELLO - O FOCO DO BLOG
O magnata das comunicações, Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Mello é o Astro principal de um Programa de TV chamado "O Julgamento do Século" realizado coincidentemente no dia de sua morte em 1968. É nele que "Chatô relembra fatos marcantes de sua vida.


No Bosque do SESC/THERMAS de Prudente, a platéia aguardando o início da sessão cinematográfica.

O espetáculo ao Ar Livre se repete todas as semanas. Tudo gratuitamente !
O ex-Presidente Getúlio Vargas, aqui é interpretado por Paulo Betti.
A exibição no Bosque, ao ar livre.
A Produção cinematográfica foi
baseada na obra de Fernando Morais.
Atuação de MARCO RICA, no papel
de Assis Chateaubriand (o Chatô),
Andrea Beltrão, Letícia Sabatella,
Paulo Betti e outros. Produção
dirigida  por  Guilherme Fontes,
que concluiu a obra 20 anos depois.
 O filme ganhou repercussão e foi
aclamado pela crítica brasileira.
A HISTÓRIA SE DESENVOLVE A PARTIR DO MOMENTO EM QUE "CHATÔ" SOFRE UM AVC/TROMBOSE.

Chateaubriand construiu um Império, colecionou inimigos, fez dezenas de
movimentos políticos e elegeu vários Presidentes.Entre eles,Getúlio e JK.
A vida do Jornalista e Intelectual
brilhante, influenciou nossa história. 
   CHATEAUBRIAND FOI CONSIDERADO UM DOS HOMENS MAIS PODEROSOS DO SÉCULO XX.
   Nascido na Paraíba,Chateaubriand foi o fundador dos Diários e Emissoras Associadas; implantou a TV pioneira na América Latina (TV Tupi) em 1950. Foi também Político, Jornalista, Membro da ABL e ABI. Embaixador do Brasil em Londres;Fundador dos Aeroclubes e do Museu de Arte de São Paulo - MASP.
                                                      -----------------------------------
Instalado na cidade desde o mês de Junho de 2007, o SESC/Thermas de Presidente Prudente oferece atividades de diversas linguagens. Na maioria gratuitas, que abrangem públicos de todos os gostos e idades. São Teatros, Circos, Shows, Oficinas, Cursos, Exposições, Tecnologias e Artes. E mais: Esporte, Lazer, Saúde e Alimentação. O mais novo Projeto do SESC/Thermas nasceu neste mês de Março/2016: CINE BOSQUE, que traz um espaço alternativo de cinema com filmes clássicos e contemporâneos, que - via de regra - não são exibidos na região. O "Cine Bosque" ocorre semanalmente; e cada mês traz um tema diferente. Exibe filmes relacionados a essa temática.  O mais pitoresco: a Sala de cinema fica entre árvores ! O Projeto "Cine Bosque" proporciona ao público a experiência de assistir grandes filmes a céu aberto. Um deles (que motivou esta matéria), diz respeito a uma personalidade marcante da história das comunicações no país: Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Mello - o Chatô - que nasceu em 05 de Outubro de 1892 e exerceu papel da maior relevância na época, até sua morte no dia 04 de Abril de 1968. 

Quem já assistiu a exibição do filme "Chatô - o Rei do Brasil" pode constatar a existência de uma figura inigualável na história da imprensa e da política brasileira. Jornalista brilhante, intelectual, culto e um auto-didata. Foi uma inteligência ímpar e um dos brasileiros mais poderosos do Século XX. Ele construiu um "Império", colecionou inimigos, se envolveu em dezenas de movimentos políticos em apoio aos Presidenciáveis: Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek de Oliveira. Foi uma atuação que influenciou sobremaneira a história brasileira - segundo fontes bem informadas. Fundou Jornais Associados; implantou a 1ª Televisão da América (TV Tupi) em 1950; criou a Revista "O Cruzeiro" em 1928 e "A Cigarra" em 1934. Liderou uma campanha em prol dos Aeroclubes e arrecadou centenas de aviões que foram doados a inúmeras cidades, além de ter implantado o Museu de Arte de São Paulo, o MASP. Aliado ao Governo da República, teve atuação marcante como Senador pelo Maranhão. Foi Redator-Chefe do Diário de Pernambuco e no Rio de Janeiro, além da Advocacia, escreveu para o Jornal do Commércio, Correio da Manhã e Jornal do Brasil. Chateaubriand  foi também Embaixador do Brasil no Reino Unido/Inglaterra.

No filme "Chatô - o Rei do Brasil", que tem a duração de 102 minutos e levou 20 anos para ser produzido, a direção geral é de Guilherme Fontes. Trata-se de um filme que gerou polêmica - e que foi baseado na obra de Fernando Morais - um Jornalista famoso pela produção de vários temas envolvendo a história de nosso país. O papel principal (representando Assis Chateaubriand) foi interpretado por Marco Ricca, sendo coadjuvado por Paulo Betti na figura do Revolucionário, ex-Ditador e Presidente da República Brasileira, Getúlio Vargas. "Chatô" mostra como ele manipulava as notícias em seus veículos de comunicação. Outros figurantes também têm papel relevante nessa produção do cinema, como: Andrea Beltrão, Letícia Sabatella, Leandra Leal, Eliane Giardini, Gabriel Braga Nunes, Walmor Chagas, José Lewgoy e outros. 

NOTÍCIA EM TEMPO REAL -   Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia
                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário