domingo, 17 de abril de 2016

''Dia mundial da voz'' é comemorado com palestras no HR de Presidente Prudente !

      OS HOMENS QUE DOMINARAM O BRASIL - DESDE 1930 - ATÉ ALCANÇAR A DÉCADA 60.
                       ------------------------------------------------------------------------          
GETÚLIO VARGAS-Ditador e Pres.da República(1930/1954)

Expresso da Vitória/Campanha Presidencial-Jânio Quadros.
Sua campanha-num trem da EFS-começou em Pres.Epitácio.


                JUSCELINO KUBITSCHEK DE OLIVEIRA,                                                                                                                              Nascido em Diamantina/MG em 12 de Setembro de 1902, foi eleito Deputado Constituinte no ano de 1946 pelo PSD; Prefeito de BH. Foi Governador do Estado de Minas Gerais; Presidente da República eleito pelo PSD/PTB em 1955, com 36% dos votos válidos. Seu slogan de Campanha: ''50 anos em 5''.  Foi ele quem implantou Brasília, e veio a    falecer em 1976, vítima de um acidente rodoviário.
-------------------------------------------------
                                                                                                                                                                                                                                           NA DÉCADA 60: O RÁDIOJORNALISMO COMANDOU AS MAIORES COBERTURAS DO PAÍS.
NA ÉPOCA ATUAL, OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO GANHARAM MAIOR PROJEÇÃO, INCLUINDO RÁDIO E TV.
A VOZ HUMANA SE FAZ OUVIR EM TODOS OS QUADRANTES DO PAÍS E TAMBÉM DO EXTERIOR.  
Sílvio Santos: Sempre na berlinda.
Luciano Reis: Inconfundivel na FM.
Cíntia Aquino: Voz e Simpatia na TV.
 NO BRASIL E NO MUNDO, A VOZ HUMANA SE FAZ OUVIR EM TODOS OS MOMENTOS DA HISTÓRIA. DESDE O PAPA AOS GRANDES LIDERES DE CADA CATEGORIA - (F O T O S   C E D I D A S).
Roberto Carlos: Sempre o"Rei"da Voz 
Ivete Sangalo: A voz que encanta.
PAPA FRANCISCO: UMA VOZ DOMINANTE  E BEM RECEBIDA.
O "Dia Mundial da Voz" jamais poderia se omitir em citá-lo como a figura
mais respeitável dos últimos tempos, na História da Humanidade.
NO HR/HOSPITAL REGIONAL DE PRESIDENTE PRUDENTE:
O "DIA MUNDIAL DA VOZ" MERECEU COMEMORAÇÃO ESPECIAL,
COM VÁRIAS PALESTRAS  ENTRE 15 E 19 DE ABRIL DE 2016.
Sérgio Reis: a Voz inconfundível. 








                 


                                                                                                                                             ''A VOZ DO POVO É A VOZ DE DEUS''! O SOM PRODUZIDO PELO SER HUMANO, USANDO SUAS CORDAS VOCAIS POSSIBILITAM: FALAR, CANTAR, GARGALHAR, CHORAR E SORRIR SEMPRE !                                                  

No AME-Ambulatório Médico de Especialidades do HR de Presidente Prudente-já foram ministradas 2 palestras alusivas ao "Dia Mundial da Voz". A próxima está marcada para 19 de Abril/2016  pelo Médico Otorrinolaringologista, Gabriel Ramalho. Os participantes receberão grátis um kit com maçãs.                                                            ------------------------------------
Escolhida a data de 16 de Abril para se comemorar o "Dia Mundial da Voz" verificou-se este ano, uma das primeiras comemorações. Foi uma iniciativa do Ambulatório Médico de Especialidades do HR/Hospital Regional de Presidente Prudente. As primeiras palestras foram ministradas na véspera - ou seja - no dia 15. A próxima palestra está prevista para 3ª feira, dia 19 de Abril. Na programação, uma série de orientações aos pacientes, acompanhantes e colaboradores com o desempenho do Serviço de Fonoaudiologia do Ambulatório de Especialidades/AME, pela Fonoaudióloga da Unidade, Carolina Tasso. Segundo a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 5 a 8% da população no Brasil tem problema vocal. "O cuidado com a voz precisa ser realizado desde a alimentação até o ato de falar, principalmente pelas pessoas que usam muito a voz no ambiente de trabalho. O consumo de água (várias vezes ao dia), juntamente com uma maçã, ajudam na limpeza e hidratação das cordas vocais" - diz a Fonoaudióloga. Na palestra de 3ª feira-19/Abril, os participantes receberão um kit com maçãs e água para estimular o cuidado com a saúde vocal.

Segundo a Wikipédia, a frequência natural da voz humana é determinada pelo comprimento das cordas vocais. Assim - diz - as mulheres que têm as pregas mais curtas possuem voz mais aguda que os homens. É por este motivo que as vozes das crianças são mais agudas do que os adultos. A mudança de voz costuma ocorrer na puberdade, provocada pela modificação das pregas  (que de mais finas), mudam para uma espessura mais grossa. Esse fato é especialmente relevante nos indivíduos do sexo masculino. Em Presidente Prudente, no HR do Hospital Regional "Dr.Domingos Leonardo Cerávolo", as palestras foram direcionadas a profissionais, especialmente telefonistas e recepcionistas. 

Há outras explicações para a voz humana: Adriana Pizzo Nascimento Gabarini define como um fenômeno, que existe desde o nascimento e se apresenta de diversas formas:. "como choro, grito, riso e sons da fala. É um dos meios de comunicação do indivíduo com o exterior, particularmente com seus semelhantes". A voz é produzida na laringe (garganta). Ao inspirarmos, o ar entra pelos pulmões e as pregas vocais se afastam. Ao falar, as pregas vocais se aproximam; o ar sai dos pulmões - e passando pela laringe - produz uma vibração. Se houver um desequilíbrio nesse mecanismo poderá ocorrer uma alteração na voz, que é diretamente influenciada pelo estado emocional do indivíduo. Ou seja: quando estamos contentes, temos um tom de voz, diferente de quando estamos tristes ou nervosos. Muitas vezes é um instrumento de trabalho e merece alguns cuidados. Esse cuidado - ora citado - é realizado com a voz, sendo chamado por higiene vocal. Importante: para preservar sua voz em seu dia a dia nas atividades de trabalho é indispensável tomar certos cuidados e evitar abusos.    

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter:  www.twitter.com/altinocorreia

Nenhum comentário:

Postar um comentário