domingo, 1 de maio de 2016

Revisão do Plano Diretor de Presidente Prudente está gerando debates junto à comunidade !

PARTICIPANTES DO DEBATE SOBRE O PLANO DIRETOR, NA UNESP
Atuando nesta Mesa Redonda no Auditório/Discente V, o Advogado e
Docente da Unesp, José Roberto Fernandes Castilho. Ao lado, o Engº
Civil, Laércio Batista Alcântara, Secretário Municipal de Planejamento.
-----------------------------------------------------------------------
Profª.Drª.Cristina M.P.Baron-Arquiteta
e Urbanista/Docente da FCT/Unesp.
Dr.Ênio Luiz Tenório Perrone, Pres.da
Câmara Municipal de Pres.Prudente.

AQUI FOI IMPLANTADA UMA CICLOVIA (EM MEIO À VIA PÚBLICA) NA PERIFERIA DE PRUDENTE, QUE VEM SUSCITANDO CRÍTICAS, EM RAZÃO DE UM ACIDENTE FATAL OCORRIDO APÓS SUA INAUGURAÇÃO.

Além da Ciclovia já foram  construídos em vários pontos,como: Bairros São Lucas, São Matheus e São Judas Tadeu
importantes melhoramentos que constituem o PARQUE ECOLÓGICO, com Trilhas,Academias,Campos de Futebol,etc.
Em nome do Poder Público Municipal de Pres. Prudente, o
Secretário de Planejamento, Engº. Laércio Alcântara prestou
todas as informações necessárias durante o debate na Unesp.
TRILHAS COMO ESTAS, ESTARÃO
LIBERADAS NO DIA 14 DE MAIO
.
No Parque Ecológico,são 163.000 m2;
Três Academias p/3ª idade; Pistas de;
Skate, Campo de Futebol de Areia;
Quadras, Pistas de Skate e Bike.
Custo da obra:R$3 milhões/Governo
do Estado.Presença:Geraldo Alckmin

 ESTE É UM NOVO VISUAL QUE A POPULAÇÃO PRUDENTINA AINDA NÃO CONHECE. CORRESPONDE  A UM NOVO PARQUE ECOLÓGICO, EM FASE DE CONCLUSÃO COM INAUGURAÇÃO PREVISTA P/14/MAIO.  

A plateia acompanhou os debates no Auditório da Faculdade de Ciências
e Tecnologia da Unesp - Câmpus de Presidente Prudente - SP.
A Associação de Bairros foi representada por Fábio Ortiz Barbosa.
A maior área verde da cidade de Presidente Prudente está concentrada
neste setor que vai do Câmpus Universitário até o Parque do Povo.
O PLANO DIRETOR DA CIDADE ESTÁ EXIGINDO NOVAS ÁREAS !

Opinaram: Engenheiros, Arquitetos,
 Geógrafos e Docentes da Unesp.




    UMA VISÃO GERAL DO CENTRO COMERCIAL DE PRESIDENTE PRUDENTE - A MAIOR    CIDADE DO EXTREMO OESTE PAULISTA -  A CAMINHO DO SEU CENTENÁRIO, EM 2017. POPULAÇÃO: 222.192 HABITANTES, SEGUNDO O I.B.G.E. 
                                                         -------------------------------
Nos preparativos para a comemoração do Centenário de Presidente Prudente - em 2017 - o que mais vem chamando a atenção de seus dirigentes nada mais é do que o "Plano Diretor da cidade". Por este motivo, a Prefeitura e Câmara Municipal estão se mobilizando no sentido de elaborar um plano devidamente revisado, como instrumento de planejamento e melhoria da qualidade de vida da população. Nesse trabalho se empenham o Secretário de Planejamento do município, Engº Civil Laércio Batista Alcântara - juntamente com o Presidente da Câmara - Dr.Enio Luiz Tenório Perrone. Eles tiveram a iniciativa de participar de uma Mesa Redonda no Auditório da FCT/Unesp, a fim de debater o assunto e colher novos subsídios que possam melhorar o Plano Diretor, um instrumento dos mais importantes. Por ter como finalidade principal, atender os anseios da comunidade. Desse encontro (realizado na noite de 27de Abril), participaram também: o Advogado e Docente da Unesp, José Roberto Castilho Fernandes; a Profª.Drª.Cristina M.P.Baron - Arquiteta e Urbanista, Docente da FCT/Unesp; e representando a Associação de Bairros, o Sr.Fábio Ortiz Barbosa. Inúmeros convidados: Engenheiros, Arquitetos, Geógrafos e Docentes de graduação e pós-graduação tomaram parte nos debates, que tiveram três horas de duração.

O Dr.Ênio Perrone ressaltou a importância de ter um Plano Diretor bem elaborado, inclusive com a participação do Legislativo, sendo fundamental a presença de um Assessor Especial. O Secretário de Planejamento, Laércio Alcântara esclareceu que para aprovação desse Plano é muito importante estabelecer contatos com a população dos bairros, especialmente no que diz respeito  a questões ambientais. Aduziu que Presidente Prudente, didaticamente é uma cidade dividida. Tem limitações, principalmente no meio rural e está saturada. O que se prevê é a falta de espaço com uma população superior a 220 mil habitantes. O problema de abastecimento de água felizmente foi resolvido com a chegada da Sabesp em 1977. Atualmente, a água para abastecimento da população urbana é captada em maior volume (70%), no Rio do Peixe). Embora, a solução futura seja representada pelo Rio Paraná. 

A Profª.Drª. Maria Encarnação Beltrão Spósito, do Deptº de Geografia da Unesp, sugeriu uma melhor distribuição de recursos, visando o futuro da cidade. "Temos que mudar de atitude. A maior parte das pessoas não compreende essa situação, nem pensa no desenvolvimento urbano. Daí, a necessidade de levar esse Plano ao conhecimento da comunidade". A Profª.Drª.Cristina Baron disse que o espaço urbano criou um "desafio"; por isso, é necessário que o Plano Diretor seja atualizado e corresponda aos anseios da cidade, pois Presidente Prudente tem história". Falou-se também da questão do Lixo que até hoje não foi resolvida. "Imaginem se os Lixeiros entrarem em greve por uma semana ou mais. Como fica a cidade ? O transporte coletivo também mereceu destaque especial, seguido de referências às Ciclovias (no meio da rua); Condomínios e Loteamentos irregulares"".

Outros participantes da Mesa Redonda, opinaram de forma crítica ou fazendo sugestões que possam ser úteis á elaboração do novo Plano Diretor da cidade nas comemorações de seu Centenário em 2017. O que pode ser feito pelo Poder Público Municipal? As áreas verdes e a Mobilidade Urbana; a Lei de Zoneamento e Zona Azul de Presidente Prudente? É preciso ter Equipes para tratar desses assuntos. Em São Paulo - em termos de Ciclovias - existem projetos, como também em todas as grandes cidades do exterior. Mas aqui o pensamento é outro! Tudo depende da questão política e administrativa e se aprende o que vai ser feito em outras cidades. As áreas de ocupação nunca podem ser superior a 20%, porque é preciso definir o que é essencial - concluiu.   

NOTÍCIAS EM TEMPO REAL -   Para se atualizar, acesse o Twitter:  www.twitter.com/altinocorreia

Nenhum comentário:

Postar um comentário