terça-feira, 21 de junho de 2016

HR faz captação de órgãos para salvar vidas e o 1º coração para transplante !

   Hospital Regional de Prudente atende 45 municípios e é o maior Hospital Público do Interior 
Um moderno Hospital implantado em Pres.Prudente  há vinte anos. 


Hospital Universitário"Dr.Domingos Leonardo Cerávolo" foi iniciativa do Prof.Agripino de Oliveira Lima Fº 


Em 2009, o Governo de São Paulo - representado pelo Gov.José Serra.- deu
p/inaugurado o Hospital, com a denominação de Hospital Regional de Base.
A inauguração do HRB/Pres.Prudente
reuniu pouco mais de 1.000 pessoas. 

Esta foi uma Festa inesquecível.

UM ACONTECIMENTO INÉDITO: Pela 1ª.vez, o HR fez captação de órgãos
com dois doadores (de 32 e 68 anos). O mais importante foi também captado:
o 1º coração para transplante; e cada doador poderá salvar até 8 pessoas.
Em ação a Equipe responsável pela
captação de fígado, rins e córneas.
 O HR "Dr.Domingos Leonardo Cerávolo"
recebeu 4  Equipes de Captação - entre as
quais o Instituto do Coração/INCOR - SP,
que captou em Pres.Prudente o 1º coração.
Dr. Renato Ferrari é o Coordenador. 
O coração captado em Prudente foi direto p/o Aeroporto. De
lá seguiu em voo fretado p/ S.Paulo,onde estava o receptor.

O HR é uma Unidade da Secretaria da Saúde de São Paulo, que atende uma região constituída por 45 municípios com mais de 500 mil atendimentos por ano. É o maior Hospital Público do Interior.    Está sob gestão da OSS - Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus.  ---------------------------------------

Desde que foi criado há 20 anos, o Hospital Regional de Base de Presidente Prudente passou por várias transformações. Antes como Hospital Universitário criado pelo empresário Agripino de Oliveira Filho, até 2009 atuando como Chanceler, Reitor da Universidade do Oeste Paulista/ Unoeste e ex-Prefeito Municipal. Foi no dia 12 de Setembro de 2009 que o então Governador José Serra veio até Presidente Prudente, especialmente para receber o título de "Cidadania", outorgado pela Câmara Municipal, Para aproveitar a viagem, o Governador  se fez presente nas instalações do Hospital (até então Universitário) para concretizar o plano de desapropriação da Instituição de Saúde Pública. Oficialmente a denominação Hospital "Dr.Domingos Leonardo Cerávolo", se fez em reconhecimento ao empenho pessoal do fundador da Faculdade de Medicina, vigora desde 13 de Fevereiro de 2009, data em que foi adquirido pelo Estado. Desde então, tornou-se referência em assistência médica - eletiva e de urgência/emergência - aos 45 municípios do extremo oeste paulista, com demanda direta do Paraná e Mato Grosso do Sul. 


A gestão do Hospital Regional de Presidente Prudente está sob responsabilidade da Organização Social de Saúde/OSS-Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus. Trata-se de uma entidade filantrópica cristã, sem fins lucrativos, dedicados a acolher, cuidar e servir aqueles que mais necessitam. Atuação  nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Goias, Pará e também no Haiti. Outra característica do Hospital Regional, é a Residência Médica, que conta com mais de 100 residentes nas mais diversas especialidades de Medicina, envolvidas em todas as ações assistenciais do Hospital. A Unidade também serve como campo de estágios para alunos de Medicina e outros cursos da área de saúde, em parceria firmada com a Universidade do Oeste Paulista/Unoeste.


Um fato inédito, verificou-se no último final de semana em Presidente Prudente. Domingo (19 de Junho), foi registrada a 1ª. captação de órgãos - de forma simultânea - com dois pacientes doadores, ao mesmo tempo: o HR recebeu 4 Equipes de captação. Entre elas, a do Instituto do Coração de São Paulo/INCOR, que na oportunidade, captou no HR, o 1º coração para doação neste ano.  Uma Equipe de Médicos de Ribeirão Preto/SP, foi a responsável pela captação de fígado; a Organização de Procura de Órgãos/OPO, de Marília/SP captou os rins; e a Santa Casa de Presidente Prudente, as córneas. Um homem de 32 anos e uma mulher de 68 anos foram os verdadeiros protagonistas.dessa ação. Cada um poderá salvar até 8 pessoas - segundo o Médico - Coordenador  da Comissão Intra-Hospitalar de captação de órgãos/CIH do HR:  Dr.Renato Ferrari. Para ser um doador - diz ele - basta que a pessoa  manifeste sua vontade para os familiares em vida. "Um gesto simples de um sim, pode transformar a vida de muitos. Especialmente quem espera por u m coração, que na maioria das vezes, são pacientes graves com risco de morte" - explicou. Sobre a captação simultânea, Dr.Ferrari apontou que é o resultado da estrutura qu eo HR tem, e a qualidade técnica da equipe intra-hospitalar. 


"O processo para captação de órgãos não é simples! É necessário concluir o protocolo de morte cefálica; encaminhar a documentação adequada para a Central de Transplantes, o relacionamento com a família, que é fundamental.. Além de organizar a logística da equipe, preparação do Centro Cirúrgico, dos materiais adequados. Chegada e partida dos órgãos.
O coração foi conduzido, com escolta da Polícia Militar Rodoviária para o Aeroporto de Presidente Prudente.  Logo depois, num voo fretado, seguiu para São Paulo, onde o receptor já aguardava para realização do procedimento cirúrgico. Da Equipe que forma a Comissão Intra-Hospitalar de Captação de Órgãos, fazem parte:Médico: Dr.Renato Ferrari e Enfermeiros: Elaine Regina de Souza, Janaíne Fernanda de Souza e Luiz Augusto Prado.


NOTÍCIA EM TEMPO REAL -  Para se atualizar, acesse o Twitter:   www.twitter.com/altinocorreia


                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário