domingo, 14 de agosto de 2016

Mobilidade Urbana: Mais de 200 mil veículos nas ruas de Presidente Prudente !



    A cidade cresceu demais. Fundada em 1917 tem hoje uma população acima
dos 220 mil habitantes. Impressionante: o número de veículos em circulação é    quase equivalente a uma unidade no percentual atribuído a cada morador. 

O desenvolvimento de Presidente Prudente é marcante. Nesta foto, procuramos mostrar
a área central da cidade, com destaque especial para os grandes edifícios (de até 25 andares). 

A pequena cidade no seu desenvolvimento não estava preparada para abrigar agora, uma frota tão grande!

O movimento é intenso em todos os pontos da cidade. Mas ainda falta o
mais importante - respeito ao Pedestre - e principalmente Educação de
Trânsito. Referência à Campanha em vigor: SEJA GENTIL !


Áreas demarcadas p/Estacionamentos
na área central,nem sempre respeitados
Pátio/Estacionamento em desativação.


A implantação dos Controladores Eletrônicos - mais conhecidos
por "Radar" - teve redução de 71% nos óbitos, comparando c/período
anterior;72% de redução em atropelamentos e 34% em acidentes c/vítimas.
Tráfego de veículos sob controle
nas principais Avenidas da cidade.
Os novos Radares funcionam dia
e noite, controlando a velocidade
(60 km/h) e avanços do Sinal
Vermelho que dão multas e
perda de pontuação na CNH. 

No tráfego urbano - segundo a SEMAV -circulam mais de 200 mil veículos.




          De acordo com o IBGE, a população de Presidente Prudente é de 222.192          habitantes (conforme dados do ano 2015)  - Foto cedida por Marcos Sanches. 


 No Hino Oficial de Pres.Prudente, diz o poeta e compositor César Cava: "Cresceu, cresceu demais.
E tão menina, orgulho desta gente prudentina". O Secretário Ayrton Carlos Dias, acrescenta:  A cidade se expandiu e na mesma proporção aumentou s/frota de veículos, que hoje passa dos 200 mil.                                                                 --------------------------------
Presidente Prudente já está se preparando para as comemorações do seu 1º.Centenário (em menos de cinco meses), no próximo ano de 2017. A bela e progressista cidade - segundo o Secretário de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública - Ayrton Carlos Dias, não estava preparada para abrigar e compartilhar um número tão grande de veículos como ocorre com a frota atual. Experimentamos hoje no dia a dia - diz ele - um trânsito lento, congestionado e engarrafado que só vimos acontecer em grandes metrópoles. Isto provoca inquietação e impaciência nas pessoas que conduzem seus veículos, tornando-se agressivas no volante. Sem perceber que passam a desrespeitar as leis de trânsito e o próximo. Centenas de acidentes de trânsito, atropelamentos e mortes, vem ocorrendo em nossa cidade nos últimos tempos. Devido à falta de conscientização e respeito de grande parte de nossos condutores.

"Não respeitamos o pedestre ao atravessar as vias públicas; fazemos uso de Celulares quando dirigimos; deixamos de usar o cinto de segurança - tanto nós como os passageiros, que via de regra são nossos filhos ou esposas (os).  Paramos no Semáforo sobre a faixa de pedestres; avançamos o sinal vermelho. Enfim, cometemos todo tipo de infração de trânsito que resulta em acidentes. E às vezes, lamentavelmente em "mortes". O Secretário Municipal da SEMAV, esclarece que o Poder Público vem incessantemente buscando soluções visando reduzir os altos índices de acidentes de trânsito, com maior sinalização, fiscalização e ações preventivas. Principalmente nas Escolas e abordagens educativas. Por fim, vem efetuando autuações aos infratores no intuito de reduzir esse ímpeto de transgressões às Leis do Trânsito. Em menos de um ano foram implantados os Controladores Eletrônicos de Velocidade, popularmente conhecidos por "Radar", com o único objetivo de reduzir a velocidade e acidentes de trânsito.  

Ayrton Carlos Dias, recorda que a SEMAV registrou reação de boa parte dos condutores ao  ser implantados os novos Controladores Eletrônicos, sob acusação de estarmos criando a "Indústria da Multa", quando verdadeiramente estávamos implantando o combate à "Indústria da Morte", como demonstram as estatísticas. Como consequência, houve uma redução de 71% nos óbitos e redução de 72% de atropelamentos e 34% nos acidentes de trânsito com vitimas. Por este motivo, Presidente Prudente tem muito por comemorar. Temos que nos reeducar para o trânsito; educar nossos filhos ainda pequenos, dando-lhes exemplos de boa conduta e educação no trânsito; e também com as pessoas que fazem parte dele. Principalmente os pedestres. Aliás, todos nós o somos. Vamos iniciar o 2º Centenário da querida cidade de Presidente Prudente, transformando-a em trânsito mais educado, gentil e humano - concluiu o entrevistado. 

NOTÍCIA EM TEMPO REAL -  Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia 
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário