quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Presidente Prudente faz sua maior festa, preparando-se para o Centenário em 2017 !

Presidente Prudente é Polo Regional  e se desenvolve em ritmo acelerado como a maior cidade do Extremo Oeste Paulista
A cidade vem crescendo em todos os
aspectos. Os sonhos do passado e
de todos os tempos apontam grande
desenvolvimento urbano e rural.
O colonizador, Francisco de Paula
Goulart jamais imaginaria que esta
cidade que ele fundou em Setº/1917,
alcançaria posição tão destacada. 

Cel. Francisco P.Goulart.

Abrindo o Desfile comemorativo aos 99 anos de fundação de Presidente Prudente, o glorioso Tiro de Guerra 02-063..

A Avenida Washington Luís, foi palco de um grande desfile que contou com a participação de 10 mil pessoas. Tiro de Guerra, Polícia Militar, Bombeiros, Escoteiros, Entidades Sociais, Empresas e Escolas participaram desse evento.

Polícia Militar - aqui representada pelo 18º BPM-I teve presença destacada.
- COBERTURA FOTOGRÁFICA DE JOÃO LAÉRCIO SANTOS - 
Jovens representaram os ancestrais
que vieram da Terra do Sol Nascente.



Cada representação trouxe para a
Av.Washington Luís, o que tinha
de mais importante para mostrar.
A Avenida Washington Luís teve um 14 de Setembro, inesquecível !





Ordem Demolay: o grande destaque.

     O trajeto percorrido este ano pelos participantes do Desfile comemorativo aos 99 anos de fundação de Presidente Prudente entra para a história; enquanto começam os preparativos para a Festa do Centenário da cidade, que começará em Janeiro e vai até o dia 14 de Setembro de 2017.                                                                       --------------------------------

A história tem inicio em 1917 - Século XIX - quando os mineiros vieram para a região de Presidente Prudente em busca de terras boas para a agricultura. Isso - segundo os historiadores - depois que as minas de ouro que eles exploravam se esgotaram. Na época, a região era habitada tão somente por índios da Etnia Guarani, divididos em três tribos: Caiuás, Xavantes e Caingangs, também conhecidos por "Coroados". Os primeiros colonizadores enfrentaram as maiores dificuldades. O primeiro cidadão reconhecido como Colonizador foi o Cel.Francisco de Paula Goulart, que em Setembro de 1917 veio de Trem até Indiana. Daí, se utilizou de um Lastro da Ferrovia para chegar ao Bairro da Memória (mais tarde transformado em Regente Feijó). Nessa altura, ele viajou a pé pela antiga estrada boiadeira até alcançar o "Alto Tamanduá", situado nas proximidades da nova Estação da EFS (em construção), que veio a ser denominada inicialmente Vila Goulart. Depois Presidente Prudente, em homenagem ao então Presidente Prudente José de Morais e Barros. Dois anos depois, aqui chegou o Cel. José Soares Marcondes -considerado 2º Colonizador - tendo em sua companhia o agrimensor Francisco Cunha, que se encarregou da abertura das primeiras picadas em meio a floresta. Mas, somente em 1921 é que Presidente Prudente foi transformada em município, através de Decreto do então Governador Washington Luís Pereira de Souza..

O Desfile dos 99 anos de Presidente Prudente começou às primeiras horas do dia. Havia uma preocupação muito séria quanto à ocorrência de chuvas, o que aconteceu horas antes do desfile. Com isso, ficou assegurada a presença da população na área central da cidade, onde se desenvolveram as apresentações. Pela Avenida Washington Luis - desde as imediações da antiga estação ferroviária - até o Palanque Oficial diante do Colégio Cristo Rei. O Poder Público Municipal foi representado pelo Vice-Prefeito em Exercício, Marcos Vinha. O 1º ato oficial foi representado pelo hasteamento das bandeiras brasileira e paulista. O Hino Nacional Brasileiro e o do município (de autoria do poeta César Cava) foram executados pela Banda Musical Regimental do CPI-8 da Policia Militar. Daí, começou o Desfile que durou cerca de 2 horas. Tomaram parte nessa Parada Cívica, 65 grupos, constituídos por aproximadamente 5 mil participantes. A plateia presente nas laterais da Avenida Washington Luis, foi calculada em 10 mil pessoas.

Presidente Prudente ostenta com justa razão, uma de suas atividades mais promissoras. É considerada a 8a."Melhor Cidade" para se viver no Brasil, após a Aposentadoria. É também classificada pelo IDH - Índice de Desenvolvimento Urbano - como a 25ª melhor cidade brasileira. Sua população, de acordo com estimativa do IBGE é representada atualmente por 223.749 habitantes. Em 2015, esse número estava em torno de 222.192 moradores o que equivale a um aumento de 0,7%. Na Mobilidade Urbana, de conformidade com as informações da  Secretaria Municipal de Assuntos Viários - SEMAV - o número de veículos que circulam pela cidade de Presidente Prudente vai além dos 200 mil, alcançando a media aproximada de um veículo por habitante. A população flutuante de Presidente Prudente gira em torno de 50 mil pessoas, a maioria, estudantes universitários. A cidade conta com 4 Universidades: FCT/UNESP, Toledo-Centro Universitário, Universidade do Oeste Paulista/UNOESTE e Universidades do Estado de São Paulo/UNIESP. 

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia

Nenhum comentário:

Postar um comentário