segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Luz, Câmera, Ação: Começa a rodar o filme do Centenário de Presidente Prudente !

Parte do elenco dirigido pelo cineasta Vicentini Gomez. Os dois coronéis
que desbravaram os sertões sorocabanos: José Soares Marcondes
(Carlo Briani) e Francisco de Paula Goulart (Antonio Petrin).




 O Roteiro da nova produção cinematográfica é apresentado aos seus principais figurantes, reunidos em Presidente Prudente. Cada personalidade escolhida, quer desempenhar importante papel para a história.

            Vicentini Gomez vai em busca do passado para reviver a história de Presidente Prudente. 

Nos primórdios da fundação de Presidente Prudente já existia um objetivo:
A abertura da Estrada Boiadeira e a pressão p/modificar o traçado da EFS. 
       FOTOS : DIVULGAÇÃO.

Nessa missão histórica nos primórdios do século  passado, importante papel das primeiras mulheres:
Isabel Dias Goulart e Mariquinha Cunha (vividas por Bárbara Bruno e Cleo Ventura), respectivamente.

Petrin, Gésio Amadeu e Serafim.

As primeiras cenas (já rodadas no SET de cinema), envolvem personalidades históricas dos últimos 100 anos na cidade e região de Presidente Prudente/SP.   

     Genésio de Barros e Carlo Briani revivem duas personalidades históricas: Dr. Francisco    Cunha (João do Mato) e Coronel José Soares Marcondes, ambos envolvidos no processo de  colonização de Presidente Prudente e outros municípios da Alta Sorocabana e Alta Paulista.
                                              -----------------------------------------------
A fase áurea do cinema brasileiro foi marcante na historia de Presidente Prudente nos anos da década 50, quando a cidade chegou a contar com cinco casas dedicadas à exibição de filmes. Cines: João Gomes, Phenix, Presidente, Ouro Branco e Cine Coral. Antes porém, foram produzidos inúmeros documentários cinematográficos, sob pretexto de divulgação da cidade, a começar em 1925 com um dos primeiros documentários exibidos como "Jornal da Tela", incluido no Youtube atualmente. Decorridos quase 100 anos, surge um resgate histórico que está sendo produzido pelo cineasta Vicentini Gomez. As primeiras cenas já rodaram e as demais serão produzidas e captadas nos próximos meses, por uma equipe especializada. No elenco, centenas de participantes, dentre os quais, nomes famosos do cinema e da TV, como: Carlo Briani, Antonio Petrin, Gésio Amadeu, Antonio Serafim, Claudimir Causin, Genésio de Barros, Bárbara Bruno, Cléo Ventura e outros.  

            Sobre esse tão aguardado projeto "História e Estórias - cem anos" diz o produtor, Vicentini Gomez: 
"Foram examinadas milhares de páginas de jornais e revistas, que retratam ou trazem diferentes visões sobre a economia, a sociedade e a política da cidade. Hoje, incorporadas nos  acervos  da  Biblioteca Municipal e Museu  Histórico.  A partir  do  material  levantado e analisado pela  equipe, foram  feitas  as  escolhas  dos momentos  mais  significativos dos  cem  anos da  história da cidade". No capítulo  inicial  como  exemplo, é valorizada a ação do Capitão Francisco Whitacker  na  abertura  da  Estrada  Boiadeira  e  o  resultado  da pressão das forças politicas - com interesses na região - para modificar o traçado inicial da Estrada de Ferro Sorocabana. Ainda no  Império, o projeto previa que após Botucatu, os  trilhos  estariam dirigidos, rumo às barrancas do Rio Paranapanema, na altura do Tibagi.  O  novo  traçado  para  alcançar Porto Tibiriçá (hoje Presidente  Epitácio), às  margens do Rio Paraná,  "foi  decisivo  na  transformação do  Oeste Paulista e  no surgimento e desenvolvimento de Presidente Prudente"..

O roteiro finalizado dessa nova e importante produção cinematográfica prenuncia um filme fluente, rico em imagens e informações inéditas, que certamente asseguram uma visão abrangente do processo que resultou na "cidade centenária". Desde suas origens até os dias atuais. A linguagem contemporânea, a exploração de recursos de 3D e computação gráfica, garantem um produto dinâmico. Por outro lado, ao serem mobilizados atores renomados da TV e cinema nacionais para representar os principais personagens históricos locais, o filme: "História e Estórias - cem anos" não apenas sensibilizará amplas camadas da população. Como também será um valioso instrumento de valorização da história de Presidente Prudente - Capital Regional. Este filme contará uma história; mas segundo Vicentini Gomes - que é o Roterista - muitas outras histórias e estórias estão por aí por contar. Cabe a quem se dispor, escolher os fatos com ciência, fundamento e interesse.

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altnocorreia


Nenhum comentário:

Postar um comentário