sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Ano do Centenário tem sua 1ª Exposição no Museu Histórico Municipal de Presidente Prudente !

Marcos Antonio Sanches/fotógrafo.
Em 1996 ele montou esta Exposição,
constituída  por 46 fotos especiais.

Depois de funcionar por muitos anos como Matadouro, este Conjunto
Arquitetônico transformou-se em Museu Histórico e Arquivo Municipal;
e agora acolhe a  1ª Exposição Fotográfica dos 100 anos da cidade.

O Dia do Fotógrafo -comemorado em 08 de Janeiro- serviu de motivação para esta matéria que envolve o desenvolvimento de Presidente Prudente desde 1917.

As famílias  pioneiras que desbravaram os Sertões  Sorocabanos se concentraram nas cercanias de Pres.Prudente. E aqui, fundaram o maior núcleo residencial de todo o Oeste Paulista, com  uma população atual de 223.749 habitantes.

     Imagens do passado e do presente são aqui mostradas nesta Exposição. 


Nascido em Cândido Mota, Marcos Antonio Sanches (50 anos), se dedica
à Arte Fotográfica há 27 anos, com uma vivência de 47 anos em Prudente
.

 (Fotografias expostas no Museu)


Adicionar legenda

O desenvolvimento urbano se faz notar  de ano para ano.



E aqui surgiu a Grande Metrópole !

O Estádio Prudentão "Paulo Constantino" tem a marca registrada do fotógrafo profissional Marcos Antonio Sanches.

       Relembrando o saudoso Poeta César Cava: "Cresceu, cresceu demais - e tão menina - orgulho dessa gente prudentina. Seus edifícios, quais mãos numa prece, olham os céus e a Deus agradecem"...  

  Efetivamente, Presidente Prudente - fundada em 1917 por Marcondes e Goulart - é considerada  hoje, a maior   cidade do Oeste Paulista. Conta com três Universidades, duas Faculdades e sete    Instituições dedicadas ao Programa de Educação a Distância (incluindo o Sesi,Sesc e Senai).                                                     ------------------------------------------
Inúmeros eventos estão sendo cogitados para comemorar o Ano do Centenário de Presidente Prudente. O 1º já está acontecendo e representa iniciativa de um fotógrafo (Marcos Antonio Sanches), que reuniu nada menos que 46 fotos de épocas as mais diferentes para evidenciar a importância desse 1º Centenário de fundação da cidade. São imagens inéditas, produzidas no século passado com a finalidade de mostrar o desenvolvimento de um município que se projetou como um dos maiores e o melhor para se viver. Na verdade, as primeiras fotografias que documentam essa Exposição do Museu e Arquivo Histórico Municipal foram produzidas por iniciativa de Amadores e Profissionais. Dentre os quais podemos citar: Sadame (Mário) Hirai, que chegou ao Brasil com três anos de idade, residiu com a família na zona rural de São Manoel e depois se transferiu para a Alta Sorocabana, onde se dedicou à arte fotográfica com atuação em Paraguaçu Paulista, Presidente Venceslau, Presidente Bernardes e Presidente Prudente, desde 1937. Ele percorria toda a região acompanhado do irmão (Pachá), atendendo pedidos de fotos e reproduções dos primeiros habitantes.

Na mostra fotográfica produzida por Marcos Antonio Sanches, as ilustrações estavam apenas digitalizadas, isto é, não estavam disponíveis para a população. "São fotos importantes que eu queria mostrar para os munícipes" - diz Marquinho - acrescentando que "são fotografias do começo da cidade".  Sua intenção é dar continuidade à Exposição, com uma nova mostra em Setembro que é a fase de maior importância nas comemorações do Centenário de Presidente Prudente. "Ainda tem muito por ser mostrado e além disso, quero retratar as personalidades que contribuíram para o progresso da cidade. Enfim, tem muita história a ser contada. Quero juntar todos os trabalhos dos anos anteriores e fazer uma exposição bem extensa, com toda a história do desenvolvimento de Presidente Prudente" - disse.    

Marcos Antonio Sanches nasceu em Cândido Mota, tem 50 anos de idade e veio para Prudente há 47 anos. Como profissional, ele exerce suas atividades há 27 anos. Atuando na Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal, ele vem documentando os fatos mais importantes de nossa história. São eventos políticos e sociais, registro especial de visitas ilustres e outros acontecimentos na esfera local e regional. Ruas, Avenidas, Logradouro Públicos, Monumentos e obras de âmbito administrativo são documentados periodicamente pelo jovem fotógrafo. Em suas lentes, belas imagens da área urbana, suburbana e rural. Dentre as quais, o Estádio "Prudentão", inaugurado em Outubro de 1982 e uma homenagem a quem o implantou: Paulo Constantino. Também ilustrando os mais destacados órgãos de imprensa - jornais, revistas, sites, blogs e portais WEB - as mais expressivas imagens da cidade de Presidente Prudente. Fundada por Marcondes e Goulart há um século passado e atualmente considerada "Capital Regional", com uma população de 223.749 habitantes - segundo o IBGE. 

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter:  www.twitter.com/altinocorreia  

Nenhum comentário:

Postar um comentário