quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Serviço Militar é obrigatório e Presidente Prudente ocupa posição de destaque há muitos anos !

Após 30 anos dedicados ao Exercito Brasileiro,o Tte.Lacir Ferreira é o atual
comandante da 20ª Delegacia do Serviço Militar em Presidente Prudente.
A Delegacia funciona na Praça da
Bandeira (junto ao Viaduto).

O Serviço Militar tornou-se obrigatório através de uma Lei de 1906, sendo
implementado  no Brasil, com a entrada do Governo Afonso Pena. 
A Delegacia tem vários assessores
Te.Ferreira já passou por 6 cidades.

Para atendimento na cidade de Presidente Prudente existe um convênio firmado com a Prefeitura Municipal que mantém
a Junta do Alistamento Militar e a Delegacia Regional que reúne 16 municípios, além da sede na Praça da Bandeira.
Tenente Ferreira dá as ordens e atende com solicitude todas as pessoas
que o procuram. Por isso a Delegacia Regional e as Juntas do Serviço
Militar em 17 municípios da região merecem atenção especial.
---------------------------------------------------------------
Além de Prudente, cada Junta do Serviço Militar tem seus Secretários,.
especialmente contratados para prestação de serviços à comunidade.
No alto, a foto que identifica o Cte.do
Exército Brasileiro: General Eduardo
Dias da Costa Villas Boas.

                     ( Fotos cedidas )

Um trabalho digno de registro! Em Março/2015 aqui estiveram três Generais do Exército, que vieram especialmente para inspecionar os Tiros de Guerra, as Delegacias e Juntas do Serviço Militar. Foram seis as cidades visitadas. 

Este é um dos mais modernos helicópteros utilizados pelo Exército Brasileiro para o transporte de Oficiais e Comandantes das diversas unidades - especialmente mobilizado - para a inspeção pelos Generais: João Camilo Pires de Campos (Cte. Militar do Sudeste) e outros dois Generais que o acompanharam nessa visita à região de Presidente Prudente. 

---------------------------------------------------
Desde longa data, o Serviço Militar é considerado Obrigatório. O Alistamento nas Juntas ou Delegacias especializadas é feito pelos jovens ao completar 18 anos de idade. O prazo para a declaração começa no dia 1º de Janeiro e vai até 30 de Junho de cada ano. Formado o contingente através do Tiro de Guerra, os demais alistados ficam desobrigados da prestação do Serviço Militar, sendo dispensados. É o que vem ocorrendo há muitos anos, desde a implantação dos Tiros de Guerra no interior do Estado. O número de alistados em Presidente Prudente, gira em torno de 4 mil por ano; e os convocados para a seleção final servindo nas Unidades do Exército, cumprem um período de 10 a 12 meses de atividades. O Serviço Militar (fundado na cidade de Rio Grande/RS desde 1906), tornou-se obrigatório para os cidadãos do sexo masculino quando chegar aos 18 anos. Em alguns países, a conscrição abrange os 2 sexos. O Certificado de Alistamento Militar é um documento expedido pelo Ministério da Defesa a todos os jovens de 18 anos que se apresentarem nas Juntas ou Delegacias do Serviço Militar. O Certificado de Alistamento ou de Reservista - segundo a Vikipédia - tem dupla serventia, pois identifica os interesses de defesa nacional  e constitui prova de estar em dia com as obrigações militares.

Partindo de Presidente Prudente - que tem uma Junta e uma Delegacia do Serviço Militar - e o Tiro de Guerra (02-063) em pleno funcionamento desde a década de 1.930, os alistamentos são feitos através de convênios com as Prefeituras de vários municípios. Cada junta tem um Secretário especialmente designado para atender a população representada por: Alfredo Marcondes; Álvares Machado; Anhumas; Caiabu; Estrela do Norte; Indiana; Martinópolis;Narandiba; Pirapozinho; Presidente Bernardes; Regente Feijó; Sandovalina; Santo Expedito: Taciba; Tarabai e Emilianópolis. As Unidades de Presidente Prudente (Delegacia e Junta do Serviço Militar) teve seu Registro Oficial a partir do ano de 1951. A nível Regional são destacadas as seguintes localidades: Bauru (6ª.Circunscrição do Serviço Militar); Presidente Prudente; Presidente Venceslau; Dracena; Adamantina; Andradina; Araçatuba; Penápolis; Tupã; Assis; Marília e Ourinhos.    


Quem comanda a Delegacia do Serviço Militar na região é o Tenente Ferreira, que iniciou sua carreira militar na cidade de Santa Rosa/RS no ano de 1986. De lá, cumpriu missões em outras cidades brasileiras, como: Três Corações/MG, Itaqui/RS, Amambai/MS, Iguatemí/MS. Ponta Porã/MS. Manaus/AM e finalmente Presidente Prudente/SP. São mais de 30 anos que ele dedica ao glorioso Exército Brasileiro. Em nosso blog de 25 de Abril de 2015, destacamos a longa trajetória percorrida pelos nossos Tiros de Guerra. Primeiro, o TG-20 cuja fundação é atribuída como sendo 1930 em data não revelada. Outra fase foi constatada (entre 1937/38), com a prestação do Serviço Militar e alistamento como voluntário do ex-combatente da II Guerra Mundial, Raul Kodama (falecido aos 98 anos de idade em 2016). Depois da denominação TG-20 vieram: o TG-231 e posteriormente o TG 02-063, que é sua atual denominação. Em 2015 - segundo relato oficial - haviam na época, 450 jovens convocados, dos quais 100 foram incorporados ao TG na seleção final. A atual sede do TG foi inaugurada no dia 14 de Setembro de 1966.



NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia      

Nenhum comentário:

Postar um comentário