sábado, 20 de maio de 2017

Sociedade Vulnerável: Prudente sediou o 4º Fórum Nacional de Meio Ambiente !

      "Dez é um número marcante que coincide com os 100 anos de Presidente Prudente" - diz o Prefeito.
O Prefeito Nelson R.Bugalho presidiu a abertura do evento.
Marcos Akira Mizusaki e convidados


Aspecto geral da abertura do evento no Teatro Paulo Roberto Lisboa, no Centro Cultural Matarazzo.


    Tema escolhido:   Sociedade Vulnerável  - Presença e participação das mais altas autoridades e  ambientalistas, especialmente convidados.
Dentre os participantes do evento, o Pres.do IAB, Luiz Flávio Gomes.
Palestrantes convidados.
Um público seleto participou ativamente do 4º Fórum Nacional de Meio Ambiente,realizado em Presidente Prudente.

 A devastação do Meio Ambiente: 1ª Etapa do Colapso das Nações Fracassadas, foi o tema  abordado pelo Pres.do IAB, Luiz Flávio Gomes. Homenageado o Prof.Antonio César Leal. 

  Após a realização do X Fórum de Direito Ambiental do Pontal do Paranapanema, veio o 4º Fórum Nacional de Meio Ambiente - sediado na cidade de Presidente Prudente - nos dias 18 e19 de Maio. O evento foi bastante prestigiado, conforme imagens captadas no ato de abertura.
                                                 --------------------------------------------
Com abordagem de temas ambientais da mais alta importância, Presidente Prudente acolheu autoridades e ambientalistas de renome nacional e internacional para atuar num  debate de temas dos mais diversificados. Nos dias 18 e 19 de Maio, realizou-se o 4º Fórum Nacional de Meio Ambiente, no Teatro Paulo Roberto Lisboa -Centro Cultural Matarazzo.Todos os  visitantes  foram recepcionados no local do evento, onde o Presidente da Comissão Organizadora, Marcos Akira  Mizusaki deu as boas-vindas em nome dos organizadores do evento. Formada a mesa, usou da palavra o Prefeito do município, Nelson Roberto Bugalho. A seguir: a execução do Hino Nacional Brasileiro e Hino do município. Novos oradores se fizeram ouvir e a palavra final foi dada aos palestrantes: Édis Milaré e Luiz Flávio Gomes, encerrando a 1ª noite com um debate. No dia seguinte foi desenvolvida extensa programação - das 8 às 18hrs - com a abertura pelo Presidente da Mesa, Fábio Ferreira Morong com três painéis programados e participação dos palestrantes e moderadores: Erika Bechara; Silas Silva Santos; Bruno Campos Silva; Galileu Marinho Chaves; Gabriel Lino de Paula Pires; Laury Cullen Júnior; José Eduardo Ismael Lutti; Sandro Marques Godoy; Rafael Morais Chiaravalloti; Amauri Alvarez; Claudio Benedito Valladares de Pádua; Rodrigo Lemos Artero; Fernando Reverendo Vidal Akaoui; Paulo de Bessa Antunes; Werner Grau Neto e Frei Phillip Machado. 

Na abertura do evento, o Prefeito Nelson R.Bugalho ressaltou que a iniciativa nasceu tímida, e hoje está em sua 10ª Edição, justamente quando a cidade completa seu Centenário. "Dez é um número marcante, que coincide com os 100 anos de Presidente Prudente. A Prefeitura sempre deu apoio a esse evento e o tema Sociedade Vulnerável, reflete a aceleração das mudanças climáticas do planeta. O tempo não está ao nosso favor, e não podemos deixar que a crise econômica seja desculpa para que as questões ambientais sejam postergadas" - disse.  O Promotor Marcos Akira Mizusaki - Pres.da Comissão Organizadora do evento - fez uma retrospectiva das edições anteriores e comparou o evento à uma árvore que está crescendo. "Nosso evento nasceu da iniciativa de um grupo, do qual participava o então Promotor Nelson Bugalho. E a cada ano, conseguimos agregar mais. A árvore está crescendo e fazendo parte do Calendário Oficial do Estado de São Paulo e como qualquer árvore necessita ser regada e protegida. Todos nós devemos ajudar a manter essa árvore em pé" - afirmou. 

O palestrante da noite, Luiz Flávio Gomes, falou sobre o tema Devastação do Meio Ambiente - 1ª Etapa do Colapso das Nações Fracassadas. Ele é Dr. em Direito Penal, Jurista e Professor em vários cursos de Pós-Graduação - Nacionais e Internacionais. Entre eles, a Faculdade de Direito, da Universidade Austral de Buenos Aires/Argentina e Faculdade de Direito da Universidade Católica de Santa Maria/Arequipa-Peru. Na Área Jurídica, ele já publicou 57 livros. Na palestra, Gomes citou a devastação ambiental da Ilha de Páscoa, um Santuário Ecológico (próspero e de diversidade cultural rica), hoje reduzido a uma pequena população de 5 mil habitantes, que vive numa ilha devastada, um deserto absoluto, sem água, rios e sem árvores. Destruída para utilização das madeiras, transformadas em estátuas. A ganância econômica de quem quer vantagem em tudo e lucro a qualquer preço, juntamente com a ganância política de quem quer perpetuar no poder, formam o poderoso crime organizado. É nesse ponto que o Brasil se encontra - concluiu o palestrante.

No encerramento da 1ª fase do evento, foi homenageado o Prof.Dr.Antonio César Leal, da FCT/Unesp que recebeu o Prêmio "Mico Leão Preto", um troféu como reconhecimento da Bacia Hidrográfica do Pontal do  Paranapanema. Também como homenagem por ser o idealizador do curso de Mestrado Profissional voltado para membros do Comitê e seus 20 anos de trabalho e dedicação à causa ambientalista.

NOTÍCIA EM TEMPO REAL- Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia 



Nenhum comentário:

Postar um comentário