domingo, 2 de julho de 2017

Em pleno Inverno com clima quente e seco, os ipês rosa cobrem a cidade e região !

  Espécie nativa da botânica brasileira mostra toda sua beleza, imponência e esplendor !

Os ipês das variedades "Rosa" ou "Roxo" são os mais
visualizados em Presidente Prudente e toda região.

No Centro ou na periferia da cidade.
   A Secretaria Municipal do Meio Ambiente vem intensificando o plantio de árvores ornamentais.
  Nos últimos anos - segundo dados oficiais - Pres.Prudente recebeu mais de 120 mil mudas de árvores, incluindo os ipês (30 ou 40 mil mudas nos bairros) e também no centro e área rural. 
Florescendo o Ipê Rosa (bola).
Responsável pela Meteorologia da Unesp, o Prof.Dr.José Tadeu Garcia
Tommaselli revela que a precipitação em Junho foi 20% abaixo da média.
  O Parque do Povo sediou no último fim-de-semana importante encontro em defesa da ecologia. Para colorir o Parque, as mais variadas espécies botânicas.  

Esta foi uma concentração pública que reuniu estudantes, ecologistas, autoridades e grupos de jovens.

O plantio das flores mereceu participação especial do Prefeito N.Bugalho.
  Aumentam as áreas verdes !

As crianças aderiram ao plantio das novas espécies dos
Ipês Rosa (bola) e outras variedades botânicas.  O 
plantio simbólico no Parque do Povo foi muito além da 
expectativa, com milhares de mudas plantadas no decorrer
dos últimos anos. Os valores da temperatura na atual 
estação do ano - segundo a Unesp - foram 0,4ºC acima da
média histórica. "Foi um Junho clássico e as floradas dos 
ipês acontecem em duas épocas, dependendo da variedade".
No Pq.do Povo as flores desabrocham.
O Ipê Rosa (bola) é visto e admirado.

            No ano do Cinquentenário de Presidente Prudente, o Ipê Rosa foi adotado oficialmente como "Árvore Símbolo"; e aí está como amostragem. 


Esta é uma variedade botânica que faz parte da cultura indígena. Suas floradas desabrocham com maior frequência no inverno e têm a duração de até duas semanas. Sendo uma espécie nativa está sujeita às condições climáticas - e como Junho foi normal - as floradas também foram normais.                                                          ----------------------------------
Ruas, praças públicas e até estradas ou rodovias no meio agropecuário ostentam um cenário multicolorido proporcionado pela florada dos ipês. Agora, em pleno Inverno surgem as variedades "Rosa" ou "Roxo" e para despertar maior atenção os chamados Ipês "Bola", que cobrem boa parte das áreas rural e urbana de Presidente Prudente. A florada, que já era vista e admirada por todos, ficou ainda mais atraente neste Inverno, devido aos valores da temperatura a partir do mês de Junho, onde a Meteorologia da Unesp registrou 0,4ºC acima da média histórica, segundo afirmação do Prof.Dr. José Tadeu Garcia Tommaselli, um especialista em assuntos meteorológicos. O valor da precipitação do período foi 20% abaixo da média, sendo Junho considerado um mês "clássico" com floradas normais dos ipês. Especialmente do Rosa "bola". Em média, as chuvas do período foram mais intensas em Janeiro (338 mm); Maio (163,2mm); Abril (86,2mm); Fevereiro (49,0mm); Junho (44,2mm) e Março (38,2mm). Em junho de 2017 foram constatados apenas 6 dias chuvosos. Em Janeiro, 25 dias com chuvas. 

"Colorindo o Parque do Povo" - a maior área verde da cidade de Presidente Prudente - houve a maior movimentação no último final de semana, onde foram plantadas flores e centenas de mudas de árvores (especialmente ipês). As principais autoridades municipais estiveram presentes, juntamente com boa parte da comunidade estudantil. O Prefeito Nelson Roberto Bugalho liderou o movimento e orientou o plantio de inúmeras variedades botânicas. O próximo passo certamente deverá chegar às praças e logradouros públicos, bem como as áreas de fundos de vales. Segundo o Secretário Wilson Portella, do Meio Ambiente, no decorrer dos últimos dois anos foram plantadas cerca de 8 mil mudas de árvores da espécie botânica, que somadas às plantações anteriores totalizam aproximadamente 120 mil árvores em toda a área territorial do município. Clima quente e seco (como ocorre atualmente), é o ideal para a florada dos ipês. 

A florada colorida dos ipês - rosa, amarelo, roxo ou branco - faz parte da cultura dos povos indígenas - além da formação social - na produção de arco e flexa para caça e proteção. Tem também importância na construção civil, artesanato e fabricação de móveis, instrumentos agrícolas e tacos. São muitas as denominações para identificação dessa espécie vegetal de variedade botânica: Ipeuna em Minas Gerais; Piuva, no Pantanal e Pau D'Arco no Nordeste brasileiro. Em edições anteriores (postadas em 2012 e 2015), o Blog "Memórias de um Repórter do Interior" inseriu fotos e textos inéditos, que têm sido referências para seguidores e eventuais interessados no assunto. Ao mesmo tempo, o Google (além de reproduzir o conteúdo das matérias), chama a atenção para as imagens que identificam os ipês das variedades "Rosa" ou "Roxo". E o mais importante: as imagens dessas espécies botânicas. De quatro imagens postadas na Internet para a chamada dessas matérias, três são de nossa autoria.

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar,acesse o Twitter:  www.twitter.com/altinocorreia


Nenhum comentário:

Postar um comentário