domingo, 20 de agosto de 2017

A arte da grafitagem dá "outra cara" à paisagem urbana de Presidente Prudente !

O Prefeito Nelson Roberto Bugalho dá o lance inicial dessa obra de
grafitagem em Maio de 2017, que a Equipe de Leonardo Ferreira executa.
  

Mural concluído em poucos dias. 

A titulo de comparação: Este painel foi um dos primeiros que o grafiteiro Leonardo Ferreira executou há dez anos. 

Com suas assistentes, Leonardo (Leozinho) dá novo visual à cidade.
Segundo o Prefeito Bugalho, com a grafitagem o muro ganha vida e dá um
novo olhar para a cidade "Centenária" de Presidente Prudente. 
   O Promotor André Luis Felício cita a importância da arte da grafitagem e lembra que o MPE realiza campanha contra a poluição visual, que pode ser combatida e solucionada através da arte do grafite e valorização dos grafiteiros. 
Quem estiver trafegando rumo ao Centro Cultural Matarazzo, percebe
que um novo visual está surgindo para quebrar o ambiente rústico da Vila.
 A importância da grafitagem: Confira!  


Estas são as novas imagens que Leonardo Ferreira implantou através
de sua obra de arte e profissionalismo na Rua Floriano Peixoto.


       A ARTE QUE VALORIZA !
25 anos de atuação no grafite.



 Na conclusão desse trabalho de arte que empolga toda a população e visitantes, ainda se espera algumas surpresas. Como vem sendo demonstrado no painel que Leonardo Ferreira e sua equipe estão produzindo nesta via pública  - junto ao Centro Cultural Matarazzo - em Presidente Prudente/SP.                                                                 ----------------------------------
Grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. Existem relatos e vestígios dessa arte desde o Império Romano. Na idade contemporânea se deu na década de 1970 em Nova York e também introduzido em São Paulo na mesma época, sendo reconhecido entre os melhores do mundo. Presidente Prudente não ficou para trás: a arte do Grafite empolgou em 1992 o jovem Leonardo Ferreira - o Leozinho - que começou a exercitar sua mente, depois de um breve contato com um paisagista. Grafite ou Graffiti é a mesma coisa: a Arte que transforma vidas e paisagens, como vem acontecendo em alguns pontos  da cidade, que este ano comemora o seu 1º Centenário. Para isso, o grafiteiro e sua equipe vêm se dedicando ativamente à essa arte que tem como referência as cercanias do Centro Cultural Matarazzo; que recebeu do Prefeito Nelson R.Bugalho e do Secretário de Cultura, Fábio Nougueira todo o apoio necessário, a fim de dar uma "cara nova" à paisagem urbana.     

Revendo nossos arquivos, constatamos a atuação do grafiteiro Leonardo Ferreira, desde longa data. Textos e fotos ilustram o Blog "Memórias de um Repórter do Interior" desde 2007.  Destaque para os locais escolhidos, como as imediações do Museu e Arquivo Histórico Municipal; Prudenshopping e Tenis Clube (na Av.Washington Luís). Posteriormente: painéis expostos nas proximidades da antiga Estação Ferroviária e Centro Cultural Matarazzo. Nesse último, existe atualmente uma concentração de trabalhos mais amplos e abrangentes através de um painel de 455 m2 (defronte à Rotatória). Outro painel urbano tem 253 metros lineares, com desenhos que envolvem a fauna e a flora brasileira. Nossa Equipe se chama "Entre Cores Crew" e foi criada em 1994, com a finalidade de divulgar a Arte do Grafite pela região - disse Leozinho. Hoje, somos três grafiteiros: Felipe do Monte (FM), Tiago Dezidério (Tizy) e eu, Leonardo Ferreira, que sou funcionário público. Na Equipe de grafitagem atuam 16 alunos recém-formados.  

É importante ressaltar que existem gírias curiosas para identificar - segundo Eliene Pereira - os que atuam nessa Arte que faz transformações. Grafiteiro/Writter é o Artista que pinta; Bite: Imitar o estilo de outro grafiteiro; Tag - Assinatura do grafiteiro: Toy - Grafiteiro iniciante e Spot: lugar onde é praticada a Arte do grafitismo.  Leonardo cita os objetivos específicos do grafiteiro: a) - Despertar o senso de conservação do espaço utilizado; b) - Reaproveitar o espaço para manifestação de arte e cultura; c) - Transformar o espaço em "corredor de galeria artística a céu aberto" e d) - Destacar a diferença entre o grafite e a pichação". Para a realização de seus trabalhos, a equipe depende muito de patrocinadores - e até mesmo para a aquisição de material destinado ao seu trabalho - são muitas as dificuldades, pois só existe uma empresa especializada em artigos para grafiteiros.                                           
                           
NOTÍCIA EM TEMPO REAL -  Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia


Nenhum comentário:

Postar um comentário