domingo, 17 de setembro de 2017

14 de Setembro: Um desfile comemorativo ao Centenário da cidade, que entra para história !

O Desfile do Centenário de Presidente Prudente, na Av.Washington Luis.



 Foi a festa tradicional de 14 de Setembro, comemorativa ao Centenário da cidade, com a presença de um público calculado em 25 mil pessoas, inclusive autoridades e convidados, reunidos no Palanque Oficial. (Fotos cedidas por Marcos Sanches, da Secretaria Municipal de Comunicações e O Imparcial). 

Gente importante no Desfile do Centenário: A nova e atual geração dos
pioneiros desbravadores: Vera Lúcia Dias Goulart e família.
Bandas e Fantarras no Desfile.
A tradicional família Marcondes, aqui representada por uma de suas
descendentes: Maria Marcondes Manganaro. Presença marcante.
Corporações Militares e Estudantes

  Uma festa consagrada para a Juventude dos dias atuais marca o Centenário!

Os Adolescentes deram  um show inédito. Por onde  passaram, os meninos foram aplaudidos e ovacionados pela plateia postada ao longo da Avenida. Para eles e para o público presente foi um show que valeu a  pena e que certamente ficará na memória de todos.  

Esta foi uma comemoração histórica. Envolveu várias gerações - desde 14 de Setembro de 1.917 - quando Francisco de Paula Goulart e sua esposa, Isabel Dias Goulart (Bela), implantaram aqui a cidade que viria a ser considerada a maior de todas numa extensa área da região do Extremo Oeste Paulista.     

Um bolo com 100 m. de comprimento foi especialmente confeccionado por
iniciativa do Sindicato da Panificação para homenagear a cidade e sua gente
durante a comemoração festiva do Centenário de Presidente Prudente.
  
Para o corte do bolo estiveram
presentes cerca de 4 mil pessoas.

  Um bolo especialmente preparado para comemorar o Centenário      da cidade de Presidente Prudente, no dia 14 de Setembro de 2017 !




A primeira fatia do bolo do Centenário vai para o Prefeito Nelson Roberto Bugalho, que por sua vez, decidiu repartí-lo com os que estavam mais próximos. Foi  uma disputa renhida, mas todos tiveram atendimento satisfatorio.

14 de Setembro é uma data consagrada à Santa Cruz. Mas em Presidente Prudente é festejada todos os anos, porque nesse dia - há cem anos atrás - Francisco de Paula Goulart e sua mulher, Isabel Dias Goulart (Bela) se declararam fundadores da cidade. O Poeta e Compositor César Cava - de saudosa memória - criou o Hino Oficial do Município e atribui a fundação da cidade a Marcondes e Goulart, quando o certo deveria ser o inverso, pois Marcondes somente se estabeleceu como Empreendedor do ramo de Loteamento de Imóveis, dois anos depois. Na verdade, foram dois os colonizadores pioneiros. Goulart do lado de cá (na Vila Goulart), e Marcondes do lado de lá da linha férrea (Vila Marcondes), respectivamente. O Desfile comemorativo ao 14 de Setembro realizado na Avenida Washington Luís, reuniu mais de 80 Grupos participantes. O público presente na área demarcada para o Desfile (juntamente com figurantes, autoridades e convidados) foi calculado em 25 mil pessoas. A população atual do município é de 225.275 habitantes, segundo estimativa do IBGE. A Parada Cívico-Militar que já havia sido realizada no dia 7 de Setembro se repetiu com maior adesão de participantes no dia 14 de Setembro, em comemoração ao Centenário de fundação da cidade. 


Concluído o Desfile histórico do Centenário da cidade, as atenções se voltaram para o IBC - Centro de Eventos - onde foi montado um bolo comemorativo com 100 m. de extensão, por iniciativa do Sindicato de Panificação e apoio do Setor de Gastronomia da Universidade do Oeste Paulista/UNOESTE. Logo após a realização do Desfile, começou a movimentação em torno do IBC - Centro de Eventos - onde o bolo foi montado e retalhado em pedações para atender a comunidade interessada. A concentração no local foi relativamente grande, com aproximadamente 4 mil participantes. Foi o maior bolo da história. Abordado, o Prefeito Nelson Roberto Bugalho confirmou que desde o ano passado já estava se  preparando para a comemoração festiva, que foi muito bem sucedida. Ao assumir a administração - disse - em pleno ano do centenário, o político admite que a cobrança tem sido maior; mas "o orgulho de estar à frente do Executivo em uma data como essa, fala mais alto". Lembrou que mesmo num ano difícil no cenário nacional e que se reflete no municipal, a cidade pode promover uma comemoração histórica. Questionado, ressaltou Bugalho: "O presente deixado por esses 100 anos é o comprometimento em investir. Prioritariamente na Educação por meio de inovações tecnológicas, além de priorizar a humanização".   

Entre os que acompanharam o Desfile do Centenário de Presidente Prudente (no palanque), alguns descendentes dos fundadores Goulart e Marcondes, da 4ª ou 5ª geração. A primeira a chamar a atenção dos presentes foi a Sra.Vera Lúcia Dias Goulart, que em sua mocidade teve a felicidade e a honra de participar de vários concursos de beleza. Entre os quais, o "Miss São Paulo", como candidata que oficialmente representou Prudente e teve excelente atuação. Representando a família Marcondes foi constatada a presença da Sra. Maria Marcondes Manganaro, que recordou algumas passagens de seus ancestrais. Embora tenham sido concentrados inúmeros eventos comemorativos ao Centenário da cidade no mês de Setembro, a programação prossegue até o último dia do ano de 2017. Um desses eventos está agendado para o IBC - Centro de Eventos. Trata-se do 8º Salão do Livro - de 29 de Setº a 08 de Outubro - e no mês de Novembro, o 23º Festival Nacional de Teatro - de 11 a 18 de Novembro de 2017 - no Centro Cultural Matarazzo.
  

NOTÍCIA EM TEMPO REAL -  Para se atualizar, acesse o Twitter:  www.twitter.com/altinocorreia


Nenhum comentário:

Postar um comentário