domingo, 1 de outubro de 2017

Árvore símbolo do Centenário de Prudente, ganha Exposição com repercussão em toda a região !

Nascida em Cajuru/SP, Nilza Fumagalli vive em Pres.Prudente desde 1968.
O cenário da transformação.

No Parque do Povo, no ano do Centenário de Presidente Prudente uma das mais belas floradas dos Ipês Rosa em Tela.
As floradas prncipais - especialmente da variedade Rosa - se transformaram no símbolo do "Centenário de Prudente";
   Usando as cores e o sentimentalismo: definição dada pela Artista Plástica que começou como Autodidata: Questão de"Autoestima".

A Profª.Aposentada - que adotou as Artes Plásticas como sua mais nova
ocupação - realizou uma Exposição inédita e homenageou muita gente.
Ao todo, trinta (incluindo entidades e instituições públicas da cidade).
Barbosa da Silveira, entre os mais
antigos jornalistas homenageados.



A Professora Nilza, fez questão de incluir em sua lista de homenageados não só os mais antigos ou personalidades de
destaque atual, mas também os menos idosos. Como esta menina de 7 anos e a mais corajosa,com 11 anos de idade.
A sessão especial dedicada à premiação comemorativa ao "Centenário de
Pres.Prudente", reuniu uma seleta platéia no Centro Cultural Matarazzo.
Nós também fomos lembrados.
  Dois eventos diferenciados no mesmo local: A história dos Ipês e a  premiação daqueles que mais contribuíram para a arte cultural. Na cidade e região de Prudente.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
A história dos Ipês, mereceu destaque especial com uma maravilhosa
Exposição de Telas de autoria da Profª.Nilza Fumagalli, conforme se verifica
nesta imagem mostrada pela homenageada, Elaine Bertaco da VEM/PP.
Polícia Militar também foi lembrada.

                                                                 Entre os mais destacados para as homenagens, estão os Bombeiros.
   ----------------------------------------------------------------------------------------------------------
  Nesta cena, colhida durante as homenagens prestadas na Sala de Cinema do Centro Cultural Matarazzo, um destaque especial para a Polícia Militar - incluindo integrantes do Corpo de Bombeiros - e outras Instituições locais. Além de pessoas gradas, especialmente convidadas.
                                                             ------------------------
Ela está prestes a comemorar seus 50 anos de vivência e convivência em Presidente Prudente. É Professora Primária (aposentada há 27 anos) e se dedica às Artes Plásticas com um Ateliê instalado à Rua Vicente Bácaro, nº 375 (Vila Bôscoli), por onde passaram mais de 100 alunos. Nilza Fumagalli formou-se pela Escola "Galdino de Castro"/Cajuru-SP, em 1963. Dedicou-se ao Magistério a partir de 1964 após ser transferida para Tupi Paulista, e de lá, para Dracena, Alfredo Marcondes e Presidente Prudente, em 1968. Aqui, ela teve atuação como Professora das Escolas Estaduais "Maria Luíza Bastos" e "Krizan Martin" até se aposentar em 1990. Sobre sua vocação para as Artes Plásticas diz que começou como Autodidata". Teve algumas aulas de Educação Artística para aperfeiçoamento até se apresentar no SENAC de Presidente Prudente em busca de novos conhecimentos, que adquiriu com o apoio do Prof. Izildo. Posteriormente  participou de cursos especializados em São Paulo, Osvaldo Cruz, Uberlândia e Ribeirão Preto.

Nilza sempre gostou de pintar. Frequentou o MASP em São Paulo, onde recebeu importantes ensinamentos para aperfeiçoar sua arte, chegando mesmo a ser convidada a participar de trabalhos, juntamente com o ex-artista plástico uruguaio, Carlos Páez Vilaró e também em outras Galerias. Até agora, ela admite ter produzido cerca de 4 mil telas - algumas sob encomenda e destinadas a diversas cidades - incluindo São Paulo, Rio Grande do Sul, Ceará e outros Estados. A nível de interior de São Paulo revela ter sido convidada para participar de inúmeros eventos sociais, com destaque para as cidades de Ribeirão Preto, Uberaba, Presidente Epitácio e Presidente Prudente (Prudenshopping e Centro Cultural Matarazzo).

Quando decidiu produzir telas enfocando a florada dos Ipês, teve sua inspiração ao ver inúmeras fotos reproduzidas pelo nosso blog (Memórias de um Repórter do Interior"). Por isso, resolveu montar sua Exposição de telas onde se evidenciou a exuberância das árvores escolhidas como "Símbolo do Centenário" da cidade. Com essa inspiração, ela reproduziu o mais belo cenário dessa fase festiva da florada dos Ipês:Rosa, Amarelo e Branco. Telas de aspectos os mais diferentes foram mostrados ao público local  durante o mês de Setembro/2017.  Como retribuição, a Profª.Nilza Fumagalli decidiu prestar homenagens aos que mais contribuíram para o êxito dessa Exposição. Não faltando as Instituições Públicas: Policia Militar, Bombeiros, Tra-Noi, Vigilância Epidemiológica, Câmara Municipal, ETEC, Geriatra, Gari, Coletor de Lixo, Servidores da Secretaria Municipal de Cultural, Idosos, Jornalistas e meninas menos idosas ou mais corajosas.

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia


Nenhum comentário:

Postar um comentário