sábado, 28 de outubro de 2017

Atlas Ambiental Escolar de Presidente Prudente é modelo para São Paulo e o Brasil !

Aqui, se verifica o posicionamento de Presidente.Prudente
Prof.Dr.João Osvaldo R.Nunes.
Prof.Dr.José Mariano C.Gouveia.
Os dois Docentes são responsáveis
pelo lançamento do Atlas Ambiental,
juntamente com a Profª.Drª. Isabel
Cristina M.Gouveia,da FCT/UNESP
    O lançamento do Atlas Ambiental Escolar de Presidente Prudente representou um marco histórico.
A principal proposta do Atlas é mostrar formas diferentes de compreensão do uso e ocupação do solo rural e urbano.
O processo histórico de produção do espaço geográfico transformou as
paisagens do município, gerando alterações sócio-ambientais. 

A Profª.Drª.Isabel Cristina Gouveia em
seu pronunciamento durante o ato de
lançamento do Atlas Ambiental.
Computação gráfica mostra detalhes.
São materiais disponibilizados e
bastante úteis, inclusive para a
gestão pública - diz o Prof.Dr.
José Mariano Caccia Gouveia.
Para o Grupo de Pesquisadores, este foi o trabalho mais importante, reservado para ser entregue no ano do Centenário de Presidente Prudente no dia 17 de Outubro. 

A importância desse lançamento
Problemas que desafiam a cidade.
O novo Atlas, recebido com euforia.
A platéia que compareceu e aplaudiu.
Os Mestres e Doutores, também.
 Estudantes estão empolgados.

  Geógrafos e Pesquisadores da FCT/UNESP desenvolveram projeto que teve a duração de dois anos. E aí está o resultado, que obteve a melhor receptividade possível.
 
Esta é a linha de frente, que se empenhou pelo espaço de dois anos consecutivos, para realizar esse projeto da mais alta importância para os destinos da cidade e de todo o município de Presidente Prudente.                                                                                 --------------------------------                 


Atlas - segundo a Wikipédia - é uma coleção de mapas e outras informações cartográficas, geográficas ou astronômicas tradicionalmente agrupadas em um livro. Mas também encontradas em formatos eletrônicos com o CD-ROM. A 1ª Edição (impressa) saiu em 1477 e continha ilustrações com 27 mapas. Mas o que está sendo lançado agora é um Atlas Virtual, produzido por uma Equipe de Professores e Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Geografia, da FCT/Unesp. O Atlas Ambiental Escolar de Presidente Prudente é resultante de um projeto que exigiu cerca de dois anos de existência, tendo na coordenação o Prof.Dr: João Osvaldo Rodrigues Nunes, Prof.Dr.José Mariano Caccia Gouveia, Profª.Drª.Isabel Cristina Moroz Caccia Gouveia. Também atuando como Desenvolvedor, o Prof.Dr.Ronaldo Celso Messias Correia; Produtor Audiovisual, Mário Augusto Maldonado e Haroldo Shigueaki Teruya, que desenvolveu a produção do Atlas. O ato de lançamento foi prestigiado pelo Diretor da Faculdade, Prof.Dr.Marcelo Messias, Docentes e Discentes dos diversos cursos mantidos no Câmpus Universitário da Unesp em Presidente Prudente.

A principal proposta do Atlas Ambiental - lançado oficialmente na noite de 17 de Outubro de 2017 - foi mostrar à comunidade local e regional, formas diferentes de compreensão, uso e ocupação do solo urbano e rural do município. Não somente nos aspectos da densidade populacional, mas em qualidade de serviços e equipamentos coletivos. "O processo histórico de produção do espaço geográfico, transformou as paisagens de Presidente Prudente, gerando alterações socioambientais, tais como: impactos hidrológicos, morfológicos, climáticos, biogeográficos, socioeconômicos e culturais" - a definição foi dada pelo Livre Docente, João Osvaldo Rodrigues Nunes, do Deptº de Geografia da FCT/Unesp. Ele acrescenta que os problemas abordados procuram mostrar uma análise integrada da realidade local, com uma linguagem de fácil compreensão, especialmente para os estudantes da educação básica (fundamental e média), com fins pedagógicos. Para acessar o Atlas Ambiental, este é o Link: www.fct.unesp.br/atlasambiental

A organização dos dados socioambientais do município em um Atlas Ambiental Escolar no formato digital, contribuirá para a análise integrada dos dados supracitados, bem como das condições ambientais atuais e para o desenvolvimento de políticas educativas voltadas para o estudo local. Assim, o Atlas pode ser um importante mecanismo de sensibilização, chamando à corresponsabilidade para com o ambiente, bem como, potencializando processos de Educação Ambiental. Com isso,busca-se encontrar novos caminhos que possam construir espaço de diálogo e criar novas possibilidades de ser e agir no seu próprio espaço. O casal de Docentes,José Mariano e Isabel Cristina Moroz Caccia Gouveia (ambos integrantes da Coordenação do Projeto) acentuou em entrevista à TV Fronteira, que a ideia do Atlas foi a de reunir todos os detalhes que envolvem a região de Presidente Prudente. "Já recebemos convites para visitar algumas escolas para apresentar o Atlas aos alunos e professores. Com todo seu conteúdo, representado por mapas, informações, documentos, ilustrações, gráficos, como também materiais mais interativos".   

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter:  www.twitter.com/altinocorreia


Um comentário:

  1. Senhor Altino,
    Parabéns pela excelente matéria realizada a respeito do Atlas Ambiental Escolar de Presidente Prudente, São Paulo, Brasil. O senhor, através do trabalho de divulgação do que realizamos na FCT/UNESP, também tem o mérito neste trabalho, pois tem realizado a divulgar do projeto desde o inicio das nossas atividades.
    Um forte abraço
    Professor João Osvaldo

    ResponderExcluir