domingo, 10 de dezembro de 2017

Academia Venceslauense de Letras e Associação Prudentina de Escritores comemoram dez anos !

A Artista Plástica Nilza Fumagalli teve a feliz iniciativa de produzir em seu
Ateliê, uma tela como homenagem à Academia Venceslauense de Letras.
Trata-se de  um marco histórico da cidade de Presidente Venceslau, que foi
reproduzido especialmente e dedicado à Profª. Aldora Maia Veríssimo.

Profª.Aldora Maia Veríssimo, nova
Pres.da Academia Venceslauense
de Letras - A.V.L. -Abaixo: O Pres.
da Ass.Prudentina de Escritores/APE 
              Um Show de Arte e Beleza, promovido pela Academia "Horus".

A Professora Carolina Reis, da Academia "Horus" de Pres. Venceslau fez excelente demonstração de danças, dedicadas a todos que compareceram ao Recinto da Câmara Municipal de Pres.Venceslau.

Ex-Pres.Ari Florentino da Silva./AVL
Na Câmara Municipal, o 1º "Sarau 
Literário" da AVL e APE  foi assistido
por um público seleto de Venceslau,
Prudente e outras cidades de 
nossa região.  
----------------------------------------------- 
FOTOS CEDIDAS 
---------------------------------------------------

                          Ada Roque - Bibliotecária - deu um show ! Ela figura como uma das pioneiras da Academia Venceslauense de Letras - A.V.L. -    

   Diretores e Associados da Academia Venceslauense de Letras e Associação Prudentina de Escritores tiveram uma confraternização inesquecível, ao comemorar seus dez anos de existência. 

A saudação do Vice-Presidente da Academia Venceslauense de Letras/
AVL, Dr.Tácito Cortes de Carvalho e Silva ao Presidente da Associação
Prudentina de Escritores/APE, Prof. Carlos Francisco Freixo."Tacinho"
além de Acadêmico é também associado da APE, com destacada atuação.. 
Inocêncio Erbella é um dos fundadores
da Academia Venceslauense de Letras.
A plateia que prestigiou o "Sarau".







   A Associação Prudentina de Escritores - através de seus diretores e associados -decidiu  homenagear a Academia Venceslauense de Letras representada pela Profª. Aldora Maia Veríssimo com esta tela, produzida no Ateliê da Profª.Nilza Fumagalli. 

                                   -----------------------------------------------------
Coincidência ou não, mas a fundação da Academia Venceslauense de Letras/AVL e Associação Prudentina de Escritores/APE aconteceu exatamente há dez anos. Por este motivo, ambas as instituições de cunho cultural decidiram através de seus dirigentes, promover uma festa de confraternização através de um "Sarau Literário" realizado em Presidente Venceslau no último final de semana. A comemoração festiva foi um sucesso sem precedentes, sendo realizada na Câmara Municipal, onde os visitantes foram recepcionados calorosamente a começar pelo acesso através de um "tapete vermelho".A programação se desenvolveu com trabalhos especialmente produzidos para o ato comemorativo, promovido pela nova Diretoria da AVL liderada por sua nova Presidente, Profª.Aldora Maia Veríssimo. O tema previamente escolhido versou sobre o "Renascer". "Que a nossa voz não se silencie, quando a melancolia se aproximar dos nossos dias" - foi a frase inicial pronunciada pelo Prof.Carlos Francisco Freixo. que acrescentou: "Renascer é ter a capacidade de se superar, ganhar forças para ir além de si mesmo e encontrar um novo caminho, uma nova resposta, novas metas e sonhar outra vez. Cada um a seu modo e no seu tempo: um tempo diferente, mas comum a todos nós. Que tal renascermos com nossos versos, nossos talentos, nossa arte?".

Uma extensa programação foi cumprida no Recinto da Câmara Municipal de Presidente Venceslau, onde tudo foi preparado para recepcionar os visitantes. Começando pelo Tapete Vermelho logo na entrada. O Cerimonial anunciou as primeiras atrações e convidou o Prof.Carlos Francisco Freixo, como líder da APE para definir o tema que ele cumpriu logo na abertura. A seguir vieram as atrações da casa, com a demonstração de danças pela Profª.Carolina Reis (da Academia "Horus") e a arte teatral da acadêmica Ada Roque. Dois ex-Prefeitos presentes - também acadêmicos - Tácito Cortes de Carvalho e Silva e Inocêncio Erbella deram continuidade, com a leitura de contos ou comentários sob o tema "Renascer" ou "Renascimento". Blogueiro e Jornalista fui eu (Altino Correia), participante imediato, onde relatei a importância histórica e cultural do Grupo Escolar "Dr.Alvaro Coelho" - hoje EMEF - que segundo a Diretora, Prof.Nely conta com 657 alunos distribuídos em 30 salas de aulas, 14 funcionários e 43 professores. Com bom atendimento desde sua fundação em 1932, a meu ver, a melhor prova do Renascer, que está acontecendo: Aqui e Agora!

Outras atividades de cunho.cultural ou artístico foram desenvolvidas durante o "Sarau Literário" da AVL. Não faltando a participação dos cantores e violonistas, Jamil Tannous Challouts e José Júlio Samogin, poetas e escritores: Aldora Maia Veríssimo, Ada Roque, Ari Florentino da Silva, Roosevelt Roque dos Santos, Helia Jorge Assad, Aparecido de Melo, Marcelo Tacca, Toninho Moré e os prudentinos: Carlos Francisco Freixo, Apparecida Soares Correia, Neucélia Félix, Manoel Flor dos Santos, Altino Correia e Nilza Fumagalli. A propósito: foi ela quem assumiu a missão e responsabilidade de produzir um tela com imagens que se identificam com a cidade de Presidente Venceslau. E o resultado foi surpreendente: o marco histórico que é logomarca adotada como simbolo da Academia Venceslauense de Letras/AVL (que tem como Patrono o ex-Jornalista e Escritor Hélio Serejo), foi reproduzida numa tela no Ateliê da Profª. Nilza Fumagalli. No encerramento do "Sarau", foi entregue solenemente à Profª. Aldora, como homenagem da Associação Prudentina de Escritores/APE.

NOTÍCIA EM TEMPO REAL -  Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário