segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Livros: Mais dois lançamentos inéditos nas comemorações do Centenário de Prudente !

Em ato solene que precedeu à Noite de Autógrafos, o Prof. Benjamin
Resende fez amplo relato dos acontecimentos que marcaram a história
de Presidente Prudente. Desde sua fundação até os dias de hoje.  
APE e imprensa representadas.
Também autoridades e convidados.


  A história de Pres.Prudente contada por um Historiador em prosa e versos.

Gente de prestígio e tradição na vida social e econômica de Presidente Prudente, veio engrandecer com suas presenças o consagrado Historiador, Professor  e Doutor, Benjamin Resende com o 8º Livro dedicado à sua
 terra natal, comemorando festivamente seu 1º Centenário de fundação.

  O livro"Raízes Prudentinas Centenárias"é uma síntese histórica que teve o    apoio do SENAC - comemorando seus 35 anos na cidade de Pres.Prudente.                                                              ---------------------  

Professor e Historiador, Benjamin Resende prepara-se para uma nova
sessão de autógrafos em seu 8º livro "Raízes Prudentinas Centenárias"
O Auditório esteve superlotado.





Lançamento bastante concorrido.

            Aquí surge o Livro-Reportagem que segue o método progressivo-repressivo, com a narrativa conduzida por flash-backs. Na publicação, o Repórter é o "Contador de histórias" que são inúmeras de nossa região. 

A Mesa Diretora dos Trabalhos, reunida para avaliar o TCC desenvolvido
pelas alunas que concluíram o Curso de Jornalismo da FACOPP:
Anne H.Abe; Camilla Saldanha, Nellise Pinheiro e Stephanee Melo. 
Ao lado da Profª. Drª. Thaísa Bacco,o Prof.MS Tchiago Inague e a   
Profª.Drª.Fabiana Aline Alves,  todos da Universidade do Oeste Paulista. 
Na conclusão do TCC, o Livro no
formato Romance.Foto:Nana Siqueira.

                                                                                                                                             A Orientadora das alunas que se dedicaram à produção deste novo Livro, foi a Profª.Drª.Fabiana Aline Alves, da UNOESTE. 


Alunas e Orientadora que produziram este novo Livro-Reportagem,
trouxeram uma inovação: o Jornalismo Literário. Projeto gráfico foi
desenvolvido por estudantes do 4º Termo do curso Superior de
Tecnologia em Design Gráfico por Luiz Fernando Ogata e Paulo de
Souza Carneiro. Prefácio do Jornalista Homéro Ferreira.
A Sessão de Avaliação e apresentação
do Livro-Reportagem: ALTINO - O
Repórter do Interior - foi prestigiada
pelos Jornalistas Homero Ferreira e
Montezuma Cruz.


          Aprovadas com louvor (mediante defesa do   TCC), as novas Jornalistas deixam seu registro estampado em cada semblante, na certeza de terem contribuído para a criação de um novo livro.  


 Enfim, o Livro-Reportagem que acaba de ser produzido e brevemente deverá ser colocado à venda. É o Jornalismo Literário que reproduz fatos verdadeiros da região de Presidente Prudente. Muitos deles - que aconteceram no século passado - ganharam repercussão nacional e internacional.
                                                  ----------------------------------------
O Professor Benjamin Resende é uma das figuras mais conhecidas do público da cidade de Presidente Prudente e localidades vizinhas. Motivo: sua dedicação à cultura regional com publicações de crônicas e literatura dedicadas à memória "Raízes Prudentinas", desde o Volume I em 1992 da Editora SENAC. Agora, ele chega à 8ª Edição com uma síntese histórica de 260 páginas. O Lançamento ocorreu na noite de 15 de Dezembro/2017, com apoio do Sindicato do Comércio Varejista/Regional de Prudente. Esse lançamento teve o apoio do SENAC que  juntamente com o Centenário da cidade, promoveu o evento comemorativo dos seus 35 anos de implantação como homenagem à cidade e sua população. Além de um Coffee Brack servido após a sessão solene, houve apresentação e oferecimento de exemplares do Livro "Raízes Prudentinas Centenárias"autografadas pelo Prof. Benjamin. Como consequência, formou-se extensa fila em busca dos autógrafos. O Presidente do Sincomércio, Vitalino Crellis usou da palavra para enaltecer a atuação da classe empresarial, congratulando-se com o SENAC e o Prof.Benjamin, pelo novo livro. No final da cerimônia, a Gerente Rita de Cássia Holanda, da Unidade Regional do SENAC fez um agradecimento especial a todos que participaram desse  lançamento editorial.  

O Livro "Raízes Prudentinas Centenárias" conta com 260 páginas e as crônicas foram desdobradas em 4 Ciclos Históricos, desde a fundação em 1917 com as memórias de Francisco de Paula Goulart e José Soares Marcondes, considerados pioneiros e colonizadores. São momentos de construção: I - Presidente Prudente se estrutura no período dos Coronéis da República Velha (1917/1930). O 2º Ciclo Histórico se estrutura no período da Era Vargas (1930/1945) e no período da República Liberal (1946/1964). O 3º momento de construção de Prudente se estrutura no período da Ditadura Militar (1964/1985) - do golpe à outorga da Constituição Cidadã de 1988. O 4º e último Ciclo Histórico é representado pelo momento de construção de Prudente que se estrutura no período da Nova República, partindo da outorga da Constituição de 1988, até os dias de hoje. O Livro chega ao Capítulo 100 com a relação nominal dos Prefeitos eleitos entre 1989 e 2017 e que exerceram seus mandatos executivos. Isto é, desde Paulo Constantino até o atual Prefeito Nelson Roberto Bugalho.

De forma coincidente, num intervalo de apenas 24 horas de antecedência foi feito o lançamento de um novo livro: ALTINO - O Repórter do Interior - que foi resultante de uma defesa de TCC pelas estudantes do 8º Termo do curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicações de Presidente Prudente/FACOPP. Elas se apresentaram perante a Banca Examinadora, familiares e convidados, reunidos no Auditório Carvalho - Bloco B-3 - do Campus II da UNOESTE. Atuação brilhante de Anne H.Abe, Camilla Saldanha, Nellise Pinheiro e Stephanee Melo. Em síntese: O Livro-Reportagem (com 240 páginas), que se evidencia pelo Jornalismo Literário, segue o método progressivo-regressivo, com a narrativa conduzida por flash-backs, onde o Repórter é o "Contador de Histórias". O Projeto Gráfico foi desenvolvido por estudantes do curso superior de Tecnologia, em Design Gráfico da UNOESTE, por Luiz Fernando Ogata e Paulo de Souza Carneiro.Integrando a Mesa de trabalhos, os Professores: Thaisa Bacco (Drª), Tchiago Inague (MS) e a Orientadora, Fabiana Aline Alves (Drª). Prefácio: Homéro Ferreira. Foto de capa: Nana Siqueira.

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter:  www.twitter.com/altinocorreia


Nenhum comentário:

Postar um comentário