terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Na vida centenária de Prudente, Dr.Cerávolo foi uma das figuras de maior prestígio e expressão !

O Brazão da família Cerávolo,
teve sua origem na Itália e foi
implantado no Século XIX por
Domênico - cujo nome tem o
significado de Domingos - em
 língua portuguesa. Era o avô
 do nosso querido Dr. Cerávolo,
Médico e Líder Político. 
Nomeado Prefeito no Governo Getúlio Vargas, Dr. Domingos Leonardo
Cerávolo chega à Câmara acompanhado de outros Prefeitos da época.
 



O ato de posse do Dr. Domingos Leonardo Cerávolo foi prestigiado por autoridades civis, militares e eclesiásticas.
A esposa, sempre ao seu lado. 

Aqui as lideranças da época se encontram: Cerávolo e Sandoval.
Dr. Domingos L.Cerávolo cumpriu mandatos legislativos e executivos.

Nas décadas de 30 e 40 a cidade demonstrava seu ritmo de crescimento, com o aumento das edificações na área central.
Segundo os historiadores, em 1972 Presidente Prudente - além de se tornar o 1º município da Alta Sorocabana foi também a 1ª Comarca da região.  (Testemunho do Prof.Dr.José Ferrari Leite da FCT/Unesp).
  O Museu Histórico Municipal de Pres.Prudente conserva todo o Acervo do Dr. Cerávolo.

As Agendas dizem tudo: Dr. Cerávolo foi Médico pioneiro, Secretário de
Estado, Vereador, Prefeito, Deputado Estadual e Produtor Rural.
Dr. Domingos Leonardo Cerávolo.  


Aqui, a figura de um Médico Humanitário que lutou em defesa de
nossa comunidade, na Câmara,Prefeitura,Assembleia e no Estado.
  
A Santa Casa de Presidente Prudente
teve total apoio do Dr. Cerávolo. 
O HR, também denominado Hospital
Universitário, Hospital de Base  e
Hospital Regional/AME ostenta o
nome do Dr."Domingos L. Cerávolo".
como homenagem oficial do município.

                        Quem foi o Dr.Domingos Leonardo Cerávolo:  

Nascido em Mococa/SP em 1899, filho de Pai Italiano e Mãe Austríaca veio para Presidente Prudente em 1927. A Infância e parte da Adolescência, ele passou em Muzambinho/MG, onde também se formou em Medicina. Elegeu-se Vereador em 1928 e Prefeito Municipal em 1930..
   Uma nova fase de progresso e desenvolvimento em poucos anos de existência. A população local   em 1932 foi calculada em 12 mil habitantes. Esse número duplicou em pouco tempo.Depois    triplicou e hoje - segundo o IBGE - alcançou em 2017 a elevada soma de 225.271 moradores, sem  contar a população flutuante que é calculada em mais de 50 mil pessoas.  

Aqui, a figura de um Profissional de Medicina (em 2 tempos)
que dignificou a carreira e deu seguimento à obra humanitária
do Dr. Domingos Leonardo Cerávolo.  Trata-se do cirurgião -
Gastro - Dr. Álvaro Lucas Cerávolo . Observe a foto em suas
mãos, reproduzindo a imagem de uma criança que cresceu e
se desenvolveu na Medicina, atuando até os dias atuais.
----- FOTOS CEDIDAS ------
Dr. Cerávolo nos tempos de juventude.
Abaixo,a cidade que ele ajudou a construir
.



    Majestosa e florida, aí está uma vista parcial da Cidade Centenária de Presidente Prudente - Capital Regional - que cresce a cada dia, horizontal e verticalmente. Dr. Cerávolo, no Natal se transportava à sua meninice, "tempo em que a vida - donde quer que a visse - era um contínuo desfilar de encantos"...
                                                                           -----------------------
A exemplo de outros médicos que se envolveram com a política e tiveram receptividade suficiente para se eleger Vereadores, Prefeitos ou Deputados (Estaduais ou Federais), o nome do Dr. Domingos Leonardo Cerávolo ocupou posição de destaque na história da centenária cidade de Presidente Prudente.  O nome  Cerávolo ocupa várias páginas produzidas pelos Historiadores nos decurso dos últimos anos. O Prof.Benjamin Resende que acaba de lançar a 8ª. Edição de "Raízes Prudentinas Centenárias", aborda inúmeras personalidades que tiveram passagem pela história política. Anteriormente, a série em sua 3ª Edição reproduziu um texto, onde o Dr. Domingos Leonardo Cerávolo foi considerado Lider - Médico e Administrador - filho de pai italiano e mãe austríaca, nascido no dia 3 de Setembro de 1899. Natural de Mococa/SP, passou a infância em Muzambinho/MG, onde formou-se em Medicina. Exerceu a profissão médica e depois, em 1927 transferiu-se para Presidente Prudente/SP. Aqui, ele foi um dos primeiros profissionais de medicina a exercer a carreira política, elegendo-se Vereador em 1928, Prefeito de 1929 a 1930 e novamente Vereador  entre 1936 e 1937. Com a implantação da Ditadura Vargas - diz o Prof.Benjamin - ele foi nomeado Prefeito Municipal, exercendo o cargo de 1938 a 1945. Posteriormente com a queda de Vargas, Dr.Cerávolo elegeu-se e tomou posse como Presidente do PSD, tendo ao seu lado como Presidente de Honra o fundador da cidade, Cel. Francisco de Paula Goulart. 

O Livro "Raízes Prudentinas Centenárias" traz outros informes a respeito da vida profissional e política do saudoso Dr. Domingos Leonardo Cerávolo - que é nome oficial do HR - e também do Acervo da Museu Histórico Municipal de Presidente Prudente. Na atividade política, Dr.Cerávolo exerceu a Vereança durante oito anos, o equivalente a três legislaturas. Foi Prefeito Municipal (eleito), de 1951 a 1955 e Deputado Estadual por duas legislaturas: de 1959 a 1962 e de 1967 a 1971, onde revelou-se Autêntico Líder Parlamentar. Bom Administrador; Conciliador das facções políticas e mediador entre Estado e munícipes. No seu Consultório, ele ainda encontrava tempo suficiente para um contato permanente com os clientes e amigos. Atendia pacientes portadores de doenças, como: verminose, gastroenterite, sarampo, desnutrição, hipertensão e infecções, sem nada receber. Esporadicamente, recebia como presente uma galinha, um frango, um leitãozinho, uma abóbora e com maior frequência, frutas produzidas no meio rural. Foi ele o incentivador da 1ª Feira Municipal e Exposição de Animais em 1944, congregando os criadores da cidade e região de Presidente Prudente. 

Preocupado com a saúde da população, Dr. Domingos Leonardo Cerávolo tomou a iniciativa de liderar um movimento em favor dos mais carentes, com a proposta de se construir uma Santa Casa de Misericórdia em Presidente Prudente, que viria a ser uma instituição voltada para a Assistência Social. O que foi concretizado nos anos seguintes. Daí, voltou suas vistas para o setor de Educação, onde trabalhou para a implantação de um novo Grupo Escolar, Ginásio do Estado, curso colegial e oficialização da Escola Normal. Também concretizado, o que conseguiu no decorrer dos anos de 1941 a 1947. A criação da Escola Prática de Agricultura foi outra conquista que se tornou possível; bem como a melhoria dos serviços de abastecimento de água e canalização dos esgotos. Gestor municipal enfrentou problemas com estradas de terra quase inviáveis. Com empenho do Poder Público Municipal foi possível alcançar os objetivos  entre 1939 e 1947. Tudo mediante construção de novas vicinais, interligando bairros e distritos do município de Presidente Prudente com outras localidades vizinhas.

NOTÍCIA EM TEMPO REAL -  Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia


Nenhum comentário:

Postar um comentário