quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Bispo Emérito de Presidente Prudente morre aos 92 anos e é sepultado na Cripta da Catedral !

Nascido em 1925 em Campo Largo/PA, Dom Antonio Agostinho Marochi
veio para Presidente Prudente/SP em 1976 e aqui se fixou definitivamente. 
Presença de Bispos e Arcebispo, que
vieram especialmente para homenagear
Dom Antonio Agostinho Marochi..
Bispo Diocesano durante 28 anos, Dom.Antonio Agostinho Marochi não
escolheu. Foi ele o escolhido como o Bispo de maior tempo dedicado à
Diocese de Pres.Prudente/SP, cidade que adotou como sua 2ª terra natal.
Ao cumprir sua missão episcopal em Abril de 2002,  ele foi proclamado
Bispo Emérito, até 28 de Janeiro de 2018 quando partiu para a vida eterna.
Na Catedral, as últimas homenagens.

O Coral da Catedral fez excelente apresentação com músicas que tocaram o
sentimento e a sensibilidade da comunidade cristã, com vozes maravilhosas
.








Os três sobrinhos de D.Agostinho.








Na Catedral de São Sebastião: cumpridas todas as formalidades com
vigília e celebração de Missas em vários horários em 28 e 29 de Janeiro.
Na Missa concelebrada de corpo presente, participação de autoridades.
Especialmente: Dom Maurício Grotto de Camargo (Arcebispo) e outros.
Missa de corpo presente ( Exéquias).


A Urna fúnebre foi conduzida por um
Grupo de Elite da Polícia Militar.



















Saindo da Catedral de São Sebastião, a urna mortuária
contendo os restos mortais do querido Bispo Diocesano
e Bispo Emérito, Dom  Antonio Agostinho Marochi  foi
conduzida com acompanhamento dos fieis.Deslocamento
contornou as praças centrais, percorrendo alguns trechos
da Avenida Cel. Marcondes, Ruas Barão do Rio Branco
e Ribeiro de Barros, no retorno à Cripta da Catedral.  

O cortejo segue ao repicar dos sinos do alto da Catedral.














O Cortejo chega à Cripta da Catedral, onde repousam os
restos mortais do 1º Sacerdote desta região do Estado:
Monsenhor José Maria Sarrion. Agora, tendo ao seu
lado, o corpo do 1º Bispo Diocesano e Bispo Emérito
(44 anos de convivência com os Diocesanos): Dom
Antonio Agostinho Marochi.

Uma imagem inesquecível ! 

A Cripta preparada para atender a última
vontade de Dom Antonio Agostinho Marochi





   
Na porta da Catedral de São Sebastião em Presidente Prudente, a movimentação foi intensificada nos últimos dias. Especialmente durante as homenagens tributadas ao saudoso Bispo Diocesano e Bispo Emérito, Dom Antonio Agostinho Marochi, que faleceu aos 92 anos no dia 28 de Janeiro. O Prefeito Nelson Roberto Bugalho decretou Luto Oficial de 3 dias. 
                                                                           ------------------------------
Pela primeira vez na história um Bispo Diocesano é acolhido carinhosamente por uma comunidade, repetindo um gesto que ocorreu há 44 anos, quando Presidente Prudente recebia com todo o entusiasmo, Dom Antonio Agostinho Marochi. Ele conviveu conosco por todo esse tempo até sua morte em 28 de Janeiro e aqui vai permanecer para a eternidade, ocupando a Cripta da Catedral juntamente com o Pe.Sarrion. Dom Agostinho (dentre outras atividades na vida religiosa), foi Bispo Auxiliar de Londrina. Nasceu no dia 28 de Agosto de 1925 em Campo Largo/PR e ingressou na vida religiosa em 1939. Foi ordenado Sacerdote em 1953, tendo atuação destacada em Curitiba onde exerceu o Sacerdócio na Catedral Metropolitana e também como Professor-Vigário do Colégio Militar. Ao tomar posse como Bispo Diocesano de Presidente Prudente no dia 2 de Abril de 1976, substituiu Dom José Gonçalves da Costa, designado para atuar como Arcebispo de Niterói. Antes, a Diocese foi conduzida pelo 1º Bispo, Dom José de Aquino Pereira, ambos de saudosa memória. A Diocese de Presidente Prudente foi criada em 1960 através da bula "Cum Venerabilis", do Papa João XXIII. O funeral de Dom Agostinho foi precedido de Vigília, Missas durante 2 dias e na despedida, Missa concelebrada de corpo presente (Exéquias). A urna mortuária conduzida por um Grupo de Elite da Polícia Militar, deixou a Catedral ao som do repicar dos sinos, percorrendo o entorno da Praça Mons.Sarrion até chegar à Cripta, onde foram depositados os restos mortais do Bispo Emérito.  

Convidado para se manifestar, Dom Benedito Gonçalves da Costa (que presidiu todas as celebrações) se referiu a Dom Agostinho, exaltando sua figura humana e sacerdotal. "Ele lutava por aquilo que enxergava como claramente necessário, como sendo válido e importante. Ele lutou pela cidade e pela Diocese de Presidente Prudente, independente da Igreja Católica, mas em defesa de todos os cidadãos desta região do Estado de São Paulo" - disse. Entre as personalidades que vieram tributar suas últimas homenagens ao saudoso e querido Bispo Emérito, as figuras respeitáveis de Dom Pedro Fedalto, que ordenou o episcopado de Dom Agostinho. E mais: os Bispos que respondem pelas Dioceses de Araçatuba, Assis, Marília, Ourinhos e a figura sacerdotal que mais dignificou o homenageado em vida: Dom Maurício Grotto de Camargo, Arcebispo Metropolitano de Botucatu. Também: presença de Sacerdotes representando todas as Paróquias da Diocese de Presidente Prudente. De Curitiba vieram os Padres: Fabiano Pinto e Francisco Fabris, juntamente com os três sobrinhos de D.Agostinho: Alexandre Dalarche, Geraldo Agostinho e Antonio Dalarche Jr.

Em nosso blog de 30 de Agosto de 2014, dedicamos matéria especial em homenagem a Dom Agostinho, pelos seus 89 anos de vida. Foi na capela do Seminário Menor de Presidente Prudente, onde o destaque especial - além do homenageado - foi a figura do Arcebispo Dom Maurício Grotto de Camargo, que é prudentino. Foi através do apoio que ele recebeu por parte de Dom Antonio Agostinho Marochi que se consagrou: Seminarista, Diácono, Presbítero e Bispo Diocesano de Assis. Posteriormente foi promovido a Arcebispo Metropolitano da Província Eclesiástica de Botucatu/SP. Dom Agostinho foi considerado Pastor muito zeloso, atento à realidade social tendo carinho especial pelos pobres e necessitados. Trabalhou em favor dos leigos para conhecer melhor a Sagrada Escritura e a Doutrina Cristã. Foi ele quem criou e incentivou diversas Pastorais Vocacionais: da Criança, da Saúde, da Família, RCC, Pastoral Social e cursinhos da Cristandade - dentre outros.

NOTÍCIA EM TEMPO REAL -  Para se atualizar, acesse o Twitter:   www.twitter.com/altinocorreia 


Nenhum comentário:

Postar um comentário