domingo, 18 de fevereiro de 2018

Já é tempo de preservar a memória: Presidente Prudente tem placas e monumentos ignorados !

Rotatória dos Prefeitos-Pq, do Povo.
O 1º e mais importante marco histórico - um autêntico Cartão Postal -
é representado pela imagem do Cristo Redentor nos altos da Avenida
Manoel Goulart, principal acesso à cidade de Presidente Prudente.
A chaminé, símbolo da Indústria é
hoje importante marco histórico.

Uma visão geral da área central de Presidente Prudente.

                      Os principais marcos históricos podem ser observados nas praças públicas.

O busto do Patrono da cidade, PRUDENTE DE MORAIS está situado na
Praça da Bandeira, ao lado da antiga Estação Ferroviária, na confluência
da Avenida Brasil com a Avenida Washington Luís. Ao lado esquerdo:
o Marco Zero da cidade (defronte à Catedral) e o monumento que foi
dedicado ao saudoso Prefeito Florivaldo Leal, à frente do Paço Municipal.
 
O Marco Zero quando instalado.


Uma homenagem inesquecível da família dos fundadores da cidade de Presidente Prudente, ao lado da Estátua
do pioneiro Francisco de Paula Goulart, na Praça 9 de Julho. Na área central da cidade existem dezenas de monumentos; a maioria deles dedicada à memória de personalidades ilustres que aqui, fizeram história.



Os moonumentos em sua maioria, podem ser visualizados no centro da cidade !

Obelisco aos ex-combatentes da 2ª.Guerra Mundial.
Monumento da Revolução Constitucionalista de 1932.
No 1º acesso à cidade de Presidente Prudente, através da Avenida  Cel.
José Soares Marcondes, foi erigido o 1º monumento dedicado a São
Cristóvão - Padroeiro dos Motoristas. Aqui se vê uma das placas que
identifica um período administrativo dos mais dinâmicos - 40 em 4 anos.
Placa da "Praça Zequinha"na Cel.
Albino: furtada há muito tempo.
Placa identifica o Governo Municipal
no período de 1977 a 1982. 
    O Parque do Povo constitui a maior área verde da cidade.

 O Projeto foi implantado em Presidente Prudente no ano de 1973 e desde então se transformou num ponto de encontro permanente da comunidade, sendo também considerado atualmente como o mais importante Cartão Postal da cidade.

Quem chega à cidade de Presidente Prudente por via rodoviária, encontra em dois pontos de acesso representados pelas Avenidas Manoel Goulart e Cel. José Soares Marcondes, as imagens do Cristo Redentor e de São Cristóvão, dando-lhes supostamente as Boas Vindas em nome de toda a população. Mas o que poucos sabem: essas imagens só foram implantadas nessas vias públicas em Janeiro de 1981 por iniciativa do então Prefeito Paulo Constantino, tendo ao seu lado, a figura do ex-Vice Prefeito de saudosa memória, Prof. Benedicto Aparecido Pereira do Lago. Logicamente, Constantino contou com o apoio da comunidade e também do Sindicato dos Condutores Autônomos de Presidente Prudente para implantar esses monumentos. Em outros pontos - especialmente nas praças públicas - foram introduzidas em épocas anteriores ou posteriores, inúmeros marcos históricos, representados por monumentos, placas e bustos de antigos dirigentes religiosos, políticos, empresariais e figuras beneméritas. Além de entidades sociais e autárquicas. Como consequência, algumas praças públicas do centro e periferia, abandonadas e nem sempre conservadas ou preservadas como era devido. Embora importantes, algumas delas foram ignoradas ou misteriosamente desaparecidas, como aconteceu com a Praça dos Circos (Vostok) no Parque do Povo e a "Praça Jornalista Zequinha" no Parque São Judas Tadeu.


Na entrada da cidade - através da Avenida Manoel Goulart - os primeiros monumentos com placas de identificação podem ser visualizados logo após o acesso da Rodovia Raposo Tavares, onde o Lions Clube transmite sua mensagem de Boas Vindas aos visitantes. No alto, surge de braços abertos para todos, a imagem do Cristo Redentor; e em seguida, a Praça do Maçon em que se reverencia a Fundação José Moreira, com placas de bronze. Mais adiante, ou seja: defronte ao Museu Histórico Municipal, a Praça, coligada à uma Rotatória Luiz Vaz de Camões (homenagem luso-brasileira), bustos e placas de identificação juntamente com referencial ao Escotismo e Campanhas de vacinação infantil por iniciativa do Rotary Clube. Bem ao lado, pode ser observado um monumento em homenagem à Revolução Constitucionalista de 1932, que envolveu historicamente cerca de 1.200 homens sob o comando do Cel.Miguel Brisolla de Oliveira. Nesse monumento inaugurado em 1982, existe um placa de identificação que evidencia a figura do Soldado Constitucionalista: "aquele que foi, não voltou e nem sequer deixou marcas". Foram os "amendoins" da Revolução.

Em outro ponto da cidade, o destaque é dado para a Praça das Cerejeiras, reunindo inúmeros monumentos e placas comemorativas ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. Na área central de Presidente Prudente envolvendo a Praça 9 de Julho, Praça Monsenhor Sarrion e parte da Avenida Cel. José Soares Marcondes, vários monumentos, incluindo a imagem de corpo inteiro do saudoso Prefeito Florivaldo Leal (ao lado do Paço Municipal), com uma placa que diz: "Assumiu a Prefeitura Municipal, com a promessa de dedicar 4 anos de sua vida á causa pública prudentina, sendo que após 2 anos de ação, entregou sua própria vida à terra que tanto amou". No Parque do Povo, implantado em 1973  - a maior área verde da cidade de Presidente Prudente - inúmeras placas de bronze implantadas pelo Rotary-Leste. No trajeto podem ser visualizados dizeres alusivos ao projeto inicial - partindo da Avenida Brasil até alcançar a Avenida Manoel Goulart.  Na placa, gravado em bronze: "A Praça, a Praça é do Povo! Como o céu é do Condor! - Castro Alves. PARQUE DO POVO - Prefeitura Municipal de Presidente Prudente - 1973 - 1977".   

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter:  www.twitter.com/altinocorreia


Nenhum comentário:

Postar um comentário