segunda-feira, 2 de abril de 2018

Dengue é assunto que preocupa: Vigilância Epidemiológica em estado de Alerta !

 Em Pres.Prudente, o Poder Público traça estratégias para combater a Dengue e Chikungunya.


    A última reunião do Comitê :
    Como aconteceu em 2017 quando foram registrados 20 casos de Dengue e Chikungunya, a    Vigilância Epidemiológica se mantém de sobreaviso e prepara uma nova arrancada em defesa  da   Saúde Pública no "Dia D", em data a ser ainda definida pelo Comitê de Combate à Dengue. 

Nas reuniões promovidas pelo Comitê de Combate à Dengue, participação do Ministério Público Estadual/MPE (com o Dr.Mário Coimbra), representantes do Governo Municipal e outras Instituições, bem como a comunidade local.

    Em Pres.Prudente foi criado o Comitê de combate à Dengue com o "Dia D".

Dengue:Vacinar é a estratégia correta 
Dr. Pedro Tauil é um cientista especializado em doenças tropicais, que veio
a Presidente Prudente em 2010, para falar sobre a incidência de Dengue e
outras doenças. Ele elogiou a atuação da Vigilância Epidemiológica.





A fase chuvosa verificada com maior intensidade nos primeiros meses do
ano, favoreceram a proliferação de focos do "Aedes aegypti". 

O trabalho realizado pela Vigilância
Epidemiológica é digno de louvores.


Elaine Bertaco - Coordenadora da Vigilância Epidemiológica de
Presidente Prudente - diz que "a melhor maneira de prevenir é não deixar 

o mosquito nascer", eliminando todos os recipientes que possam servir de
criadouros.

Da folhagem da Citronela se extrai uma essência p/afugentar os mosquitos. 
Nos Mutirões foram retirados nada
menos que 50 caminhões de Lixo
.

De casa em casa foi vasculhada toda
a cidade, especialmente na periferia.
 


     Em 2011 por nossa  sugestão foi proposto na Câmara Municipal a produção e distribuição de    mudas de Citronela - através do Horto Florestal - como forma de combate ao mosquito transmissor       da Dengue. Mas a iniciativa foi simplesmente rejeitada por negligência de alguns Vereadores. 
                                                            ------------------------------------------
Dengue é uma doença caracterizada por febre alta repentina, dores de cabeça, nas juntas e nos músculos, náuseas, vômitos, intensa dor nos olhos e manchas vermelhas no corpo. Sua origem - de acordo com o Dr. Pedro Tauil do Núcleo de Medicina Tropical de Brasília/UnB - data de 1779 tendo como referência a Ásia, África e América do Norte. Em nosso país, a primeira referência sobre o aparecimento da dengue é do ano de 1846 no Rio de Janeiro, 1.852 e 1916 em São Paulo; 1923 em Niterói e Roraima, entre 1981 e 1982. O assunto mereceu destaque em Presidente Prudente durante a realização do IV Congresso Internacional de Geografia da Saúde, promovido pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, onde além do Dr. Tauil participaram representantes da FIOCRUZ e Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia/MG. Em Março de 2002, o Brasil foi atingido por uma das piores epidemias de dengue. Seis anos depois, o mosquito "Aedes aegypti" voltou a atacar e somente no Rio de Janeiro a epidemia infectou mais de 45 mil pessoas; 67 morreram, sendo: 40% crianças menores de 12 anos de idade. Em Presidente Prudente, a Vigilância Epidemiológica vem realizando um trabalho de casa em casa - através de Mutirões - com a retirada de mais de 50 caminhões de lixo pela cidade toda. "Pedimos à população que não se esqueça que a melhor maneira de prevenir é não deixar o mosquito nascer " - declara a Coordenadora Elaine Bertaco.

Durante o ano de 2017, de acordo com informações da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica - houve registro de 16 casos de Dengue e 4 casos de Chikungunya. Diante desse quadro realizou-se um trabalho de educação nas escolas e empresas em conjunto com a população, totalizando 39.613 domicílios. Foram visitas rotineiras nos imóveis de toda a cidade, com a principal finalidade de localizar e eliminar todos os focos e recipientes com probabilidade de se transformar em criadouros. Ao mesmo tempo, passar aos moradores toda a orientação que se faz necessária. Desta forma foram realizados bloqueios em 36.177 residências. Os trabalhos consistiram na nebulização e bloqueio de 9.586 residências, visando a eliminação dos focos do "Aedes aegypti", mediante aplicação do inseticida para eliminação dos mosquitos adultos. Além das ações educativas também foram desenvolvidas palestras e reuniões em Empresas e Escolas Municipais e Estaduais. Aos Sábados, "Mutirão contra o Aedes", com a participação dos Agentes do ESF.

Preocupados com o agravamento da situação em decorrência do aparecimento de novos focos de mosquitos, a Prefeitura e representantes da sociedade decidiram criar o "Dia D" de combate à Dengue, tendo o apoio do Ministério Público Estadual (através do Dr.Mário Coimbra) e Instituições, preocupados com a proliferação do "Aedes" e outras doenças. Nos dois primeiros encontros, houve adesão das Igrejas, Sindicatos, Escolas e representantes de órgãos públicos. No decorrer dos anos surgiram várias alternativas para conter o avanço da Dengue, através de plantas naturais, como a Crotalária e a Citronela. Não vai longe e de acordo com matéria inserida em nosso blog de 30/09/2011, foi proposto ao Horto Florestal de Prudente produzir mudas de Citronela para plantio em áreas públicas e distribuição gratuita a toda a população interessada. Mas a proposta encaminhada à Câmara pelo então Vereador Cidinho Lourenção foi simplesmente rejeitada sob alegação de que haveria custo para o município. Seria o caso de restabelecer agora essa proposta junto ao Governo Municipal e à Secretaria do Meio Ambiente. Para isso, é preciso ação imediata, sendo utilizadas prioritariamente para plantio as áreas públicas, como: Praças, Jardins e terrenos baldios, especialmente nos fundos de vales.

NOTÍCIA EM TEMPO REAL -  Para se atualizar, acesse o Twitter:  www.twitter.com/altinocorreia


Nenhum comentário:

Postar um comentário