quinta-feira, 26 de abril de 2018

Os Circos têm agora em Pres.Prudente, espaço planejado e amplo estacionamento no Centro Olímpico do Parque do Povo !

"Se todas as cidades fossem iguais a Presidente Prudente o Circo não
morreria" - célebre frase deixada no Parque do Povo por Alexandre Vostok.
A primeira área reservada para os
Circos, agora é Praça do Centenário 



Uma triste história que envolveu anos
passados o Circo Norte Americano.
Abaixo: "Pacoca" e Dedé Santana.
Nosso palhaço foi o homenageado
Em novo local do Parque do Povo, foi aberto espaço especial para o 
acolhimento de Circos, Parques de Diversões e outras atividades de
caráter recreativo, esportivo ou social. O aspecto mais importante é o
espaço, especialmente reservado naquele local, com estacionamento
amplo em qualquer ocasião. Marcos Frota conquistou o mérito da questão.

O Centro Olímpico no Parque do Povo é agora 
referência para espetáculos inesquecíveis, envolvendo 
Circos e Parques de Diversões. 

     Presidente Prudente recebe todos que aqui chegam, de braços abertos !
Mirage Circus se inspirou nos Cassinos de Las Vegas (Estados Unidos), para montar seu projeto de atrações para os frequentadores, contando  com dezenas de atrações de âmbito internacional. Em especial: Malabaristas, Trapezistas, Equilibristas, Mágicos e outros. Não se esquecendo também do "Globo da Morte" e do lado alegre com os Palhaços. 
O Prefeito Nelson Roberto Bugalho também foi ao Circo, a fim de prestigiar
o empresário e ator de novelas Marcos Frota. O espetáculo nesse dia foi
especialmente dedicado à população carente, em número superior a 2 mil
pessoas que superlotaram o Mirage Circus no Parque do Povo.
Mons.Miguel - Reitor do Seminário e os
Seminaristas aguardando o espetáculo.
Marcos Frota veio com tudo para conquistar a simpatia das autoridades e da população da cidade centenária de 
Presidente Prudente. Das mãos do Prefeito Nelson Roberto Bugalho, ele recebeu um "Folder" mostrando sua potencialidade como município que se projetou, transformando-se em Capital Regional  e um dos mais importantes Centros de Desenvolvimento e Cultura do Estado de São Paulo.
  Receptividade e carinho foram as marcas com que o público e as autoridades foram acolhidos. 
A temporada de permanência do Mirage Circus em Presidente Prudente,
serviu para demonstrar que o Circo efetivamente continua vivo na memória
de todos. É uma Arte das mais antigas da história da humanidade. 
-  FOTOS CEDIDAS  -

 Para alunos da Rede Municipal de Ensino, crianças e jovens atendidos por projetos sociais e assistenciais, a participação como convidados do Prefeito Nelson Roberto Bugalho e do Empresário Marcos Frota neste espetáculo público, foi um acontecimento marcante e inesquecível.                                                                                                                                                                                                                                                      --------------------------------------------------                                                          A Arte circense é uma das mais antigas na história da humanidade. Para nós brasileiros - especialmente de Presidente Prudente - os Circos que aqui estiveram no decorrer dos últimos 100 anos, em sua maioria ficaram na memória de todos. Os primeiros vieram dos tempos de Cornélio Pires, Nho Pai, Motinha e Nhá Fia, Rapa-Rapa, Cumpadre Moreira, Circo de Moscou, Garcia, Real Madrid, Norte Americano, Rombini, Orlando Orfei, Rosa dos Ventos, Bremer, Medrano, Koner, Portugal e outros. Cada um tinha uma especialidade. Eram os Circos Teatros, com suas peças que mexiam com os corações da plateia, a começar pela encenação da peça "E o céu uniu dois corações". Vieram depois, os shows musicais com duplas e trios sertanejos, sanfoneiros e cantores. Quem não se lembra das apresentações de Raul Torres e Florêncio, Tonico e Tinoco, Alvarenga e Ranchinho, Pedro Bento e Zé da Estrada, Zico e Zeca, Tião Carreiro e Pardinho, Mariano e Caçulinha, Irmãs Galvão, Cascatinha e Inhana,  Mário Zan, Beto Carrreiro, Sérgio Reis e tantos outros. Também não se esquecendo dos Palhaços, Humoristas e Trapezistas Voadores, Globo da Morte, Animais do zoológico, domésticos ou de montaria. Os locais demarcados para a realização dos espetáculos eram determinados pela Prefeitura, na área central e posteriormente na periferia. 


 Na juventude, tive a oportunidade de conviver com os artistas circenses em razão da atividade profissional que exercia como Locutor e Apresentador de Programas de Auditório na Rádio Presidente Venceslau. Lá, em determinado período chegou o Circo Rapa-Rapa, dedicado a espetáculos teatrais, dentre outros atrativos. A Peça "O céu uniu dois corações", mexeu com as moças e uma delas se apaixonou pelo Artista do Circo que fazia o papel de galã. Resultado: quando o Circo levantou acampamento, a moça foi junto, abandonando a cidade e sua família. O Rapa-Rapa ficou famoso, embora difamado. Aqui em Presidente Prudente, o Circo Norte Americano também entrou para a história, quando um de seus Leões escapou da jaula e deixou a população em sobressalto. Resultado: foram requisitados Atiradores de Elite junto à Policia Militar e Tiro de Guerra para fazer a "caçada" do Leão, que foi morto a tiros. Depois, a pedido de um médico ortopedista, o felino foi empalhado (taxidermia) e entregue ao Museu Histórico Municipal como peça importante para os visitantes. O Leão posteriormente foi cedido ao então candidato a Deputado Federal, Pe.Francisco Leão que o adotou como simbolo de sua campanha, sendo eleito com excelente votação. Hoje, o Leão embalsamado está em poder da Policia Ambiental. Quem esteve também em Presidente Prudente para homenagear o Palhaço "Paçoca" em 23 de Janeiro de 2010,  foi o humorista Dedé Santana, integrante dos "Trapalhões". 

Nos últimos anos, as atenções do público para os espetáculos circenses estiveram voltados para o Parque do Povo. Foi ali (bem ao lado da sede da OAB-SP/Reg.de Prudente), em atenção à sugestão de jornalistas prudentinos que em 1980, o então Prefeito Paulo Constantino determinou que no Parque do Povo fosse demarcada uma área, especialmente para a acolhida de Circos e Parques de Diversões. Alexandre Vostok, do Circo de Moscow, foi quem inaugurou aquele espaço público, deixando uma placa com os seguintes dizeres: "Se todas as cidades fossem iguais a Presidente Prudente, o Circo não morreria". Mais recentemente, com as comemorações do centenário da cidade, decidiu o prefeito Nelson Roberto Bugalho, utilizar aquela área para implantação da "Praça do Centenário". Como consequência, foi criado novo espaço para o acolhimento de Circos e Parques de Diversões, no Centro Olímpico, onde Marcos Frota foi um dos empresários do ramo circense a utilizá-la durante o período em que o Mirage Circus, aqui permaneceu. Num dos últimos espetáculos, o Prefeito e o Empresário estiveram juntos acompanhando os convidados em número aproximado de 2 mil pessoas. Ambos aproveitaram para interagir com o público presente. "É uma honra receber alguém como Marcos Frota aqui em Prudente. Uma pessoa com o espírito jovem e alegre, que serve de exemplo para todos nós" - concluiu Bugalho.   

NOTÍCIA EM TEMPO REAL -  Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia

Nenhum comentário:

Postar um comentário