domingo, 15 de abril de 2018

"Praça do Centenário" é um novo ícone de modernidade em Presidente Prudente !

A Praça do Centenário, projetada para ser concluída em 21 de Novembro
de 2017 só foi inaugurada na última 6ª feira, dia 13 de Abril de 2018.
 
Descerramento da placa: foi o 1ºato. 

O Prefeito Nelson Roberto Bugalho - ao lado do Vice - fala ao público presente no ato inaugural.
Rua principal: Ten.Nicolau Maffei.
O centro comercial da cidade ainda
conserva algumas marcas do passado.


- FOTOS CEDIDAS -

Imagens do passado e do presente:      Recolhidas para se compor a história da centenária cidade de Presidente Prudente. 

A 1ª Estação ferroviária (EFS), implantada na década de 20 na região. 
Rua Te.Nicolau Maffei: a primeira.   
Aqui está a Cápsula do Tempo: é a marca simbólica dos 100 anos da
cidade, representada por fotografias, publicações e documentos históricos
de uma época de pioneirismo. A Urna depositada no Parque do Povo como
marco inaugural da Praça do Centenário só será reaberta no ano de 2067.

Na Vila Marcondes: os 1ºs veículos
que começaram a circular na cidade










.    6ª Feira - 13 de Abril - entra para a história de Presidente Prudente como o dia em que foi inaugurada a "Praça do Centenário", ocupando uma área física equivalente a 16 mil m2.

Agora existe um espaço mais amplo para o lazer da população.  
Muita gente veio prestigiar o ato
de entrega da "Praça" no Pq do
Povo. Pelo mapa se vê a posição
geográfica da cidade centenária.

-------------------------------------------






       Uma visão noturna dos altos do Parque do Povo, onde se vê (em detalhes), a nova Praça, entregue à comunidade como marco histórico do Centenário de Presidente Prudente. É um novo espaço p/o Lazer e recreação numa área construída de 11.000m2, dotada de moderna iluminação.                                               ----------------------------------------------
Foi uma grande festa, embora com certo atraso atribuído ao excesso de chuvas no decorrer dos últimos meses. Mas a "Praça do Centenário", um marco histórico da cidade que comemorou seus 100 anos em 2017 foi concluída e entregue à comunidade no último final de semana. É uma nova opção em Lazer, Recreação e Confraternização ao ar livre, que ganha mais vida no período noturno devido a moderna iluminação (LED). A inovação implantada, bem como projeto tem a autoria do Arquiteto Maurício Fernandes, da Secretaria Municipal de Planejamento. O solo da Praça tem a representação do mapa de Presidente Prudente - escala 1 x 1000 - ou seja: mil vezes menor que o tamanho real - explica a Secretaria de Comunicação - da Prefeitura Municipal. Outro ponto representativo é a localização dos Distritos e da Rodovia Raimundo Maiolini que faz a interligação entre eles. A concepção da Praça é que seja "além de um local de encontro" representado no solo por um Mapa Tátil com informação em Braille.  

Com área de 16 mil m2 no total e mais 11 mil m2 de área construída, a Praça chama a atenção dos visitantes pelo requinte de seus detalhes: remontam à Geografia e à História de Presidente Prudente. No período noturno, o espaço ganha ainda mais vida. Com a iluminação ultra avançada em LED, que dá mais vida aos monumentos ali instalados. O descerramento da fita simbólica de inauguração foi efetuado pelo Prefeito Nelson Roberto Bugalho, tendo ao lado o Vice-Prefeito Douglas Kato e outras autoridades. O monumento de entrada - inaugurado na noite 13 de Abril - representa o "prudentino de braços abertos para receber o seu povo". Foi a mensagem que exaltou o Prefeito em seu discurso perante às autoridades, convidados e a população presentes. No mesmo local foi aterrada uma Cápsula do Tempo, com mensagens, fotos, publicações e documentos elaborados por diversas instituições, que direta ou indiretamente participaram do Centenário de Presidente Prudente. A Cápsula só será aberta daqui a 50 anos, ou seja: em 2067. 

Os que acompanharam o ato inaugural da nova Praça - considerada novo ícone da população - ficaram deslumbrados, ressaltando que é repleta de simbolismo. O Monumento principal tem cerca de 9 m.de altura e representa os dois Coronéis fundadores da cidade: Goulart e Marcondes, que segundo os historiadores "eram brigados". Mas na hora de se apresentar como fundadores, deixaram as mágoas para trás e se uniram para cumprir sua missão primordial, ou seja: o bem-estar da localidade e trabalhar unidos pelo bem da comunidade. O mapa desenhado no solo mostra a extensão territorial do município, com seus Distritos, os rios, a vegetação e a Rosa dos Ventos apontando as Zonas: Norte, Sul, Leste e Oeste. O monumento de entrada representa o prudentino de braços abertos para receber o seu povo. "Esta é exatamente a mensagem que queremos deixar ao povo" - proclamou o Prefeito Nelson Roberto Bugalho. Além da Praça do Centenário foi inaugurada uma Rotatória (ao lado), numa homenagem póstuma ao ex-Bacharel em Direito, Advogado Luciano de Souza Pinheiro. Um show com artistas locais encerrou as festividades.

  NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia  


Um comentário:

  1. Parabéns ao repórter Altino Correia pela matéria sobre o setor de etanol em nossa região.

    ResponderExcluir