terça-feira, 8 de maio de 2018

Escotismo: Grupo formado há quase 32 anos é destaque na região de Presidente Prudente !

Atualmente Marcelo Costilho Jorge preside e coordena todos os trabalhos
desenvolvidos pelo Grupo Guayporé na cidade e região de Pres.Prudente.
Jovens de 10 a 21 anos formam a Tropa Escoteira, Senior e Clã Pioneiros.
A formação dos primeiros grupos de
Lobinhos começou aqui em 1.940.

   Grupo Escoteiro Guarany, liderado pelo ex-Vereador Aurelino Alves Coutinho teria sido o primeiro que surgiu em Presidente Prudente.


Fundado em 16 de Agosto de 1986, o Grupo Escoteiro Guayporé conta
com 250 integrantes, somando-se: Jovens, Chefes Escoteiros, APAG,
Tropa Avestruz, Comissão de Eventos e Pais de Apoio. O Grupo foi
fundado em Presidente Prudente, pelo Te.Cel.PM Édson Gonçalves.
Marcelo Costilho Jorge, sempre Alerta
No Museu Histórico Municipal, a
celebração festiva dos 31 anos.






Baden-Powell é considerado o
fundador do Escotismo mundial.
 
O Diretor Presidente do Grupo "Guayporé" bate continência para os
Lobinhos que chegam ao Parque Ecológico da "Cidade da Criança",
onde  a Casa do Escoteiro funciona desde 2007. Antes,  foi sediada
junto ao 18º BPM-I  por um período equivalente a 20 anos.
 
      A cidade conta atualmente com três Grupos de Escotismo: Guayporé é o principal; os outros dois (Monte Carmelo e Nelson Mandela), surgiram na Vila Maristela  

Desde os Lobinhos até os mais jovens. Mas, principalmente as crianças 
existe um tratamento muito especial: elas representam as gerações do
futuro, que vão suceder aqueles que brilham em sua missão de escotismo
 
Valdomiro F.Lima e esposa já foram
homenageados como fundadores
.

                                                                                  Nos últimos anos, o Guayporé participou de inúmeros eventos. O mais importante foi agora 
 Uma foto para a história! Na conclusão da extensa programação desenvolvida junto ao Museu     Histórico Municipal de Presidente Prudente, os principais dirigentes do Grupo de Escoteiros      Guayporé, fizeram questão da presença do Repórter que documentou os lances desse evento.                                                                                          ------------------------------------------
O Escotismo no mundo tem pouco mais de 100 anos. Nasceu em 23 de Abril de 1907 por iniciativa de um Tte.General do Exército britânico, Roberto Baden Powell. Sua mãe era filha de um Almirante inglês e o pai, Professor da Universidade de Oxford. Baden Powell (filho) é considerado "Patrono" de todos os Grupos de Escoteiros, que vão além de 200 países - inclusive o Brasil. O dia escolhido por ele, faz referência a São Jorge (Jorge da Capadócia), que é o Patrono dos Escoteiros de todos os clubes. Em nosso país, o Escotismo nasceu em 1910 na cidade do Rio de Janeiro, sendo chamado "Centro de Boy Scout no Brasil", organizado por Sub-Oficiais dos Encouraçados "Minas Gerais", "São Paulo" e "Bahia", que na Inglaterra entraram em contato com o Movimento Escoteiro, recém-criado por Baden Powell. O Movimento Educacional "Escoteiros do Brasil" (sem fins lucrativos), foi oficializado através do Decreto Federal 3.297/17 e como Instituição de Educação Extra Escolar pela Lei 8.828/46. Oficialmente a data dedicada à implantação do Escotismo no País é de 1924.  

Em âmbito regional, um dos primeiros Grupos de Escoteiros surgiu em Presidente Prudente, sendo representados por jovens da década de 40: entre os quais, o ex-Vereador Aurelino Alves Coutinho - segundo o historiador - Professor Benjamin Resende. Trata-se do Grupo Escoteiro Guarany, que teve destacada atuação em todos os eventos regionais e também no "Jamboree" de Assunção/Paraguai. Foi lá, em 1968 que tivemos a oportunidade de documentar a atuação desse grupo de escoteiros, recepcionado inclusive pelo então Presidente da República, General Alfredo Stroessner, a quem tivemos acesso e ampla abertura para uma entrevista e transmissão exclusiva para a Rádio Presidente Prudente. Com isso, o Grupo Escoteiro "Guarany" mereceu destaque especial. Posteriormente vieram outros grupos. Especial referência ao Guayporé, que por longo período foi conduzido pelo Sub-Oficial da PM, Valdomiro Ferreira Lima e esposa, Sra. Erenita dos Santos Ferreira. Em 1986, Alberto da Silva foi o primeiro a prestar juramento atribuído ao "Lobinho" perante o Comissário do 30º Distrito Escoteiro e à Chefe e Diretora do Ramo Senior. O efetivo era constituído por 12 Lobinhos, representados por crianças de 7 a 10 anos de idade. Lima e esposa foram homenageados pela Câmara Municipal de Presidente Prudente, como fundadores do "Guayporé", que hoje conta com 250 integrantes, entre jovens, Chefes Escoteiros, APAG, Tropa Avestruz, Comissão de Eventos e Pais de Apoio.

O atual Presidente do Grupo Escoteiro "Guayporé", sediado no Parque Ecológico "Cidade da Criança", Jorge Costilho Jorge foi eleito pelo Conselho de Pais do 30º Distrito em 2016. São coordenados dentro desse esquema administrativo nada menos que 9 Grupos de Escoteiros que envolvem|: Presidente Epitácio, Primavera, Santo Anastácio, Álvares Machado, Adamantina, Cândido Mota e Presidente Prudente (3 Grupos). O Escotismo é um movimento educacional de jovens, sem vinculação com partidos políticos. São voluntários que têm a participação de adultos, de todas as origens sociais, raças e crenças.que complementam a formação que cada criança ou jovem, recebem de suas famílias e de suas escolas. O ramo Lobinho foi criado em 1916 e no ano de 2007 foi realizado o "Jamboree Mundial do Centenário " na Inglaterra. No ano 2018 - diz  Marcelo - conquistamos um grande sonho representado pela aquisição de um Ônibus para transporte de nossas crianças e jovens. Graças ao Vice-Presidente da APAG, Sr.José do Carmo. Nossas atividades são desenvolvidas na "Casa do Escoteiro"/Cidade da Criança", onde temos: 02 Alcateias de Lobinhos; Tropas Escoteiras (Tropa Touro e Pum Mista), Tropa Senior e Clã Pioneiros. Realizamos diversas ações em apoio à entidades filantrópicas, desfiles cívicos, campanhas do agasalho, Natal, Meio Ambiente, Trânsito, Natal sem fome e outras - concluiu o Presidente do "Guayporé".

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter:  www.twitter.com/altinocorreia

Nenhum comentário:

Postar um comentário